newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Pneus > Fulda


Destaque I
Fulda Carat Exelero
 

O Fulda Carat Exelero é um pneu de Verão de ultra alta performance, capaz de desempenhos extremamente seguros mesmo em pisos molhados, a que se junta um nível de ruído muito baixo, fruto da concepção DualShift, que é exclusiva do Carat Exelero: os blocos dos ombros e os blocos centrais variam em dimensão de duas formas exclusivas, gerando, dessa forma, um espectro alargado de frequências, originando menores níveis de ruído; por outro lado, os seis reforços são rodados individualmente de forma a ficarem desalinhados entre si - esse facto reduz ainda mais o nível global de ruído, dando ao condutor do Carat Exelero o prazer de uma condução confortável.

O Fulda Carat Exelero integra um novo composto de elevada aderência em piso molhado, capaz de proporcionar distâncias de travagem mais curtas neste tipo de piso. Trata-se de um composto com uma elasticidade relativamente baixa, que optimiza a aderência do pneu à estrada.

Possui uma carcaça estável que se deforma menos em travagens fortes ou em curva. Este facto tem não só um efeito positivo sobre a aderência do pneu, mas também sobre a resposta deste. A direcção torna-se mais previsível.

A concepção patenteada combina um padrão de piso direccional com uma concepção mais tradicional de seis reforços. Esta combinação origina um equilíbrio harmonioso entre a estabilidade de comportamento e a resistência ao aquaplaning.

Os testes exaustivos realizados pela maior organização alemã de testes independente – TÜV SÜD – comprovaram a qualidade global e o excelente desempenho do Carat Exelero da Fulda. Foi a primeira vez que a organização alemã TÜV, sedeada em Munique, atribuiu a certificação TÜV a um fabricante de pneus. Todos os tamanhos, excepto o 215/50ZR17, estão equipados com Protector de Jante integrado.

Séries disponíveis: 55, 50, 45, 40, 35, 30, 25.
Índices de velocidade: Y, W, V, ZR.

Destaque II
Fulda Carat Progresso
 

O Fulda Carat Progresso é um pneu de Verão de alta performance, para carros da gama média e alta, que tem como predicados chave uma distância de travagem curta, elevada resistência ao aquaplaning e baixo ruído.

A distância de travagem em estradas secas e molhadas é curta, em virtude do composto do piso com uma fórmula de histerese de alta aderência, e porque a superfície de contacto do pneu com a estrada alarga-se no processo de paragem.

A resistência ao aquaplaning deve-se ao desenho direccional e profundidade da escultura do piso, assim como aos sulcos circunferenciais, predicados que contribuem para uma dispersão elevada da água na área de contacto. O baixo índice de ruído deve-se aos blocos da banda de rodagem dispostos de forma alternada, assim como aos diferentes tamanhos destes.

Séries disponíveis: 45, 50, 55, 60, 65, 70.
Índices de velocidade: H, V, W.

Destaque III
Fulda Carat Extremo
 

O Fulda Carat Extremo é um pneu de Verão para veículos ligeiros de média e alta potência. É extremamente eficiente em superfícies molhadas, e provoca um baixo nível de ruído. Proporciona uma boa protecção contra situações de aquaplaning em virtude da direcção natural das ranhuras do piso, que harmonizam bem com as ranhuras circulares largas.

Ranhuras radiais do ombro com um cruzamento assimétrico promovem uma boa aderência em condições de piso molhado, e previnem um desgaste excessivo. O piso direccional permite um bom contacto com o piso e uma transmissão profissional entre aceleração e desaceleração. A natureza curva dos contornos da roda, suporta a performance em situações de aquaplaning e permite uma alta durabilidade.

Séries disponíveis: 50, 45, 35.
Índices de velocidade: V, W, Y.

Destaque IV
Fulda 4x4 Road
 

O Fulda 4x4 Road é um pneu para a estrada concebido a pensar nos veículos 4x4 de alta performance, casos do Porsche Cayenne, o VW Touareg, ou o Nissan Moreno. Proporciona distâncias de travagem curtas, comportamento em estrada seguro, baixo ruído, elevada resistência ao aquaplaning e uma vida útil longa. Incorpora Protector de Jante e flanco estilizado.

Séries disponíveis: 80, 75, 70, 65, 60, 55.
Índices de velocidade: H, V.

Destaque V
Fulda Tramp 4x4 H
 

O Tramp 4x4 H é um pneu largo todo-o-ano para velocidades até 210 km/h, para veículos todo-o-terreno. O Tramp 4x4 foi concebido para a utilização predominante em estrada de veículos de tracção às quatro rodas e com elevada potência. Esta aplicação idêntica à dos ligeiros de passageiros exigia que o desenvolvimento do produto dedicasse especial atenção a características importantes do ponto de vista da segurança, como a aderência a pisos molhados, o comportamento na travagem em quaisquer condições atmosféricas e uma maneabilidade segura mesmo a velocidades elevadas.

A dupla carcaça em poliéster, extremamente flexível, e o desenho do perfil, assistido por computador, com um elevado grau de sobreposição dos blocos de perfis que contactam com o piso, asseguram uma condução agradável, sem vibrações, e um baixo nível de ruído.

O contorno plano da carcaça, garante uma ampla superfície de rolamento, para um contacto seguro com o solo, por intermédio de uma distribuição uniforme da pressão pela banda de rodagem. O perfil de alta performance distingue-se por um novo composto hidrófilo para a superfície de rolamento, com elementos resistentes à torção e sulcos largos.

Marcação M+S e inscrições contornadas a branco são outras características do Tramp 4x4 H.

Séries disponíveis: 70, 65, 60, 55, 50.
Índices de velocidade: S, H, V, W.

ACERCA DA FULDA
 

A Fulda é uma marca alemã de pneus para automóveis de turismo, veículos comerciais ligeiros, veículos todo-o-terreno, veículos pesados e veículos agrícolas, cujo centro nevrálgico se situa na cidade germânica com o mesmo nome, também conhecida como a Meca dos pneus “off-road”. Desde 1962 que faz parte da companhia norte americana Goodyear Tire & Rubber Company.

Correntemente, aproximadamente dez milhões de pneus são produzidos anualmente nas treze fábricas da Fulda, localizadas na Europa, contando com uma força de trabalho de cerca de 1800 funcionários. O seu peso na Alemanha traduz-se numa quota de mercado superior a dez por cento.

A história da Fulda começou em 1900, ano em que a companhia foi fundada por Gustav Becker e Moritz Hasenclver, na cidade alemã de Fulda. No ano seguinte, iniciou a produção de produtos de borracha e pneus para veículos não motorizados. Em 1906, dá-se o início da produção de pneus para bicicletas, motociclos e veículos motorizados, em 1919 a companhia abandona a produção de artigos técnicos de borracha para se concentrar exclusivamente na produção de pneus para bicicletas e camiões, e em 1929 a companhia produz o seu primeiro pneumático.

Textos: Paulo Esteves e Fulda | Fotos: Fulda


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais