newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Iluminação > Hella


Destaque I
Hella Luzes Diurnas LED
 

Com baixo consumo de energia e o mesmo tempo de vida de um veículo. “Porque hei-de conduzir com as luzes acesas quando consigo ver claramente durante o dia?” – Os condutores fazem frequentemente esta pergunta quando falam das luzes diurnas. Mas consegue o seu carro ser claramente visto sem as luzes acesas? O facto é que conduzir com as luzes acesas durante o dia é sempre benéfico em termos de segurança. Previne 58 por cento dos acidentes envolvendo ferimentos graves. Entre outras coisas, esta é a descoberta de um estudo levado a cabo pelo "SWOV Institute for Road Safety Research" alemão em nome da Comissão Europeia. Enquanto é já um requisito em muitos países, uma decisão no que toca ao uso de luzes de dia ainda vai ser tomada na Alemanha. Porque os feixes normais não realizam capazmente a função de sinalização durante o dia, o fabricante e especialista em iluminação automóvel Hella adicionou à sua gama luzes LED de dia para aplicação no pós-venda.

Estas luzes de dia estão disponíveis num desenho circular ou rectangular. No caso da variante redonda três LEDs de alta performance em conjunto com 250 reflectores pequenos por LED, asseguram um efeito optimizado de sinalização. Tal como todas as luzes de dia Hella, as luzes LED de dia foram desenhadas para marcar a presença durante o dia e ligam-se automaticamente quando o motor arranca.

O equilíbrio energético favorece claramente as fontes de luz LED: enquanto que os carros de passageiros precisam de cerca de 150 watts de potência, duas luzes LED de 12 volts em conjunto precisam de somente de 10 watts (versão de 24 volts: 22 watts por par). Por isso em utilização diária durante o dia as luzes não provocam um consumo adicional significativo e têm o mesmo tempo de duração de um veículo, já que o tempo de vida útil de um LED é de aproximadamente 10.000 horas, isto é, trinta vezes mais elevado do que uma lâmpada H7. Em Maio, oficinas automóveis iniciarão uma campanha de luzes diurnas em conjunto com a Hella. Esta campanha visa assegurar mais segurança nas estadas durante o dia. Os condutores podem optar por luzes específicas ou por luzes universais montadas a um preço favorável numa oficina participante.

Destaque II
Hella Lâmpadas
 

Hella Blue Light: Lâmpadas Hella de Xénon, com tonalidade de luz branca azulada, intensas ao longo de toda a sua vida útil.

Hella Light Power: As lâmpadas Hella Light Power (H1, H4, H7) possuem uma intensidade luminosa potenciada para uma maior facilidade de reconhecimento de possíveis perigos e obstáculos. A substituição desta lâmpada é simples e sem os problemas das lâmpadas convencionais. Possui uma cobertura prateada para faróis de vidro transparente.

Hella Long-Life: Para aplicações de uso em condições adversas, por exemplo, maquinaria de engenharia civil e veículos todo-o-terreno. O seu longo serviço deve-se a uma concepção de filamento especial e gás krypton ou xénon.

Hella Heavy Duty: Robustez é alcançada por filamentos mais largos ou mais curtos.

Hella Magic Star: Lâmpadas para piscas, em que quando apagadas não tem a tradicional cor gema de ovo, sendo ideais para faróis com vidro transparente. Proporcionam um duplo rendimento em relação às lâmpadas amarelas tradicionais e possuem um revestimento resistente à luz solar.

Destaque III
Hella DynaBeam
 

O DynaBeam da Hélia é um sistema dinâmico de faróis com luz de curva, agora disponível para montagem no pós-venda nos modelos VW Golf/Jetta V, Opel Astra e Ford Focus – proporciona mais segurança para viagens nocturnas com curvas. Com o DynaBeam os trajectos nocturnos com curvas tornam-se mais fáceis. O condutor vê o interior da curva e pode reagir a perigos de maneira antecipada.

A iluminação automática das curvas reduz de maneira decisiva a necessidade de concentração do condutor. Isto reverte em favor de condutores frequentes no trânsito nocturno e de condutores de veículos pesados. Especialmente útil tendo em conta que à noite a probabilidade de acontecer um acidente mortal é duas vezes superior do que de dia.

Usando um método simples de instalação Plug & Play, os faróis Bi-halogénio podem ser montados sem interferir com a electrónica do veículo e sem necessidade de ligações adicionais. O tempo de montagem numa garagem especializada é de aproximadamente 1,5 horas.

Destaque IV
Hella Controlo Remoto
 

A Hella desenvolveu um sistema inovador de controlo remoto, mediante o qual é possível uma instalação rápida de faróis auxiliares e de outros dispositivos eléctricos no veículo.

No sistema de conexão por controlo remoto da Hella, o sinal entre o interruptor e os faróis ou outros dispositivos, é transmitido por ondas rádio, não sendo necessário instalar cabos a partir do quadro de instrumentos. O módulo receptor, hermético à humidade, é colocado no compartimento do motor e ligado aos faróis adicionais mediantes cabos.

Não é necessário fazer furos na consola de instrumentos, já que o interruptor fixa-se com uma cinta adesiva de dupla face, altamente resistente, ficando a sua localização ao critério do condutor.

Este sistema de conexão por controlo remoto tem a homologação CEE e cumpre as normas de rádio protecção. A função de código correlativo elimina a possibilidade de interferir com outros aparelhos comandados por rádio. A utilização deste sistema de controlo por rádio da Hella, é permitido em todos os países da União Europeia, tal como na Suíça, Noruega e Islândia.

Destaque V
Hella Bi-Xenon
 

Os faróis Bi-Xenon desenvolvidos pela Hella produzem a luz necessária para uma boa visibilidade em cruzamentos e estrada, com uma só lâmpada de xenón. Em estrada, a sua luz projecta-se pelas bermas através de um vidro de 70 milímetros de diâmetro. As vantagens mais importantes que oferecem os faróis Bi-Xenon da Hella, são: intensidade dupla de luz comparada com uma lâmpada halógenea; redução de um terço do consumo; uma cor de luz similar à luz do dia; luz de cruzamento com distribuição homogénea; boa iluminação da berma sem encandear o tráfico que vem de frente; melhor visibilidade nas curvas; luz de estrada extraordinariamente ampla e intensa, proporcionando mais segurança em espaços abertos; idêntica cor de luz ao mudar de luz de cruzamento para luz de estrada.

Destaque VI
Hella Varilis
 

O Varilis é um sistema de iluminação variável inteligente, em que os especialistas de iluminação da Hella visam aumentar o conforto de condução e, particularmente, a segurança do tráfego rodoviário nocturno. Foi concebido para reconhecer o dia, a obscuridade, a noite, as passagens em túneis, a chuva, o nevoeiro ou a neve e reagir a essas diferentes condições regulando a luz.

ACERCA DA HELLA
 

A Hella é uma marca alemã pertencente ao Grupo Hella, que emprega quase 23 mil pessoas, tem 54 unidades de produção, sociedades filiais de produção e sociedades em joint venture, 26 filiais de vendas para o mercado de substituição e 11 filiais de vendas para o Primeiro Equipamento. Os sectores de actividade do Grupo Hella no Primeiro Equipamento são Iluminação e Electrónica. Os sectores de actividade no aftermarket são Iluminação, Electricidade, Electrónica e Climatização.

A Hella KG Hueck & Co., com sede em Lippstadt, Alemanha, foi fundada em 1899, pelo empresário Sally Windmüller, na altura com a designação de Westfälische Metall-Industrie Aktien-Gesellschaft. A gama de produtos da jovem companhia consistia de lanternas para carruagens, bicicletas e carros. As cornetas foram posteriormente introduzidas no leque de produtos da companhia.

O termo “Hella” foi usado pela primeira vez em 1908, num farol de gás de acetileno, onde um sistema de reflectores parabólicos e lentes reflectoras potenciavam ainda mais o feixe de luz. Na versão de luxo deste farol, lentes convexas em frente ao queimador aumentava o alcance de 150 a 300 metros. Comparativamente às lâmpadas de vela e de parafina, este sistema produzia 50 vezes mas luminosidade e, graças à tecnologia envolvida, justificou, muito provavelmente pela primeira vez, o nome de farol. A designação “Hella” foi pouco depois aplicada a toda a gama de produtos da companhia.

Textos: Pedro Fontes e Hella | Fotos: Hella


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais