newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Aditivos > STP


Destaque I
STP Complete Fuel System Cleaner
 

Aditivo para gasolina. Tratamento completo do sistema de alimentação dos motores a gasolina. É composto por detergentes poderosos que se adicionam ao combustível e que eliminam os depósitos do sistema de alimentação (carburação ou injecção) e combustão. O motor retoma, assim, as suas performances de origem. Este produto pode ser utilizado de forma curativa, mas também, de maneira preventiva. Neste caso, um acrescento todos os 10 mil a 15 mil km mantém o sistema de alimentação e combustão em perfeito estado.

Destaque II
STP Diesel Fuel Treatment & Injector Cleaner
 

Aditivo para Diesel. Para usar em cada enchimento para proteger os motores Diesel de depósitos, corrosão e ferrugem. Os injectores dos motores Diesel têm a tendência de se obstruir devido aos depósitos e à corrosão. Nesta situação, nota-se uma clara perda de potência na aceleração. Esta limpeza permite dissolver todos os depósitos e os injectores retomam um funcionamento ideal.

Destaque III
STP Super Concentrated Fuel Injector Cleaner
 

Aditivo para gasolina. Limpador de injectores de motores a gasolina, super concentrado. Formulado para dissolver os depósitos de gasolina que podem sujar e obstruir os injectores, este limpador permite retomar a potência de origem do motor, em particular nas acelerações. O orifício de um injector não é muito maior que a espessura de um cabelo e a presença da menor impureza modifica a mistura ar/gasolina, reflectindo-se num rendimento menos performante do motor. É um tratamento curativo, sendo que uma só dose é suficiente para limpar a totalidade dos circuitos. Recomenda-se a aplicação cada vez que se procede à mudança do óleo.

Destaque IV
STP Oil Treatment
 

Tratamento do Óleo. Este tratamento aumenta a viscosidade do óleo a altas temperaturas, diminui o consumo de óleo, diminui a emissão de gases poluentes, reduz o desgaste das peças mecânicas, evita a acumulação de depósitos e retoma o equilíbrio dos compressores. O tratamento recomendado é a cada mudança de óleo.

ACERCA DA STP
 

A STP é uma reputada marca norte americana que disponibiliza uma gama completa de aditivos de utilização fácil e rápida, para tratamento preventivo (manutenção das performances do motor) e tratamento curativo (para resolução de problemas (limpeza, redução de emissões, etc.), assim como fluidos para direcção e travão.

Desenvolvida nos anos 50, a marca STP impôs-se rapidamente como uma marca de eleição, tornando-se líder mundial no mercado de aditivos destinados ao melhoramento das performances dos veículos. Em Janeiro de 1999, a STP tornou-se numa marca do Grupo americano Clorox - um grupo de dimensão mundial com um montante de negócios de 3,9 biliões de dólares, agrupando 35 marcas nos Estados Unidos e 45 marcas em 120 países.

A história da STP começou em Outubro de 1954, quando três homens de negócio com uns meros três mil dólares de capital inicial, introduziram o primeiro produto STP em St. Joseph, Mo. O Scientifically Treated Petroleum (Petróleo Tratado Cientificamente), mais conhecido por STP, começou com um produto - STP Oil Treatment (Tratamento para Óleo) - que ajudava o óleo de motor dos carros a resistir à falta de consistência com as altas temperaturas e pressões.

O grupo, composto por Charles Dwight (Doc) Liggett, Jim Hill e Robert DeHart, empacotavam os produtos STP numa garagem de fundo durante a noite e vendiam-nos directamente das bagageiras dos seus carros durante as suas viagens de negócio e lazer. O crescimento inicial da companhia - atribuído a uma forte publicidade boca a boca, e à associação da marca às corridas de carros – permitiu à STP introduzir o primeiro tratamento de combustível em 1960.

Em 1961, a STP foi comprada pela Studebaker Packard Corporation. Andy Granatelli, foi nomeado presidente em 1963 e começou a aumentar os esforços de marketing da marca através das corridas de carros e barcos. A primeira grande vitória da marca foi na mítica Indianapolis 500 em 1969, com Mario Andretti ao volante. Andretti foi campeão nacional nesse ano. A distribuição dos produtos STP sofreu um forte crescimento e por altura de 1963, a STP estava disponível em mais de 200 mil estações de serviço nos Estados Unidos. No início de 1969, a STP tornou-se numa sociedade anónima e as acções passaram a estar cotadas na bolsa de valores americana sob o símbolo STP.

Em 1973, os produtos STP eram vendidos nos Estados Unidos, Canada, México e quase 100 países em todo o mundo. Em 1978, a STP Corporation, foi adquirida pela Esmark, Inc., companhia com sede em Chicago. No início dos anos 80, a STP explorou vigorosamente as possibilidades de diversificação e empenhou-se adicionalmente nos seus programas de pesquisa e desenvolvimento. Leo J. LeClair, foi nomeado Presidente e transferiu a sede mundial da companhia para Boca Raton, Fla.

A Beatrice Companies adquiriu a Esmark, Inc. em 1984, e um ano mais tarde a Union Carbide adquiriu a STP. Em 1969, a Divisão Automóvel da Union Carbide tornou-se First Brands Inc. Nos anos 90, a marca tinha uma presença em praticamente todos os países do mundo por intermédia de uma mistura de distribuidores e subsidiárias internacionais. Em Janeiro de 1999, a The Clorox Company, completou a aquisição da First Brands Corporation.

Textos: João Lima e STP | Fotos: STP


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais