newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Categoria
Equipamentos

Marca
Tip Top

Tipos de Equipamento

Acerca da Tip Top

A Tip Top é uma marca alemã da companhia StahlGruber Otto Gruber GmbH & Co., o principal fabricante mundial de material de reparação e vulcanização para pneus. Possui duas unidades de produção, seis unidades de processamento, 12 subsidiárias em todo o mundo, agências em mais de 140 países, cerca de quatro mil funcionários, assim como um programa com mais de 140 mil itens.

A sua gama de produtos é amplamente reconhecida como uma das mais variadas e completas no sector da assistência a pneus, integrando desde remendos para reparação de furos em pneus de bicicleta até aos gigantescos manchões para reparação de pneus de engenharia, passando por válvulas, contrapesos de equilibragem, equipamentos para serviço de reparação móvel, borrachas e químicos, manómetros, máquinas de vulcanizar, máquinas de aderizar, etc. O programa Tip Top “Tudo para pneus e rodas” é actualmente vendido em todo o mundo.

A Tip Top tem a sua origem em 1923, quando os irmãos Otto e Willy Gruber fundaram a sua própria companhia denominada Otto Gruber & Co.. No início, esta companhia vendia parafusos e pequenas peças em metal, mas em breve começou a distribuir compressores e plataformas de elevação. O nome da companhia StahlGruber foi criado mais tarde, nos anos 20. Na altura, o ferro foi sendo gradualmente substituído por um material mais moderno, o aço, e parafusos em aço foram integrados no programa de entrega dos irmãos Gruber. Esta é a razão porque as pessoas costumavam denominar a companhia de StahlGruber. A companhia adoptou esse nome e manteve-o.

No início, remendos para câmaras-de-ar eram retirados de câmaras-de-ar velhas de bicicletas e carros de passageiros, e depois revestidos com uma solução de borracha. Já nessa altura, esses remendos para câmaras-de-ar eram vendidos sob a marca Tip Top. As bordas destas unidades de reparação, eram chanfradas manualmente. Um avanço foi conseguido logo a seguir à guerra: um material de vulcanização a frio foi desenvolvido, o que pela primeira vez permitiu reparações de câmaras-de-ar resistentes ao calor.

Durante o período pós guerra, o negócio ia de vento em popa: em 1954, uma unidade fabril foi construída em Poing (perto de Munique), para complementar a fábrica de Fürstenzell (perto de Passau). Havia uma grande procura e a produção corria a grande velocidade; as primeiras agências foram estabelecidas no estrangeiro. O programa de vendas de peças para carros, acessórios, ferramentas e equipamento para oficinas, ia sendo continuamente alargado. Em 1969, a nova sede em Munique, ficou pronta, ao mesmo tempo que a produção, fornecimento de bens, serviços e as actividades internacionais da companhia, cresciam de forma gradual.

Como os fundadores da companhia não tinham descendentes, um número de funcionários leais e com um longo serviço prestado à companhia, herdaram-na em 1969. Os fundadores Otto e Willy Gruber criaram a fundação StahlGruber por testamento em 1969. Esta fundação tornou-se financeiramente a maior fundação a ser administrada pela capital Munique, e é actualmente uma das 100 maiores fundações de Munique.

Os proveitos da fundação são empregues no treino de novos recrutas na área da vulcanização e comércio automóvel. O programa de “treino sobre reparação de pneus” inclui reparação de câmaras-de-ar e reparação de danos nos flancos, ombros e piso de todos os tipos e tamanhos de pneus. 

Textos: Paulo Esteves e Tip Top | Fotos: Tip Top


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais