newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Categoria
Equipamentos

Marca
Cemb

Tipos de Equipamento

Acerca da Cemb

A Cemb é uma marca de nacionalidade italiana, pertencente à companhia Cemb S.p.A., com sede em Mandello del Lario (a fábrica localiza-se muito perto da sede), Itália. Graças à sua política de qualidade, a Cemb S.p.A. é uma referência incontornável na área dos equipamentos industriais e oficinais, exportando cerca de 2/3 da sua facturação para países em todo o mundo.

A Cemb S.p.A. está especializada na produção de máquinas de equilibrar horizontais e verticais para aplicações industriais; Equipamento portátil de medição, análise e equilíbrio para utilização na assistência técnica; Instrumentos especiais para monitorizar e controlar maquinaria; Equipamentos para oficinas: máquinas de equilibrar rodas, máquinas de montar/desmontar pneus, alinhadores de direcção e linhas de diagnóstico para ensaio de travões e sistemas de suspensão.

A Cemb S.p.A. nasceu em 1957, graças à iniciativa de Luigi Buzzi, o mentor da companhia, que cedo mostrou sinais e características que lhe permitiram alcançar um papel predominante na produção de máquinas de equilíbrio, com capacidade de satisfazer as necessidades dos clientes e do mercado. Cerca de uma década antes da abertura da Cemb, em 1946, já Luigi Buzzi tinha desenhado a primeira máquina de equilíbrio, com uma solução revolucionária, coberta por patente. De 1946 a 1949, ele construiu máquinas de equilíbrio de ressonância mecânica, seguidas das do tipo estroboscópicas distinguidas pela sua sensibilidade e robustez.

Em 1952, iniciou a produção de máquinas de equilíbrio de rolamentos para rodas de automóveis, e em 1954, construiu a primeira máquina de equilíbrio equipada com um sistema electrodinâmico “wattmetric”, ainda hoje considerado um dos sistemas de maior confiança. No ano de 1957, Luigi Buzzi funda a Cemb, na altura a primeira fábrica de máquinas de equilíbrio em Itália e a sexta no mundo.

Em 1960, encorajou o estabelecimento de um novo departamento de pesquisa e desenvolvimento no campo da electrónica: o resultado imediato foi a aplicação de novas tecnologias aos sistemas tradicionais, assim como nos instrumentos de monitorização e supervisão de grandes fábricas.

Em 1977, Carlo Buzzi, graduado em engenharia na Universidade de Milão, integrou a companhia criada pelo pai, numa época de grande revolução dos computadores, destinados a mudar radicalmente a antiga produção e os processos de controlo. Em conjunto com o seu pai na gestão da companhia, Carlo Buzzi deu um empurrão considerável a novas concepções com base nas mais recentes tecnologias digitais. Aplicações por microprocessador foram concebidas para controlo automático das máquinas de equilíbrio. Inovações que continuam a caracterizar os equipamentos Cemb produzidos actualmente, e que merecem a confiança dos profissionais em todo o mundo. 

Textos: Pedro Fontes e Cemb | Fotos: Cemb


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais