newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Secagem Infravermelhos


Destaque
IRT-300, IRT-400 e IRT-400 XLNC
 

Os modelos IRT-300, IRT-400 e IRT-400 XLNC, pertencem a uma nova geração de secadores móveis de pintura por raios infravermelhos. Permitem superfícies de secagem maiores e um processo mais rápido, com menor consumo de energia e maior segurança.

Todos estes secadores proporcionam tempos de secagem extremamente curtos. São leves e cómodos e têm um grande alcance. Existem com um ou dois módulos e em três variantes de tensão. Todos os modelos estão altamente equipados com reflectores recobertos com ouro, OCF (Optimal Curing Function), tempos de secagem programados, controle por computador, etc. O IRT-400 tem mais potência. A potência maior permite superfícies de secagem maiores, com temperatura mais alta e tempos menores. O IRT-400 XLNC está equipado com medidor automático de distância e controle de temperatura. Podem-se, também, criar programas próprios de secagem.

Com estes secadores de pintura, os materiais mais comuns endurecem completamente em poucos minutos, ficando aptos para serem lixados. Oferecem a capacidade de secagem de grandes superfícies – pode-se secar todo o teto de um carro médio de uma só vez, assim como duas portas, ou uma porta e um pára lamas. A isto se junta uma uniformidade da temperatura insuperável.

As lâmpadas de luz infravermelha de ondas curtas, transmitem o calor com mais efectividade que os outros tipos de lâmpadas. Fazem com que o calor penetre e aqueça de dentro para fora. Tem efeito desde o instante em que o secador começa a funcionar. Os reflectores estão cobertos com uma fina camada de ouro que reflecte 98% da energia. Não somente no primeiro instante, mas ano após ano. Nos modelos mais avançados a temperatura é medida continuamente e a regulação da potência é automática.

Os reflectores estão fixos em módulos reguláveis, formando padrões optimizados por computador. Este princípio é insuperável! Uma tela fina protege as lâmpadas de golpes e o contacto de pessoas com as lâmpadas. Os movimentos do braço suporte são equilibrados por um amortecedor pneumático a gás. Os módulos de secagem podem ser ajustados facilmente com uma só mão. Os módulos têm um ventilador embutido que refrigera as lâmpadas, prolongando a sua vida útil, ao mesmo tempo que as mantém livres de névoa de tinta e pó.

O robusto manipulador facilita o transporte do secador. Também pode ser utilizado para suportar (enrolar) o cabo. O medidor de distância incorporado, facilita o ajuste da distância correcta do secador em relação ao painel a secar. No centro do manipulador, encontra-se o comando electrónico e a unidade de alimentação de potência. A nova tecnologia de computadores permite muitas funções avançadas, entre as quais a interacção com o display no idioma escolhido e a possibilidade de fazer programas próprios.

Incorporam também a função OCF (Optimal Curing Function – Função de Cura Optimizada), uma técnica exclusive que graças às pulsações da energia faz penetrar o calor na pintura, traduzindo-se num consumo de energia menor e numa secagem mais efectiva. Graças a uma base grande e a uma coluna inclinada, foi possível distribuir o peso uniformemente. Isto resulta em secadores firmes e fáceis de manobrar, bem equilibrados em todas as posições, inclusive com os módulos completamente estendidos. As rodas são grandes e com uma superfície de rodagem em borracha. É fácil transpor mangueiras, cabos e grades.

ACERCA DA IRT SYSTEM
 

A IRT System é uma marca sueca pertencente à companhia Hedson Technologies AB. Foi até ao primeiro dia de Maio de 2000, uma marca da Infrarödteknik AB, companhia que se fundiu em Maio de 1999 com a Drester AB, resultando no surgimento da denominação comum Hedson Technologies AB, no dia 1 de Maio de 2000.

Com a fusão, as marcas das linhas de produtos das duas companhias, bem estabelecidas e reconhecidas mundialmente – IRT System e Drester – foram preservadas e desenvolvidas. A introdução de um nome comum às companhias produtoras – Hedson Technologies AB – teve como objectivo fomentar as marcas IRT System e Drester, através das sinergias alcançadas.

A Infrarödteknik AB (IRT System) foi fundada em 1967, por Hans-Eric Nilsson, um inventor talentoso e empresário. Uma das ideias base por detrás da companhia, foi um novo conceito de reflector com base na lei física que diz que o ouro tem a mais elevada reflectividade de todos os materiais para o calor por ondas curtas de infravermelhos. Foi então criada uma grande variedade de módulos de aquecimento por infravermelhos. 

Textos: David Cupertino e IRT System | Foto: IRT System


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais