newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Mudança de lâmpadas aos pares: um desafio rentável para a oficina e para o automobilista

8 Maio 2017

Pneumáticos, travões, amortecedores... quando falamos de segurança no automóvel pensamos sempre na substituição de componentes aos pares, salvo quando se trata do sistema de iluminação.

Um dos princípios básicos para o automobilista que recorre à oficina é restabelecer a segurança do seu automóvel e, geralmente as lâmpadas passam despercebidas. Os automobilistas não têm em conta um hábito aconselhável: mudar as lâmpadas de dois em dois, como o especialista em iluminação Philips através da sua campanha “Change in Pairs” recomenda.

Este hábito revela a ausência de informação sobre a importância que tem esta ação em termos de segurança. Por isso, o profissional da oficina tem um papel importante no momento da transmissão ao seu cliente sobre a importância que tem para a segurança rodoviária um gesto tão simples como a substituição das lâmpadas aos pares. Um trabalho amplamente positivo para a qualidade da condução, por ter garantido um sistema ideal de iluminação que ajudará a ver e ser visto na estrada, e também em termos de negócios da oficina, por ter aumentado a sua faturação e a confiança do cliente. Por tudo isso, o instalador desempenha um papel-chave não só na eleição de algumas lâmpadas de qualidade e adaptadas à sua função, mas também no momento da sua substituição que se faz aos pares.

O reparador, um parceiro de confiança

Como a maioria dos acidentes de trânsito se realiza à noite ou com o mau tempo, a iluminação do veículo é essencial para a segurança de todos os usuários da estrada. Sobretudo quando os dias são mais curtos e as condições climatéricas são mais desfavoráveis, mas não só. As deficiências no sistema de iluminação contribuem para alterar a percepção visual do condutor: atenua os contrastes, reduz o campo de visão e altera a avaliação da distância de segurança, entre outros factores.

Transmitir mensagens de segurança ao automobilista

O profissional da oficina é o melhor conselheiro para o automobilista. É o principal prescritor para o condutor na hora de antecipar o final da vida das lâmpadas e, portanto, o melhor conselheiro na hora de recomendar a mudança aos pares das lâmpadas.

No final da sua vida útil, as lâmpadas perdem intensidade, criando uma iluminação deficiente da via, por exemplo, menor visibilidade dos sinais rodoviários.
Do mesmo modo, quando as lâmpadas estão a chegar ao momento de serem substituídas estas deterioram-se com maior rapidez e se só se substitui uma unidade é mais que provável que a outra deixe de funcionar mais cedo ou mais tarde.

Por isso, substituir ao mesmo tempo as lâmpadas aos pares por unidades novas melhorará a visibilidade do condutor graças a uma luz mais brilhante e uniforme que iluminará mais longe e sem deslumbrar o resto dos condutores.

Melhoria de eficiência da oficina

Para fazer a mudança de lâmpadas é mais vantajoso fazer aos pares tanto para o profissional como para o cliente. A substituição aos pares optimiza a produtividade da oficina e o condutor poupa tempo e trabalho por não ter de retornar para mudar a unidade não substituída.



philips
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais