newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Pneus > Michelin


Destaque
Michelin desenvolve hoje as inovações do amanhã
 

Três inovações que ilustram as três fases que estruturam as operações no Centro Tecnológico da Michelin. (+)

Destaque I
Michelin Primacy HP
 

O Michelin Primacy HP é um pneu de Verão destinado a berlinas da gama alta, com uma vida útil que supera entre 25 a 54 por cento a dos seus principais concorrentes do mesmo segmento. Esta duração é acompanhada de segurança e altas performances ao longo dos quilómetros que o Primacy HP realiza (teste TÜV).

O Michelin Primacy HP foi desenvolvido para obter uma aderência máxima em estradas molhadas ao longo de toda a sua vida útil. Depois de dez mil quilómetros percorridos, o Michelin Primacy HP trava em molhado numa distância inferior a 1,2 metros relativamente à média dos seus principais concorrentes.

Devido às cargas de sílica utilizadas na sua mistura, o Primacy HP afirma-se também como o pneu que gera a mais baixa resistência ao rolamento em relação aos seus principais concorrentes. Isto traduz-se numa economia de combustível e num meio ambiente mais limpo: menos consumo é igual a menos emissões de gases que aumentam o efeito estufa. Por outro lado, a maior durabilidade do Primacy HP implica menos pneus fabricados para alcançar uma dada quilometragem e menos pneus em fim de vida útil para reciclar.

O processo de investigação simultâneo desenvolvido para o novo Primacy HP foi baptizado de ASM: Arquitectura, Escultura e Materiais. Os três fundamentos do equilíbrio de um pneu foram desenvolvidos em perfeita harmonia. Resultado: um equilibro perfeito entre as diferentes performances do novo Michelin Primacy HP.

Pela primeira vez se utiliza uma associação deformável e rígida: uma estrutura deformável, que garante ao novo Michelin Primacy HP uma superfície máxima de contacto com o solo e uma escultura rígida que optimiza a missão dos elementos de borracha em contacto com o solo.

Os compostos de borracha da banda de rodagem compõem-se, pela primeira vez nesta gama, por uma combinação única entre Elasto Sport e Full Silice, obtida graças à tecnologia exclusiva de mistura utilizada pela Michelin.

Está disponível nas versão standard e "Zero Pressure", esta com tecnologia reforçada dos flancos de modo a que o veículo possa circular com pressão zero uma distância de 80 quilómetros a uma velocidade máxima de 80 km/h.

Séries disponíveis: 45, 50, 55, 60.
Índices de velocidade: V, W, Y, H.

Destaque II
Michelin Energy
 

A gama Energy para veículos de turismo foi criada para responder às expectativas dos automobilistas actuais, que exigem de forma simultânea melhor aderência e comportamento, assim como uma redução do consumo de combustível.

Esta gama está destinada aos pneus de turismo de maior difusão no mercado e nela podemos distinguir três modelos diferentes: Michelin Energy XT1, para os pneus de turismo de pequena cilindrada, Michelin Energy XT2, para cilindrada media e Michelin Energy XH1, para os que calçam pneus com índice de velocidade H.

Com os Energy de turismo, o utilizador conta com as já habituais excelentes prestações dos pneus Michelin, mas também consegue um alto nível de segurança quando roda em pisos molhados, escorregadios (óleo) ou até com uma fina capa de neve. A inscrição R+W (Road + Winter) que os Energy apresentam no flanco exterior, é a indicação da sua autêntica polivalência.

Em relação aos Energy da primeira geração, os novos proporcionam uma distância de travagem até 5% inferior em pisos molhados e um incremento da motrocidade até 15% sobre uma fina capa de neve.

Os Energy possuem um desenho assimétrico na faixa de rodagem, com o qual ganham uma melhoria na aderência e no comportamento. Na composição das misturas de borracha da gama Michelin Energy, a sílica é um dos componentes que melhora simultaneamente a aderência e a resistência à rodagem (até 20% menos de resistência à rodagem que um Michelin Classic).

A inscrição “Green X” que apresentam os pneus Michelin Energy, indica o perfeito domínio da sílica utilizada em toda a gama. Esta tecnologia exclusiva da Michelin, permite reduzir o consumo de combustível, sem modificar as qualidades essenciais dos pneus. Melhora, também, a aderência e o comportamento com a máxima duração.

Destaque III
Michelin Pilot
 

A gama Pilot destina-se a automóveis de altas performances e integra o Pilot Exalto, o Pilot Primacy e o Pilot Sport.

O Pilot Exalto – é a referência absoluta em sensações fortes. É um pneu de desenho vanguardista para quem deseja sentir o prazer de conduzir berlinas compactas e desportivas, quando se requerem respostas imediatas e um comportamento irrepreensível em seco e especialmente com chuva. Sensações e estética para aqueles que procuram algo mais do que conduzir. Graças ao seu desenho assimétrico e ao seu composto de borracha ALM (Aderência e Longevidade Máxima), o novo Michelin Pilot Exalto, oferece uma capacidade de reacção absoluta em seco e uma aderência óptima em molhado. Além disso, tem uma duração de referência dentro da sua categoria e uma resistência ao rolamento bastante baixa.

O Pilot Primacy – proporciona as melhores prestações para grandes viajantes. É um produto emblemático para os devoradores de quilómetros. Foi dotado de um desenho assimétrico que lhe confere um excelente comportamento, com o melhor equilíbrio de prestações, sem sacrificar o silêncio e o conforto.

O Pilot Sport – destina-se a quem deseje passar da condução à pilotagem. Fruto directo de uma inigualável experiência da Michelin em alta competição. Um pneu bem conhecido por aqueles que transcendem a condução, entrando nos domínios da pilotagem.

Destaque IV
Michelin 4x4 Diamaris
 

Pneu 4x4 especialmente adaptado a estradas secas e molhadas, proporcionando um controlo e precisão de condução a alta velocidade. Com uma estética irrepreensível.

Destaque V
Michelin 4x4 Synchrone
 

Pneu 4x4 polivalente por excelência para passar facilmente da estrada aos caminhos. Óptimas prestações em estradas secas e molhadas, assim como em estradas com neve, e boas prestações em caminhos. Utilização possível em areia, pista e lama.

Destaque VI
Michelin 4x4 All Terrain
 

Pneu 4x4 para utilização 50% em estrada e 50% em fora de estrada. Boas prestações em estradas secas, molhadas e com neve, assim como em areia e lama, estando especialmente adaptado a caminhos.

Destaque VII
Michelin 4x4 Off Road
 

Pneu 4x4 para os entusiastas do fora de estrada, com excelente motricidade, robustez e flexibilidade da carcaça (pressão de funcionamento até 0,8 bar). Especialmente adaptado à lama e rochas, com óptimas prestações em areia e caminhos. Boas prestações em estrada com neve e utilização possível em estrada seca e molhada.

Destaque VIII
Michelin 4x4 Alpin
 

Pneu 4x4 especialmente adaptado a estradas com neve e gelo, e com óptimas prestações em estradas secas e molhadas. Elevado silêncio de rolamento.

Destaque IX
Michelin Agilis
 

Com a gama Agilis, a Michelin colocou todas as qualidades dos pneus de turismo ao serviço dos veículos comerciais (ligeiros e pesados). Nesta gama existem dois grupos de pneus de acordo com o volume dos veículos para os quais estão destinados: 41/51 e 61/81/101.

Destaque X
Michelin X One MaxiTrailer
 

O primeiro com know-how “Michelin Durable Technologies”.  CLIQUE AQUi e saiba mais.

Destaque XI
Michelin Latitude Tour HP e Michelin Latitude Sport
 

Duas boas propostas de pneus 4x4 para um mercado em plena transformação. CLIQUE AQUI e saiba mais.

ACERCA DA MICHELIN
 

A marca francesa Michelin pretence ao Grupo Michelin, um dos líderes no mercado mundial de pneus, com quase 20% de participação no sector. Além de pneus, a companhia também produz câmaras-de-ar, rodas e cabos, além de editar os famosos guias e mapas turísticos. Os pneus Michelin são utilizados em automóveis, camiões, autocarros, motos, bicicletas, tractores, veículos de terraplenagem, aviões e veículos espaciais da Nasa.

A sua sede mundial está localizada na cidade de Clermont-Ferrand, em França. Hoje, a empresa possui instalações comerciais em mais de 70 países. Possui também 74 unidades de produção, 1 Centro de Tecnologias e seis plantações de seringueiras no Brasil e na Nigéria.

As empresas do Grupo produzem anualmente mais de 190 milhões de pneus e mais de 22 milhões de mapas e guias. Os seus produtos são comercializados em mais de 170 países. A Michelin possui actualmente mais de 125 mil funcionários no mundo inteiro, sendo 4 mil pesquisadores trabalhando no Centro de Tecnologias que está divido na Europa, Estados Unidos e Japão.

A Michelin foi fundada em 1889 pelos irmãos franceses André e Edouard Michelin. Quando assumiram o controle da empresa fundada pelo seu avô, mal poderiam imaginar o que o destino, sua determinação e seu talento preparavam para o futuro da então fábrica de pastilhas de travão. Mas a criatividade e o génio inventivo dos irmãos Michelin logo fariam história. Começam por criar o primeiro pneu desmontável, que reduz o tempo de conserto de uma noite para 15 minutos.

O início do século XX marca a primeira grande onda de expansão da empresa, instalando-se próxima aos grandes centros automobilísticos (Europa e América do Norte), e actuando em campos tão variados como o transporte de carga, guias rodoviários e até aviões. No final da segunda guerra, a Michelin entrega ao mercado uma verdadeira revolução: o "pneu X", o primeiro pneu radial. Ele conquistará progressivamente todos os tipos de veículos e mercados, garantindo à companhia vantagens comerciais e industriais decisivas sobre seus concorrentes, ao longo dos 30 anos seguintes

Nos anos 80, as empresas do Grupo Michelin engajam-se na direcção de novos pólos de actividades económicas na América do Sul, América do Norte, Ásia e Europa. A inovação acelera-se em todas as categorias de pneus, com destaque para o "Sistema PAX" em 1998 e os Pneus para Engenharia Civil e exploração de Minas.

Textos: David Cupertino e Michelin | Fotos: Michelin


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais