newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Pneus > Debica


Destaque I
Debica Navigator 2
 

O Navigator 2 representa a segunda geração do modelo Navigator, e é um típico pneu para todas as estações atmosféricas: excelente para o Verão e com características de um pneu de Inverno. Com efeito, o Navigator 2 destina-se a condutores que conduzem com pneus de Verão ao longo de todo o ano mas que necessitam de um desempenho extra em condições de Inverno. O composto especial do piso e o seu desenho providenciam uma aderência melhorada em condições atmosféricas de Inverno comparativamente aos típicos pneus de Verão.

Claro que durante o Inverno conduzir com pneus de Inverno é a opção mais segura. No entanto, pneus para todo o ano constituem um compromisso interessante para carros que perfazem um número limitado de quilómetros por ano. Esta é também uma opção interessante para carros que são essencialmente conduzidos em áreas urbanas. As vantagens do Navigator 2 versus um pneu típico de Verão são especialmente notórias durante os Invernos amenos na Europa e nos períodos transitórios da Primavera e Outono.


Séries disponíveis: 70, 65.
Índice de velocidade: T.

Destaque II
Debica Passio
 

O Passio é o mais recente pneu de Verão da Debica para veículos ligeiros de média potência, desenhado para ser conduzido em todo o tipo de estradas, e que visa tornar-se num sucessor de confiança do globalmente presente Debica Vivo. Com um índice de velocidade de T=190 km/h, o Passio é um pneu para carros compactos pequenos e médios, por exemplo: Fiat 126, Seicento, Matiz, Lanos, Fiat Uno, Punto, Skoda Fabia, Toyota Yaris, Peugeot 106 e 206, Renault Megane, Opel Astra Classic.

Passio, deriva do termo musical Passionato, que significa executar composições musicais com paixão. É a continuação da política da Debica de atribuir às linhas individualizadas dos pneus nomes que derivam de termos musicais. Alguns benefícios do Passio são uma condução precisa, arrefecimento eficiente, grande durabilidade, distribuição do peso uniforme, conforto de condução, excelente tracção, boa remoção da água do piso, elevada resistência ao aquaplaning e distância de travagem curta.

Séries disponíveis: 80, 70, 65, 60.
Índice de velocidade: T.

Destaque III
Debica Vivo
 

O Debica Vivo é um pneu de Verão para veículos de média potência, que possui características que o torna numa referência incontornável no seio dos pneus Debica. Possui boa aderência sobre piso molhado, as suas ranhuras radiais e circunferenciais permitem uma boa evacuação da água, emite um baixo nível de ruído, proporciona um grande rendimento quilométrico, uma boa estabilidade lateral e uma excelente aderência.

Séries disponíveis: 80, 65.
Índice de velocidade: T.

ACERCA DA DEBICA
 

A Debica é uma marca da companhia T. C. Debica S. A. (pertencente à Goodyear Tyre & Rubber Company), o maior produtor Polaco de pneus para carros de passageiros e comerciais ligeiros, com quase 50% de participação no mercado Polaco. A T.C. Debica S.A., também ocupa uma posição líder no mercado de pneus de veículos pesados, pneus para veículos todo-o-terreno, maquinaria agrícola e equipamentos, pneus para bicicletas, tubos e outros produtos do sector.

A T. C. Debica é o maior investidor e empregador em Debica e toda a província de Podkarpackie. Dá trabalho a mais de 3200 pessoas e coopera com mais de 350 companhias locais. A sua fábrica localizada no sudeste da Polónia é a terceira maior unidade da Goodyear em todo o mundo. Exporta mais de dois terços dos seus produtos para mais de 50 países em todo o mundo.

Em 1995, a companhia ganhou um investidor estratégico, o consórcio americano Goodyear Tyre & Rubber Company, que detém agora quase 60% das acções da T. C. Debica S.A. Os últimos anos de cooperação entre a Goodyear Tyre & Rubber Company e a T.C. Debica S.A., foram marcados por uma reestruturação intensiva da companhia para cumprimento dos standards de produção e de gestão implementados ao longo das filiais da Goodyear em todo o mundo.

Em 1997, a Goodyear transferiu a produção de pneus agrícolas da Fulda (Alemanha) e Amiens (França) para a Debica. A juntar a isto, a produção de câmaras-de-ar foi transferida da fábrica da Goodyear na Turquia para a T. C. Debica S. A., tornando a companhia no produtor base de câmaras-de-ar da Goodyear na Europa.

Longe vai o dia 30 de Março de 1939, quando foi fabricado o primeiro pneu em Debica, dois anos depois do começo da construção da companhia.

Textos: Paulo Esteves e Debica | Fotos: Debica


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais