newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Sensor BOSCH de CO2 Poupa Combustível

16 Abril 2009

Ao aumentar a eficiência do sistema de ar condicionado.

Automóveis que emitem menos CO2 e consomem menos combustível são objectivos primários dos construtores. Para alcançar este objectivo, os engenheiros exploram novos caminhos: O novo Climate Control Sensor, ou CCS, da BOSCH, mede o nível de dióxido de carbono (CO2) no habitáculo. O resultado é um melhor controlo electrónico do sistema de ar condicionado, e uma redução correspondente de energia. Enquanto o ar no compartimento dos passageiros se mantém bom, o sistema consome menos combustível.

O CCS da BOSCH mede constantemente o nível de dióxido de carbono no habitáculo - existindo uma versão que mede também a humidade e a temperatura do ar. Estes dados servem para controlar todos os actuadores do sistema de ar condicionado, e desta forma providenciam uma gestão equilibrada da recirculação do ar.

A quantidade de ar fresco estritamente necessária é alimentada para o habitáculo. Frequentemente o sistema de ar condicionado troca para o modo recirculação de ar, funcionando por isso sem acesso a qualquer incorporação do ar exterior. Com isto a quantidade de energia necessária para arrefecimento é reduzida. Menos energia para o arrefecimento significa uma menor carga do motor de combustão que alimenta o compressor do ar condicionado, levando a um menor consumo de combustível.

Através de testes levados a cabo pela BOSCH, a poupança de combustível com a utilização do CCS e líquido de refrigeração R744 pode chegar aos 20 por cento, dependendo da zona climatérica e velocidade do veículo. Com a aplicação do CCS e um líquido de refrigeração R134a, a poupança chega a 10 por cento quando o sistema está no modo máximo de arrefecimento.

O CCS utiliza um espectroscópio com base em infra vermelhos para medir os níveis de CO2 no ar. Este sistema pode inclusive medir eficazmente as concentrações de CO2 ao minuto e com menos 0.02 por cento por volume. Amostras do sensor encontram-se já disponíveis.

Acerca da Bosch
A Bosch é uma marca alemã do Grupo Bosch, o maior fabricante independente do mundo de componentes automóveis para Primeiro Equipamento e aftermarket, com mais de 280 subsidiárias e mais de 12 mil Bosch Service Centers localizados em mais de 140 países. Produz componentes e sistemas para a indústria automóvel em 146 fábricas, implantadas em 26 países. No total emprega mais de 220 mil pessoas e tem um volume de vendas anual superior a 40 biliões de euros. A Bosch em Portugal é uma filial do Grupo Bosch, empregando perto de quatro mil pessoas.

Texto: Pedro Fontes e Bosch | Foto: Bosch




Bosch Climate Control Sensor (CCS)
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais