newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Categoria
Equipamentos

Marca
Facom

Tipos de Equipamento

Acerca da Facom

A Facom é uma das mais importantes marcas do mundo, especializada em ferramentas e equipamentos para os sectores automóvel, aviação, engenharia eléctrica, electrónica, naval e industrial, disponibilizando um amplo portfolio de alternativas. Os produtos da marca Facom são distribuídos em mais de 100 países, através de 5500 distribuidores em todo o mundo.

As ferramentas Facom são produzidas pela Facom Tools (propriedade da norte americana Stanley Works, desde de 1 Janeiro de 2006), fabricante de origem francesa, líder em ferramentas de mão e ferramentas mecânicas, e que desenha, fabrica e comercializa a maioria das suas ferramentas para utilizadores profissionais. A companhia é líder em França, Itália e Benelux, através de uma estratégia forte de inovação, graças aos seus 12 centros de pesquisa e desenvolvimento.

A FACOM (Franco-Américaine d’Outillage à Main - Ferramentas de Mão Franco-Americanas) nasceu em Maio de 1918, pela iniciativa do jovem engenheiro Louis Mosès que com a ajuda de alguns colaboradores abriu uma loja no centro de Paris, que fazia pequenas ferramentas. A primeira ferramenta criada foi o modelo de chave de aperto 101, destinada aos caminhos-de-ferro. A Facom empregava na altura 10 pessoas.

Em 1967, dá-se a criação do local industrial de Ezy-sur-Eure, e em 1974, instala a actividade de equipamentos oficinais no mesmo local. Em 1990, a marca estabelece quatro linhas principais de produto no campo dos equipamentos oficinais: (des)monta pneus, alinhadores de rodas, equilibradores de rodas e equipamentos anti-poluição.

Em 1999, o Grupo Facom, torna-se uma subsidiária do Grupo francês Fimalac. Em 2000/2001, a Facom criou duas grandes divisões para dissociar as ferramentas de mão dos equipamentos oficinais: Facom Tools e Facom Automotive Equipment. A Facom Tools passa a pertencer ao gigante norte americano Stanley Works, em 1 Janeiro de 2006. 

Textos: Pedro Fontes e Facom | Fotos: Facom


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais