newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Pneus > Dunlop


Destaque I
Dunlop Signature
 

O Dunlop Signature é um pneumático de Verão para veículos de turismo, mas com características que permitem uma condução segura mesmo com andamentos arrojados. Possui tecnologia Versaload (maximização da área de contacto com o piso para uma tracção consistente, conforto e desgaste uniforme do pneu); Jointless Band Technology (ajuda a manter a forma do pneu a altas velocidades); Desenho do piso com tecnologia Multi Pitch (diferentes tamanhos dos blocos do piso que criam várias frequências de som que se cancelam umas às outras para um andamento silencioso e suave); Ranhuras com tecnologia Evaqua (para uma resposta eficiente mesmo em estradas molhadas); e tecnologia DSP - Dimensionally Stable Polyester - para um comportamento uniforme e suave.

Séries disponíveis: 70, 65, 60, 55, 50
Índices de velocidade: T, H.

Destaque II
Dunlop SP Sport 01
 

O Dunlop SP Sport 01 é um pneu de Verão para veículos ligeiros de média e alta potência. É um pneumático que reúne um comportamento desportivo, seguro e silencioso de alto nível. Este pneumático destina-se a condutores que preferem um modo de condução orientado para o conforto, sem renunciarem a uma condução desportiva e segura. Daí que o desenho do rasto seja assimétrico, com campos de trabalho próprios. Exemplo disto é o facto de se ter conseguido a máxima segurança em caso de aquaplaning e um baixo nível de ruído.

Neste pneumático a Dunlop apresenta a tecnologia DSST (Dunlop Self Supporting Technology), onde em caso de perda total da pressão do pneumático, o talão da cobertura, construído com a tecnologia DSST, permite continuar a marcha do veículo de forma controlada a 80 quilómetros por hora durante um total de 80 quilómetros. Desta forma, este pneumático não só protege contra possíveis acidentes em consequência de perda de pressão e substituição do pneumático em zona perigosa, como torna redundante a roda de reserva.

A Tecnologia DSST permite a montagem deste pneumático em jantes convencionais de série. Os níveis de segurança do Dunlop SP Sport 01 são tão elevados que o condutor não se apercebe da perda de pressão do pneumático. Por isso, o SP Sport 01, vem munido de um sistema de alarme de pressão denominado Warnair, que avisa o condutor quando o pneumático começa a perder pressão.

Séries disponíveis: 65, 60, 55, 50, 45, 40
Índices de velocidade: V, W, Y.

Destaque III
Dunlop SP Sport 9000
 

O Dunlop SP Sport 9000 é um pneu de Verão para veículos ligeiros de média e alta potência. Tem um piso que utiliza um novo composto de sílica, e que expele naturalmente a água através de ranhuras laterais. Um composto tecnologicamente mais evoluído e uma aproximação radical na concepção do desenho do piso, garantem uma redução do perigo de aquaplaning, condução mais segura em seco e molhado, mais estabilidade, menores distâncias de travagem e diminuição do consumo.

O resultado é uma performance traduzida em fiabilidade e segurança. O SP Sport 9000 é um pneu direccional, com um desenho de piso inovador. Para performances rigorosas, o SP Sport 9000 oferece:
- 25% mais segurança contra aquaplaning*;
- 15% mais segurança na condução em pisos secos e molhados*;
- Precisão e estabilidade;
- Desenho de piso radical para máxima performance.

Para requisitos crescentes de ambiente e segurança, o SP Sport 9000 oferece:
- Redução do ruído de rotação no interior e exterior, graças a uma optimização do desenho do piso;
- Redução significativa do atrito para economia de consumo e desgaste do piso, através de novos compostos de borracha;
- Redução considerável do peso do pneu obtido pela mais recente tecnologia.

* Comparando com o SP Sport 8000.

Séries disponíveis: 45, 40, 35, 30
Índices de velocidade: Y, Z.

ACERCA DA DUNLOP
 

A marca Dunlop, de origem escocesa, pertence ao universo de empresas da norte americana Goodyear Tire & Rubber Company, que detém operações e unidades de produção em todo o mundo, por exemplo, a primeira fábrica de pneus do Japão, implantada em Kobe, é da Dunlop.

A Dunlop surgiu em 1888, com um veterinário escocês chamado John Boyd Dunlop (1840-1921), quando ao observar o seu filho a andar de triciclo, reparou no seu desconforto sempre que rolava sobre piso empedrado. Sabia que a culpa era dos pneus em borracha maciça. Como solução, envolveu as rodas em finas tiras de borracha, colou-as, insuflou-as com uma bomba para bolas de futebol para que adquirissem um efeito amortecedor – e criou o primeiro pneumático (pneu insuflável) comercialmente viável.

Dunlop patenteou a ideia para pneus de bicicleta em 1888, dando à sua inexperiente companhia de pneus um avanço importante sobre os importantes competidores automóveis que já tinham reconhecido as muitas vantagens dos pneus insufláveis. Foi Robert William Thomson (1822-1873) que inventou primeiro pneumático concebido com borracha vulcanizada, patenteado em 1845. A sua invenção funcionava bem mas era muito dispendiosa para ser viável. Ao contrário, o pneumático de Dunlop patenteado em 1888, era viável, tendo, por isso, recebido o maior reconhecimento. Dez anos mais tarde, a invenção de Dunlop tinha contribuído para a substituição quase total dos pneus maciços por pneus insufláveis.

Em 1889, Dunlop abriu a sua primeira fábrica de pneus em Dublin, e dois anos mais tarde a sua primeira unidade fabril em Birmingham. A partir daqui, a passagem da Dunlop de pioneira a uma companhia multinacional de sucesso foi um passo.

Nos anos 20, a Dunlop já tinha desenvolvido pneus para carros capazes de atingir velocidades de 320 km/h – anunciando a duradoura relação com a competição. A marca está associada a muitos sucessos de alta velocidade, incluindo o recorde de velocidade alcançado por Sir Malcolm Campbell em 1935, no Bluebird. Nos anos 50, os pneus Dunlop alcançaram 66 vitórias na Formula 1 com oito campeões do mundo. Os técnicos da Dunlop foram dos primeiros a aplicar os standards dos pneus de competição aos pneus dos veículos usados no dia a dia, o que permitia aos condutores beneficiar da qualidade, durabilidade e resistência dos pneus desenhados para as pistas de competição.

Em 1999, a Goodyear constituiu uma aliança global com a Sumitomo Rubber Industries Ltd., restabelecendo a Goodyear como a maior companhia de pneus do mundo. A aliança com a Sumitomo, que estende à Goodyear os direitos da marca de pneus Dunlop na maior parte do mundo, estabeleceu seis joint ventures na Europa, Japão e América do Norte.

Textos: Pedro Fontes e Dunlop | Fotos: Dunlop


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais