newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Sistema Integrado

3 Fevereiro 2007

Sensores na junta da cabeça do motor permitirão monitorizar a temperatura e a combustão na câmara de combustão.

A junta como elemento funcional central entre a cabeça e o bloco do motor terá no futuro não só a função de vedante, como também outras tarefas adicionais de grande importância. Segundo a ElringKlinger, a integração de sensores na junta da cabeça do motor permitirá monitorizar os parâmetros de temperatura e combustão directamente na câmara de combustão.

Em futuras gerações de motores, a gestão do calor de forma optimizada e eficiente, assim como funções de monitorização e controlo do processo de combustão, tornar-se-ão muito importantes. Os sensores necessários para medir a temperatura dos componentes e para monitorizar o processo de combustão terão que ser instalados na proximidade da câmara de combustão.

O fato da junta da cabeça do motor estar tão perto da câmara de combustão faz dele um local ideal por integrar estes sensores. O desenho modular das juntas metálicas em multi-camadas torna possível um sistema integrado que inclui o alojamento de sensores assim como as funções tradicionais de vedação. Isto significa que orifícios adicionais no motor, que podem ser problemáticos na estrutura dos modernos motores, não são necessários.

Além de providenciarem uma monitorização precisa e rápida da temperatura dos componentes, essencial para o sistema de arrefecimento, o Sistema de Detecção Integrado (IDS) da ElringKlinger torna possível a detecção de uma eventual má ignição, assim como a medição da pressão de combustão. Deste modo, a junta de cabeça IDS providencia muito mais que a função de selagem e será uma valiosa contribuição na redução de emissões e protecção do motor.

Acerca da ElringKlinger
A ElringKlinger AG é uma companhia alemã activa em todo o mundo como parceiro de desenvolvimento e fornecedor para a indústria automóvel e mercados de peças de substituição em 140 países. Possui cerca de três mil funcionários em 20 locais que se empenham em providenciar soluções de produto e serviços polivalentes. Para o aftermarket os produtos da companhia são comercializados sob a marca Elring.

Texto: João Fajardo e ElringKlinger | Fotos: ElringKlinger




Metaloflex com Sensores Metaloflex com Sensores
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais