newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Sensor de Esforços SNR

3 Agosto 2008

A Divisão SNR Mechatronics do Grupo SNR desenvolve rolamento de roda com sensor de esforços: o SNR ASB 3.

A Divisão SNR Mechatronics do Grupo SNR trabalha afincadamente para estender a tecnologia ASB a outras aplicações automóveis, focando a sua atenção no desenvolvimento do sensor de esforço SNR ASB 3.

Com o fim de melhorar a segurança do automóvel, os fabricantes pretendem medir em tempo real os esforços de contacto pneumático/solo, sendo que o rolamento de roda constitui uma zona privilegiada para recolher esta inovadora função.

Para alcançar esse objectivo a SNR Mechatronics conduz um projecto I+D de grande envergadura que reúne várias empresas industriais francesas e alemãs, assim como várias escolas de engenharia, com o objectivo de desenvolver um rolamento de roda sensor de esforços (ASB 3), inovação essencial para o sector automóvel e seus actores.

Com efeito, o ASB 3 permitirá desenvolver funções tais como:
- Medição em tempo real da aderência dos pneumáticos, contribuindo para melhorar a estabilidade e reduzir as distâncias de travagem;
- Novas funções de comando da travagem, direcção e suspensão, a fim de melhorar as prestações de “controlo global do chassis” e, por conseguinte, as condições de condução;
- A optimização de pilotagem dos grupos motorpropulsores (GMP) com a perspectiva de reduzir o consumo das emissões (veículos limpos).

Hoje em dia, na indústria automóvel, não existe nenhuma solução de medida do esforço de contacto neumático/solo para produção em série. O carácter estratégico deste projecto é pois evidente. A SNR goza de uma propriedade industrial significativa no que toca à medição de esforços a nível do rolamento de roda. Trata-se de um projecto ambicioso que confirma e perpétua a posição da SNR como líder do rolamento mecatrónico para automóvel.

SNR, criador do rolamento ASB (captador da velocidade da roda)
De lembrar que a SNR foi o primeiro fabricante a introduzir rolamentos de rodas que integram um codificador magnético e um captador activo, denominado ASB (Active Sensor Bearing), inovação chave que actualmente é standard mundial adoptado por todos os construtores de automóveis na Europa e no Japão. Actualmente 8 dos 10 carros mais vendidos na Europa estão equipados com rolamentos ASB como Primeiro Equipamento.

O rolamento de roda ASB está equipado com uma junta de estanquecidade que integra um aro magnético multipolar capaz, em rotação, de accionar um captador activo fixado na proximidade. Este último produz um sinal eléctrico do tipo digital, incluindo a velocidade nula, correspondente à velocidade de rotação da roda. Este sinal é enviado aos calculadores do veículo, que necessitam desta informação para poder gerir o funcionamento de sistemas tais como o ABS, ESP, ajuda de arranque em declives, navegação, etc.

As 3 chaves do sucesso do ASB são:
- O facto de ser uma solução compacta e económica que contribui para dotar os veículos da gama baixa de equipamentos reservados aos veículos da gama alta;
- Possui tecnologia inovadora que oferece um progresso considerável na investigação da segurança e controlo do automóvel. O ASB é um elemento importante do conceito de controlo geral do chassis “global chassis control”;
- O ASB por uma estratégia de desdobramento e sob licença é fabricado pela maioria dos fabricantes de rolamentos.

ASB no aftermarket – um potencial de grande escala
O potencial para o mercado de substituição dos veículos equipados com a tecnologia ASB desde há seis anos é enorme. A forte percentagem de progressão do parque de veículos equipados com rolamentos ASB assim como o preço do produto, permitem já prever um forte aumento de vendas para os retalhistas de rolamentos dotados com esta tecnologia.

Acerca da SNR
A marca francesa SNR engloba no seu portfolio rolamentos e kits de roda, roldanas, tensionadores e kits de correias, kits de batentes e braços de suspensão, rolamentos de caixa e transmissão, topos de embraiagem e kits de travões. A SNR pertencente ao grupo SNR, reconhecido especialista mundial de rolamentos com uma força laboral que ronda quatro mil funcionários. Dois terços da sua produção é destinada ao automóvel e metade da produção destina-se à exportação. Está presente nos cinco continentes, em quase 200 países. Possui cinco fábricas em França e cinco fábricas em países fora de França, nomeadamente Alemanha, Brasil, Itália, Roménia e EUA. As áreas de negócio incluem o ramo automóvel (Equipamento de Origem e aftermarket), o ramo industrial e o ramo aeroespacial.

No mercado Europeu em termos de primeiro equipamento a SNR é líder em rolamentos de roda e ocupa a segunda posição no conjunto de todos os rolamentos. No aftermarket, é líder em França e ocupa a primeira posição em rolamentos de roda na Europa.

Texto: David Cupertino e SNR | Foto: SNR




Rolamento SNR ASB 2 (Active Sensor Bearing)
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais