newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Travagem


Destaque I
Ate FB 30
 

O Ate FB 30 é um equipamento de purga de líquido de travões, com regulação electrónica da pressão simples através de um botão de regulação situado no painel frontal do equipamento, em posição ergonómica. O manómetro para controlo da pressão encontra-se também no painel e pode ser lido facilmente de múltiplas posições. O novo Ate FB 30 tem 4 afinações de pressão: atmosférica, 0,4 bar, 1,0 bar e 2,2 bar. Isso significa que pode ser usado para limpeza, enchimento e sangramento de sistemas de travagem e embraiagem de todos os modelos populares, incluindo aqueles com ABS, EDS, ESC e SBS. O teste de fugas de baixa pressão de um sistema de travão ou embraiagem pode facilmente ser realizado.

É necessária somente uma pessoa para operar o Ate FB 30. Os elementos de controlo arrumados de forma clara tornam este equipamento muito fácil de operar. O nível de líquido de travões na embalagem é controlado por bóia flutuadora que quando atinge um mínimo estipulado faz com que a bomba seja automaticamente desligada, ao mesmo tempo que emite um sinal sonoro para alertar o operador para a necessidade de mudança da embalagem do líquido de travões. Este processo evita a entrada de ar no sistema de travões. As suas rodas e pega permitem uma fácil movimentação na oficina. Suportes práticos estão disponíveis na unidade para colocação do tubo de enchimento, cabo de alimentação e adaptadores de purga. Está também disponível um tabuleiro prático de armazenamento.

Naturalmente, todos os materiais usados no FB 30 são totalmente resistentes ao líquido de travões. O bidão do líquido de travão é utilizável directamente como "sistema de cartucho", evitando o processo de enchimento de um outro recipiente, o que permite poupar tempo. Adaptável a diferentes formas e tamanhos de bidão de 5 a 30 litros.

Destaque II
Ate BFCS 300
 

O Ate BFCS 300 é um equipamento de controlo do ponto de ebulição do líquido de travões. O líquido de travões é higroscópico, o que significa que absorve água ao longo do tempo, levando à descida do seu ponto de ebulição (formação de bolhas de vapor). Por este motivo, deve-se comprovar o líquido de travões regularmente e substitui-lo se necessário. O Ate BFCS 300 permite uma rápida medição, com precisão de laboratório, do ponto de ebulição de todos os líquidos de travão à base de glicol (DOT 3, DOT 4, DOT 5.1).

O teste é realizado recolhendo uma amostra (10 ml) com um copo de ensaio descartável, e levando-a ao ponto de ebulição (método de ebulição por emersão) no equipamento Ate BFCS 300. O processo de medição dura somente 20 segundos e o valor medido é mostrado no mostrador digital. Deste modo, já não é necessário trocar o fluido de travões meramente por suspeição. O número de medições realizadas pode ser determinado através do contador integrado de curta e longa duração. O Ate BFCS 300 é extremamente fácil de usar e adequado para fluidos de travão com pontos de ebulição até 300 ºC.

Dados Técnicos

Precisão a 150-200 °C +/-4 a +/- 6 °C
Precisão a 200-280 °C +/- 7 a +/- 9,5 °C
Precisão a 280-300 °C +/- 10 a +/- 15 °C
Tempo de medição 15 a 35 segundos
Consumo de energia Durante a medição: 170 VA
  Em standby: 33 VA
Dimensões (AxLxP) 180x225x225 mm
Peso 5,4 kg

Destaque III
Ate SBS
 

O Ate SBS é um pequeno aparelho que permite a substituição de forma segura e simples das pastilhas e discos de travão nos modelos Classe E W211 e R230 (SL) da Mercedes Benz, desempenhando a mesma função do Star Diagnosis System da Mercedes. A não utilização de qualquer destes equipamentos pode provocar uma grave lesão no profissional, e o sistema de travagem pode ficar inoperacional. Tudo isto se deve ao facto do sistema de travagem electro-hidráulico SBC (Sensotronic Brake Control) dos referidos modelos da Mercedes estar sob pressão elevada (140
bar).

A utilização do Ate SBS é seguro, rápido e simples. Basta ligar o aparelho à ficha de diagnóstico OBD do veículo, e antes de iniciar a reparação premir o botão vermelho do aparelho para baixar a pressão do SBC. A desactivação demora cerca de 1 minuto. Depois de efectuada a reparação, basta pressionar o botão verde para reactivar o SBC, recuperando-se, assim, a pressão no sistema. A memória de avarias apagar-se-á automaticamente. A activação demora cerca de 2 minutos.

Destaque IV
Ate Medidor Digital para Discos de Travão
 

O estado de desgaste dos discos de travão deve comprovar-se em cada inspecção ou em cada revisão dos discos. Para isso é imprescindível dispor de um instrumento de medição adequado para se ficar a saber a espessura do disco de travão. O medidor digital ATE para discos de travão permite realizar este trabalho de forma muito mais cómoda, fácil e rápida que os aparelhos de medição clássicos. Depois de colocar o pé de medição no disco de travão é mostrado num pequeno visor o resultado da medição. Basta pressionar durante uns instantes a tecla “Hold” para armazenar o valor de medição calculado. Assim, no caso de más condições de luz e espaço, também se pode ler comodamente num local mais confortável.

Dado que a leitura do mostrador não requer conhecimentos específicos, o resultado pode utilizar-se como argumento plausível para aconselhar os clientes sobre uma possível troca de discos de travão. Isto aumenta a credibilidade da oficina e a confiança dos clientes. Este prático instrumento é fornecido dentro de uma resistente caixa de plástico. Também inclui bateria de substituição e manual de instruções.

Destaque V
Ate EST
 

A Continental Automotive Systems, com o ATE EST, colocou no mercado um novo produto que permite o trabalho em sistemas electrónicos de travagem de forma segura, sem problemas e sem necessidade de aparelhos dispendiosos de diagnóstico.

Trata-se de um pequeno e manejável aparelho que entra em contacto com a unidade de controlo através da porta OBD e que dirige os passos necessários para uma troca de pastilhas ou qualquer outro trabalho de reparação que se tenha de realizar.

O ATE EST é de uso universal. De acordo com a versão e sistema de travão, carrega-se com o módulo de software correspondente. Este processo necessita apenas de alguns passos com um computador pessoal equipado com porta USB.

ACERCA DA ATE
 

A Ate é uma marca alemã da Continental Teves – companhia integrada na Continental AG – especialista em travões e fornecedora de Equipamento de Origem e componentes para o mercado de substituição, nomeadamente pastilhas, discos, maxilas, tambores, líquido de travões, cilindros de roda, cilindros principais, cilindros de embraiagem, pinças de travão, tubos de travão, cabos de travão, reguladores de travão, sensores ABS e kits de reparação. Além dos produtos atrás referidos, a Ate também disponibiliza equipamentos e ferramentas para oficinas.

A Continental Teves emprega cerca de 11 mil pessoas, possui 22 fábricas de ponta na Europa, América do Sul e EUA, e dois centros de desenvolvimento em Frankfurt e Detroit. As pistas próprias de teste na Suécia e Michigan proporcionam uma base perfeita para um desenvolvimento efectivo dos produtos.

Por seu turno, a Continental AG, com mais de 125 anos de existência, realiza 75% dos seus resultados através da venda de pneus, enquanto os restantes 25% são contributo dos produtos industriais dos restantes negócios do Grupo. Hoje, cerca de 62 mil pessoas trabalham para a Continental AG, 60% das quais em fábricas fora da Alemanha, em cerca de 30 países em todo o mundo.

Alfred Teves fundou a Ate (ATE= Alfred TEves) em 1906, sendo na altura um distribuidor autorizado que se tornou num fabricante de máquinas, frigoríficos, travões e outros componentes de veículos. Em 1926, o Adler Standard, torna-se o primeiro automóvel no continente europeu a ser equipado com um sistema de travagem hidráulico (Ate Lockheed brakes). 1954 ficou marcado pela primeira aplicação do servofreio Ate no Mercedes Benz "Silver Arrow" - o primeiro servofreio hidráulico usado num carro desportivo.

Entre 1958 e 1961, a Ate desenvolve o sistema de gestão da estabilidade (patente Ate) para maior estabilidade da direcção durante a travagem, e começa a produção industrial em série dos discos de travão Ate na Alemanha. 1967 ficou marcado pelo início de funcionamento do protótipo de um ABS integrado, e pela aquisição da Alfred Teves GmbH, por parte da americana ITT Corporation.

A primeira geração de um sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) controlado electronicamente, foi apresentado no International Autoshow (IAA) em 1969. Em 1993, dá-se a fusão da Alfred Teves GmbH, SWF Autoelectric GmbH, DeKoning GmbH (Koni) e ITT Bergneustadt, formando-se a ITT Automotive Europe GmbH.

No Outono de 1998, a Continental AG adquiriu as operações de Travagem & Chassis da companhia ITT (a formalmente Alfred Teves GmbH, Frankfurt), produtora dos sistemas de travagem Ate, tornando-se numa empresa global de desenvolvimento, apta a produzir sistemas de travagem e componentes electrónicos de controlo.

A “nova” Continental Teves AG & Co. oHG, e a marca Ate, beneficiam da integração no vasto grupo que constitui a Continental AG, o que permite tirar partido das sinergias que possibilitam a elaboração de produtos mais eficientes e seguros, fornecidos para Equipamento de Origem e mercado de substituição. 

Textos: Paulo Esteves e Ate | Fotos: Ate


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais