newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Categoria
Equipamentos

Marca
Hofmann

Tipos de Equipamento

Acerca da Hofmann

A Hofmann é uma marca de equipamentos de origem germânica, parte do Grupo Snap-On desde 1997. A Hofmann Werkstatt-Technik, fundada em 1931, possui quatro subsidiárias no Reino Unido, Canada, EUA e Japão, e cerca de 75 importadores em todo o mundo. A gama de equipamentos Hofmann, inclui equilibradores de rodas, (des)monta pneus, alinhadores de direcções, elevadores, teste de travões, dinamómetros de chassis e pistas de teste.

O Grupo norte americano Snap-On, é um dos gigantes no mundo dos equipamentos e ferramentas oficinais, integrando reputadas marcas e marcando a sua presença nos quatro cantos do mundo, com produtos de alta qualidade e eficácia. Fundada em 1919, a Snap-On, com sede em Kenosha, Wisconsin, EUA, emprega aproximadamente 14 mil funcionários em todo o mundo.

A Snap-On Incorporated é um produtor global de ferramentas e equipamentos para profissionais. As linhas de produto incluem ferramentas de mão, ferramentas de potência, equipamentos para oficinas, produtos para armazenamento de ferramentas, software para diagnóstico automóvel, e outras soluções para o serviço de transporte, industrial, governamental, educacional, agrícola e outras aplicações comerciais, incluindo a construção e electricidade.

A companhia Gebrüder Hofmann OHG foi fundada em 1931 por Roman Hofmann, em Darmstadt, Alemanha, lançando as primeiras equilibradoras para aplicações industriais em 1934. Mas foi só em 1949 que o primeiro equilibrador mecânico foi desenvolvido para oficinas, sendo que em 1953 máquinas de equilibrar com medição eléctrica foram postas no mercado. Os equilibradores para aplicação directa nas rodas dos veículos, denominados equilibradores de acabamento, são lançados em 1959. No ano seguinte é a vez de testes de tavões verem a luz do dia, e em 1963 (des)monta pneus são adicionados à linha de produtos Hofmann.

A série de equilibradores geodyna é lançada no mercado (o nome consiste de “geo” para dados geométricos da roda e “dyna” para medição dinâmica em dois planos. A captação de dados geométricos da roda é patente da Hofmann em todo o mundo para equilibradores de roda. Só mais tarde, em 1980, os alinhadores de direcção são adicionados à gama Hofmann de equipamentos para oficinas. O ano de 1984 assinala mais um marco para a Hofmann: o geodyna 45p é o primeiro equilibrador de rodas com dispositivo pneumático de prendimento da roda. A patente do modo de optimização em equilibradores é lançada em 1987 com o modelo geodyna 88 (este modo permite a optimização da posição do pneu relativamente à jante).

O braço de medição geodata é mais uma patente da Hofmann, introduzido em 1992 – permite a medição rápida e precisa da jante e colocação do peso. Em 1997 a Hofmann torna-se parte do Grupo Snap-On, a maior companhia do mundo de ferramentas e equipamentos. Mais uma patente é introduzida em 1998: a técnica VPM (Virtual Plane Measurement) que permite resultados de equilíbrio precisos ao mesmo tempo que é insensível às condições ambientais. Por fim, o ano de 2006 assinala a passagem do 75.º aniversário da Hofmann. 

Textos: João Lima e Hofmann | Fotos: Hofmann


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais