newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Pneus > Cooper


Destaque I
Cooper Discoverer H/T
 

O Discoverer H/T é um pneumático pensado para as pick-ups, veículos todo-o-terreno e Sport Utility Vehicles (SUV), para utilização maioritariamente em estrada. Caracteriza-se por lamelas em “zig-zag”, que aumentam a tracção em piso molhado e melhoram a performance no gelo e neve. A faixa central sólida melhora a resposta da direcção, ao mesmo tempo que reduz o ruído. A concepção dos ombros semi-fechados proporciona uma maior densidade de borracha em contacto com a estrada, reduzindo o desgaste dos ombros e o ruído. A parede lateral possui letras com rebordo a branco ou a preto.

Séries disponíveis: 85, 80, 75, 70.
Índices de velocidade: Q, R.

Destaque II
Cooper Discoverer ATR
 

O Discoverer ATR é outro pneumático pensado para as pick-ups, veículos todo-o-terreno e Sport Utility Vehicles (SUV), desenhado para um desempenho igual em estrada e fora de estrada. As lamelas em “zig zag” em blocos, com prolongamento para os ombros, proporcionam uma tracção melhorada sobre piso molhado. Os elementos em escada do trilho aumentam a rigidez dos blocos para uma melhor tracção e condução em piso seco. O estilo moderno da parede lateral, com letras com rebordo a branco ou a preto, é outra característica do Discoverer ATR.

Séries disponíveis: 55, 65, 70, 75, 85.
Índices de velocidade: S, T, R.

Destaque III
Cooper Zeon XST
 

O Zeon XST é um pneu para automóveis de turismo de elevada performance e SUV’s desportivos, formulado para proporcionar uma aderência agressiva e uma vida útil longa. O piso exótico em forma de “V”, com padrão direccional, conduz a água para fora da área de contacto, reduzindo o efeito de hidroplanagem durante a condução sobre piso molhado.

A área de contacto larga maximiza o contacto com a estrada e promove um desgaste uniforme. A incorporação de um protector de jantes ajuda a proteger as jantes de liga leve.

Séries disponíveis: 35, 40, 45, 50, 55, 60.
Índices de velocidade: H, V.

ACERCA DA COOPER
 

A Cooper é uma marca da Cooper Tire & Rubber Company, de Findlay, Ohio, EUA. A gama de pneumáticos da marca Cooper contempla um sem número de soluções: para o mercado dos automóveis de turismo, pick-ups, veículos todo-o-terreno, SUV’s e pesados. O seu historial como marca de pneumáticos de prestígio conta com um passado recheado de sucessos comerciais.

Tudo começou em 1914, quando John F. Schaefer e Claude E. Hart, cunhados, adquiriram a M e M Manufacturing Company em Akron, Ohio, produzindo remendos de pneus, cimento para pneus e kits para reparação de penus. No ano seguinte, Schaefer e Hart adquirem The Giant Tire & Rubber Company de Akron, um negócio de recauchutagem de pneus.

Em 1917, The Giant Tire Company, com C. E. Hart como presidente, move-se para Findlay, Ohio, para edifícios vagos pela extinta Toledo Findlay Tire Company. O número total de empregados é 29. Ainda neste ano, Ira J. Cooper de Cincinnati, proprietário de várias lojas de venda por atacado de acessórios auto, torna-se director da companhia e contribui para o seu crescimento até à sua morte em 1941. Por esta altura, existem 134 fabricantes de pneus a operar nos Estados Unidos, 40 dos quais em Ohio. 1919, fica marcado pela tragédia: o fogo destrói o edifício principal da planta Giant, iniciando-se a reconstrução de imediato.

Em 1920, Ira J. Cooper, forma a Cooper Corporation para a produção de pneus novos. Ele distribui pneus da marca Cooper pelas suas lojas de venda por atacado. As duas companhias, Cooper e Giant, operam em duas fábricas distintas em Findlay. Em 1930, The Giant Tire Company e a Cooper Corporation fundem-se com a Falls Rubber Company de Cuyahoga Falls, Ohio, formando a Master Tire & Rubber Company. As marcas comercializadas pela companhia nesta altura incluem a Cooper, Falls, Giant, Sterchi, Hoover, Savage, Linco, Williams, Swinehart, Tigerfoot and Englert. Em 1936, toda a produção de pneus passa a estar concentrada em Findlay, incluindo as operações da Falls.

Em 1946, o nome da firma é mudado para Cooper Tire & Rubber Company. A companhia torna-se numa corporação detida pelo público no dia 11 Julho de 1960 e entra para a Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo CTB. Os anos 80 e 90 são marcados por um grande crescimento da companhia, com inúmeras expansões. Em Março de 1997, a Cooper anuncia a compra da Avon Tyres Limited, localizada em Melksham, Inglaterra, adicionado 1200 empregados. A aquisição inclui uma unidade de produção em Melksham e centros de distribuição de penus em França, Alemanha e Suíça. Preparando o século 21, a Cooper embarca numa iniciativa estratégica – Cooper 21.

Em 1999, a Cooper adquire a Dean Tire & Rubber Company – passando a contar com sete marcas. A Cooper Tire & Rubber Company é dividida em dois grupos – Cooper Tire e Cooper-Standard Automotive. No fim do ano 2001, a Cooper possui mais de 55 unidades de fabrico e técnicas em 13 países e emprega mais de 20 mil pessoas em todo o mundo.

Textos: João Lima e Cooper | Fotos: Cooper


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais