newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Lâmpadas de Halogénio

8 Fevereiro 2009

Para melhorar a condução nocturna, as marcas de iluminação propõem soluções em halogénio cada vez mais eficazes.

O ditado já o diz: "à noite todos os gatos são pardos". Efectivamente é no escuro da noite que a condução se mostra mais perigosa. E soluções para suprimir esta dificuldade não faltam. Grupos ópticos ou simplesmente lâmpadas de halogénio, xénon ou até os recentes Led's, fazem parte das soluções que os fabricantes de componentes põem há disposição dos automobilista para que possam melhorar a visibilidade.

Pese embora o parque automóvel não seja dos mais antigos da Europa, também já deixou de ser dos mais novos, existindo em circulação muitos automóveis com sistemas de iluminação que podem ser melhorados com uma instalação fácil e com um custo/benefício final muito bom.

A opção halogénio oferece soluções muito variadas e de grande valia. Aqui ficam alguns exemplos: a Philips disponibiliza aquele que é o seu último lançamento neste campo – a lâmpada NightGuide, com um desempenho verdadeiramente revolucionário. Vem juntar-se às "irmãs" Philips Premium e VisionPlus com mais 30% e 50% de luz que as lâmpadas standard.

A Osram, por seu turno, disponibiliza as lâmpadas Cool Blue, Super e Silverstar, com mais 20%, 30% e 50% de luz que as lâmpadas standard; a GE não fica atrás e também oferece soluções para uma melhor visibilidade à noite, casos das GE Nighthawk e GE Megalight Plus LL; a marca Bosch com a Bosch Plus 60, tem a solução para uma noite mais clara; e as Hella Light Power, Lucas Techno-Blue e Amolux Ultra Plus e Plus são também alternativas à lâmpadas standard.

São soluções para utilização nos veículos do dia a dia e que nada têm a ver com as soluções que algumas marcas disponibilizam para o desporto motorizado, proibidas para uso em estrada e além disso devido á sua elevada intensidade podem queimar as ópticas. As alternativas apresentadas em cima são de halogénio, logicamente diferentes das soluções de gás Xénon, estas mais dispendiosas e com uma instalação nem sempre fácil.

Texto: Paulo Esteves | Foto: Osram
 




Halogénio: Alternativa ás lâmpadas de descarga com gás Xénon (imagem)
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais