newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Pneus > Bridgestone


Destaque I
Bridgestone B330 Evo
 

O B330 Evo da Bridgestone é um pneu de uso geral concebido para condutores urbanos de carros pequenos e médios, cujo objectivo é ter o mínimo de problemas e ter intervalos de manutenção maiores. O pneu proporciona uma boa manobrabilidade, conforto e boa aderência em superfícies molhadas e secas.

A manobrabilidade segura e precisa e o grande conforto, são assegurados por um contorno melhorado do flanco, pela construção do talão optimizada e por um novo composto de mistura de polímeros utilizado no piso. A aderência em superfícies molhadas reduz o risco de hidroplanagem, adequando o seu uso a condições de Inverno. Hidroplanagem reduzida quando o pneu é novo e à medida que se desgasta.

Tecnologia Flat Force Block e composto do piso reforçado com Sílica, são predicados constantes do B330 Evo.

Flat Force Block – Um desenho de piso com blocos melhorados que conferem uma pressão de contacto mais uniforme, resultando numa condução mais regular.

Silica – O composto do piso reforçado com sílica, melhora a aderência e a fixação à estrada em pisos molhados ou em condições de baixas temperaturas.

Séries disponíveis: 80, 70, 65, 60.
Índice de velocidade: T.

Destaque II
Bridgestone Potenza RE050
 

O Potenza RE050 é um pneu de Verão para veículos ligeiros de média e alta potência. É o resultado directo da experiência da Bridgestone na Formula 1, combinado com as necessidades rigorosas de vários construtores automóveis de prestígio. Com efeito, o RE050, é adequado para uma grande variedade de modelos automóveis, desde os super-desportivos como o Enzo Ferrari, aos modelos mais populares como o novo Golf. O pneu encontra-se disponível numa gama alargada de tamanhos, com a opção de padrão simétrico e assimétrico, assim como uma versão RunFlat (RFT) à prova de furo (permite ao pneu rolar sem ar), disponível em medidas específicas.

O Pneu RunFlat (RFT) pode ser montado em jantes convencionais (desde que exista um sistema de monitorização da pressão) e possui paredes laterais reforçadas para suportar o peso do veículo, mesmo em caso de furo.

O Desenho Assimétrico do Piso, significa que o desenho do piso exterior é diferente do desenho interior. Este padrão compatibiliza a alta performance em piso seco e molhado, neste caso graças aos maiores canais de escoamento (drenagem da água).

O RE050 tem uma excelente aderência em piso seco, fruto do desenho do piso exterior inspirado nos pneus de Formula 1; a aderência no seco é devido a blocos extremamente duros para uma melhor manobrabilidade e aderência à estrada; o centro direito semi-slick permite o controlo em termos de direccionamento (atrás) e direcção (à frente); segurança em superfícies molhadas, graças ao desenho do piso interior, também inspirado nos pneus de chuva de Formula 1; a segurança em superfícies molhadas, deve-se aos blocos de evacuação de água especialmente desenhados para escoar a água pelos sulcos principais; e, finalmente, possui um nível de ruído reduzido graças ao design especial dos blocos.

Séries disponíveis: 55, 50, 45, 40, 35, 30.
Índices de velocidade: W, V, Y, Z.

Destaque III
Bridgestone Potenza RE720
 

O Potenza RE720 é um pneu de Verão para veículos ligeiros de média e alta potência. Concebido para aumentar a performance dos automóveis desportivos e coupés, o RE720, permite uma condução excitante de grande manobrabilidade e capacidade de resposta da direcção. O Potenza RE720, de desenho unidireccional, destaca-se por ser líder da sua classe em pisos molhados, onde as situações de travagem e viragem tornam-se procedimentos tão fáceis como conduzir em pisos secos.

Um pneumático que possibilita aos condutores enfrentar a chuva com confiança e grande controlo. As características fantásticas e consistentes de viragem e travagem em tempo de chuva, fazem deste pneu um dos mais seguros do mundo, enquanto que o desenho do piso agressivo, os flancos e a protecção da jante elegantes o tornam um dos mais bonitos.

A tecnologia do RE720 incorpora vários vectores:
- C.T.D.M. – Utilizando simulações criadas em computador, o Comprehensive Tyre Design Method, optimiza o desenho do piso, a proporção entre os materiais que constituem o pneu e a construção do mesmo, por forma a obter a máxima segurança em várias áreas chave.

- O-Bead – O talão é a parte reforçada da zona lateral do pneu e que o ajusta à jante. Uma nova forma de talão, vincadamente convexa na base, assegura maior precisão de encaixe do pneu na jante, proporcionando melhoramentos ao nível da estabilidade, facilitando a condução.

- L.L. Carbon – Este é um agente inovador de reforço do composto de borracha do piso que substitui o carvão negro convencional. O L.L. Carbon, confere mais tempo de vida e reduz a resistência ao rolamento.

- Dual-Layer Tread – Piso com dupla camada, onde um novo composto de piso com maior aderência em molhado substitui o composto exterior à medida que este se desgasta. Esta tecnologia, assegura uma performance em molhado mais consistente, mesmo após um desgaste de 50%, devido à introdução gradual da borracha com maior aderência.

- Silica – O composto do piso reforçado com sílica, melhora a aderência e a fixação à estrada em pisos molhados ou em condições de baixas temperaturas.

- E.P. Compound – Trata-se de um composto novo, que ajuda a borracha a manter-se macia ao longo da vida útil do pneu. Assegura uma performance em molhado mais consistente à medida que o pneu se desgasta, através da minimização da perda de performance no molhado devido ao endurecimento da borracha do piso.

Como tecnologias suplementares, o Potenza RE720, utiliza, ainda, outros atributos, de que são exemplo a utilização de Sílica, um material de reforço inovador, usado no composto do piso como substituto parcial do carvão negro, conferindo melhorias ao nível da aderência e reduzindo a resistência ao rolamento; e o protector de jante, que melhora, simultaneamente, a aparência do pneu.

Séries disponíveis: 60, 55, 50, 45.
Índices de velocidade: H, V, W.

Destaque IV
Bridgestone Turanza ER300
 

O pneu Bridgestone Turanza é um pneu de Verão para veículos ligeiros de média e alta potência, sendo a primeira escolha para automóveis de turismo de grande luxo e da gama média. Oferece grande conforto e baixo nível de ruído com excepcional aderência a superfícies molhadas e elevada estabilidade em linha recta. É fabricado enquanto pneu de fábrica para os principais construtores automóveis.

O Turanza ER300 possui grande manobrabilidade em superfícies molhadas e secas. Possui um excelente desempenho em superfícies molhadas, com o composto do pneu e a área interior do desenho do piso especialmente concebidos para aumentar a aderência a superfícies molhadas. Proporciona uma resposta rápida da direcção, capacidade de viragem e estabilidade em linha recta a maiores velocidades.

Conforto refinado e sem sobressaltos. Uma condução extremamente suave e confortável, graças ao design da carcaça amortecedora de choques. A emissão limitada de ruído em qualquer velocidade é optimizada pelo design arrojado.

O RE300 tem uma excelente aderência em piso seco, graças ao desenho do piso exterior inspirado nos pneus de Formula 1; a nervura do ombro fechada, reduz o nível de ruído e oferece ainda mais conforto; a água da área de contacto é escoada quase toda pelos quatro sulcos longitudinais; o Sulco Super Slant, possibilita o escoamento da água pelos principais sulcos longitudinais; sulco sinuoso para um piso com design mais atractivo; excelente segurança em superfícies molhadas, graças ao desenho do piso interior inspirado nos pneus de Formula 1.

As tecnologias Noise Reduction, Closed Shoulder Rib e Pneu RFT (Run Flat), esta última disponível em algumas medidas, são predicados do Turanza ER300.

Noise Reduction – Redução do ruído: caso sejam identificados elementos geradores de ruído, é possível adaptá-los para garantirem o mais baixo nível de emissão de ruídos do piso.

Closed Shoulder Rib – Nervura do Ombro Fechada: reduz o ruído e oferece ainda mais conforto, minimizando o risco de arredondamento irregular dos ombros do pneu.

RFT - Pneu RunFlat: o pneu pode ser montado em jantes convencionais (desde que exista um sistema de monitorização da pressão) e possui paredes laterais reforçadas para suportar o peso do veículo, mesmo em caso de furo.

Séries disponíveis: 65, 60, 55, 50, 45.
Índices de velocidade: H, V, W, Y.

Destaque V
Bridgestone Potenza S-03 Pole Position
 

O Potenza S-03 Pole Position é um pneu de Verão para veículos ligeiros de média e alta potência, sendo o pneu de eleição para muitos dos melhores carros desportivos do mundo. Os pneus Potenza S-03, proporcionam uma excelente performance em todas as condições de condução, mantendo, durante toda a sua vida útil, uma extraordinária capacidade de aderência a superfícies molhadas. Conforto fora de série, baixo nível de ruído, grande resistência ao desgaste e um design ao estilo da F1, tudo isto torna ainda mais atractivo um dos pneus mais famosos em todo o mundo.

Carros desportivos de alta performance, passam a ter uma performance idêntica aos carros de corrida graças à tecnologia UNI-T AQ II do Potenza S-03 Pole Position. Entre o seu rol de características, estão:

- C.T.D.M. – Utilizando simulações criadas em computador, o Comprehensive Tyre Design Method, optimiza o desenho do piso, a proporção entre os materiais que constituem o pneu e a construção do mesmo, por forma a obter a máxima segurança em várias áreas chave.

- Super L.L. Carbon – Este é um agente inovador de reforço do composto de borracha do piso que substitui o carvão negro convencional. O L.L. Carbon, confere mais tempo de vida e reduz a resistência ao rolamento.

- Super E.P. Compound – Trata-se de um composto novo, que ajuda a borracha a manter-se macia ao longo da vida útil do pneu. Assegura uma performance em molhado mais consistente à medida que o pneu se desgasta, através da minimização da perda de performance no molhado devido ao endurecimento da borracha do piso.

- O-Bead – O talão é a parte reforçada da zona lateral do pneu e que o ajusta à jante. Uma nova forma de talão, vincadamente convexa na base, assegura maior precisão de encaixe do pneu na jante, proporcionando melhoramentos ao nível da estabilidade, facilitando a condução.

- Dual-Layer Tread – Piso com dupla camada, onde um novo composto de piso com maior aderência em molhado substitui o composto exterior à medida que este se desgasta. Esta tecnologia, assegura uma performance em molhado mais consistente, mesmo após um desgaste de 50%, devido à introdução gradual da borracha com maior aderência.

H.E.S. (Hydro Evacuation Surface) – Desenvolvida originalmente pela N.A.S.A., a Bridgestone adaptou a tecnologia Hydro Evacuation Surface (H.E.S.) para reduzir a resistência do fluxo de água ao longo das ranhuras e melhorar a drenagem de água.

Como tecnologias suplementares, o Potenza S-03, utiliza, ainda, outros atributos, de que são exemplo o C.S.C. (Consistent Surface Contact); e o protector de jante, que melhora, simultaneamente, a aparência do pneu.

Séries disponíveis: 55, 50, 45, 40, 35, 30.
Índices de velocidade: W, Y, Z.

ACERCA DA BRIDGESTONE
 

A Bridgestone é uma marca da Bridgestone Corporation, um dos maiores produtores de pneus e borracha do mundo, vendendo os seus pneus e outros produtos em mais de 150 países, e empregando 105 mil pessoas. Na Europa, a Bridgestone Europe (BSEU) possui 17 companhias subsidiárias de vendas, seis fábricas e um centro técnico, empregando mais de nove mil pessoas. 

Além de fornecedor de pneus à maioria dos construtores de automóveis, a Bridgestone também fabrica pneus para equipamento pesado, nomeadamente veículos do sector mineiro, e para a aviação. A companhia fabrica, igualmente, produtos de borracha industrial (correias, tubos, componentes para isolar as vibrações e borracha sintética), bens de lazer (bolas de golfe), material para a construção (telhas), componentes marítimos, entre outros.

Existem poucas companhias no mundo em que as pessoas têm tanta noção do seu objectivo de fundação como a Bridgestone. O fundador Shojiro Ishibashi, tinha a noção clara do seu objectivo, quando começou a fazer pneus em 1931, na ilha japonesa de Kyushu. Shojiro, afirmou que queria servir a sociedade fornecendo produtos de qualidade. Ele era suficientemente ambicioso, para sonhar que os seus produtos de qualidade ganhariam a satisfação dos clientes em todo o mundo.

Muito embora o Japão na época estivesse mais atrasado em termos industriais comparativamente ao Ocidente, ele sonhou que a sua companhia se tornaria numa empresa global. Shojiro, até baptizou a sua aventura com uma variação inglesa do seu nome (o sobrenome Ishibashi traduz-se para “stone-bridge”). Gostou mais do som do nome quando trocou as palavras para “bridge stone”. Estava a preparar-se para um futuro internacional – mas mesmo ele não poderia saber quão plenamente a sua companhia preencheria os seus desejos.

Em 1997, a Bridgestone entrou para as competições de Formula 1. Os carros equipados com pneus Bridgestone Potenza conquistaram quatro lugares no podium na época de estreia da companhia. Na segunda época de Formula 1, em 1998, a Bridgestone ganhou o seu primeiro campeonato do mundo de Formula 1, graças a Mika Hakkinen, que conquistou o título de condutores e à equipa Mercedes/McLaren, que ofereceu à Bridgestone o seu primeiro campeonato de construtores na competição rainha.

Em 1988, a Bridgestone Corporation adquire a Firestone – o segundo maior produtor de pneus nos Estados Unidos – por 2,6 biliões de dólares. Integra as operações norte americanas como Bridgestone/Firestone Inc. O braço europeu designa-se Bridgestone/Firestone Europe S.A. (BFE).

Em 2004, a companhia começa a fornecer pneus à equipa Suzuki participante no Campeonato do Mundo de Motociclismo, obtendo a sua primeira vitória no Grande Prémio do Rio com o piloto Makoto Tamada.

Em Junho de 2004, a Bridgestone Europe inaugura o seu novo circuito de testes europeu (European Proving Ground (EUPG)), em Aprilia, perto de Roma, Itália. Cobrindo 144 hectares e dominado por um circuito oval de 4 km, esta infra-estrutura de 40 milhões de euros, providencia a Bridgestone com a mais moderna pista de testes da Europa.

Textos: Paulo Silva e Bridgestone | Fotos: Bridgestone


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais