newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Campanha bombas de água Blue Print

29 Setembro 2009

O rigor do Verão tem o apoio das bombas Blue Print.

A Blue Print, especialista em componentes para veículos asiáticos e norte americanos, lançou uma campanha bombas de água numa altura em que a estas peças é exigido o máximo pelas temperaturas superiores que caracterizam a estação.

Em aceleração máxima, 36% do calor gerado pelo funcionamento do motor sai pelo escape, 7% é perdido em atritos internos e no aquecimento do óleo de lubrificação e 33% dissipa-se no sistema de arrefecimento do veículo. Assim, resta menos de um quarto de calor que é aproveitado como energia e transformada em trabalho útil!

De entre as várias partes que constituem o sistema de arrefecimento, a Bomba de Água é responsável por fazer chegar ao motor o líquido de refrigeração arrefecido, e por fazer chegar ao radiador, aquando da abertura do termóstato, o líquido quente. Porém o acto do arrefecimento só se dá devido ao trabalho da ventoinha, cujo movimento de rotação provoca uma movimentação do ar arrefecendo o líquido de refrigeração que está a passar no radiador.

Temos então a Bomba de Água para impelir o líquido de refrigeração e a Ventoinha para o arrefecer, porém existe uma peça fulcral que trabalha entre a Bomba de Água e a Ventoinha. O Viscoso da Bomba de Água que funciona como uma espécie de embraiagem, está entre a Bomba de Água e a Ventoinha, estando estas três peças acopladas. Esta peça tem um dispositivo termostático que quando determinada temperatura é atingida faz com que o Viscoso embraie e passe de um movimento de rotação livre para um movimento de rotação condicionado pela velocidade da bomba de água, que lhe está acoplada por um dos lados. Consequentemente a ventoinha, montada no lado oposto ao da bomba, vai girar à mesma velocidade. O viscoso garante que a ventoinha vai girar apenas o necessário para não permitir o sobreaquecimento do motor.

Até agora a Blue Print não comercializava Viscosos da Bomba de Água, porém os pedidos deste componente têm vindo a crescer, e a Blue Print decidiu começar a pesquisa e catalogação de uma nova gama de produtos. Hoje, Bombas de Água e Viscosos são vendidos em conjunto ou em separado, consoante o modelo do veículo.

Clique na imagem em baixo para ampliá-la



Blue Print - Bombas de Água + Viscosos
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais