newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Aditivos > Galp


ACERCA DA GALP
 

A Galp é uma marca da Petrogal (com actividade na produção e exploração de petróleo e na refinação e comercialização de produtos petrolíferos), que é detida em 100% pela Galp Energia, uma holding constituída em Abril de 1999, que possui, também, 100% da GDP - Gás de Portugal (que se dedica à importação e transmissão de gás natural, através da Transgás, e à distribuição de gás natural através de seis distribuidoras regionais).

A Petróleos de Portugal, EP – Petrogal, foi criada em 1976, na sequência da nacionalização ocorrida em 1975 e subsequente fusão de quatro companhias petrolíferas: Sonap, Sacor, Cidla e Petrosul. A constituição da Sonap, uma empresa de capital misto, ocorreu em 1933. Desenvolvia actividade comercial e de distribuição no mercado nacional, e ainda em algumas ex-colónias. O ano de 1938, marcou a constituição da Sacor, empresa petrolífera de capital misto. Em 1972, dá-se a constituição da Petrosul, empresa de capital misto (grupo Sonap e grupo Mello), que tinha por missão desenvolver a actividade refinadora. Neste sentido, foi-lhe adjudicada a terceira e maior refinaria a construir em Portugal: a refinaria do Complexo Industrial de Sines. A conclusão da construção da Refinaria de Sines e início de laboração deu-se em 1978.

Em Maio de 1989, a Petrogal transforma-se em sociedade anónima, mantendo-se, contudo, o Estado Português como detentor da totalidade do capital. No ano de 1992, dá-se início à reprivatização desta empresa, ficando o Estado detentor de 75 por cento do capital, e os restantes 25 por cento na posse do consórcio privado Petrocontrol. Em 1995, foi alterada a distribuição do capital da Petrogal, ficando o Estado português com 55 por cento e os accionistas privados com 45 por cento. Por fim, em 1999, dá-se a constituição do Grupo Galp - Petróleos e Gás de Portugal, SGPS, S.A., holding que detém 100% da Petrogal e 100% da GDP.

Textos: João Lima e Galp


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais