newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Repintura|Carroçaria > DuPont


Destaque
A DuPont Refinish aperfeiçoa a correspondência de cor online
 

A DuPont Refinish acaba de introduzir uma versão actualizada do seu site de correspondência de cor (+)

Destaque
A nova geração de espectrofotómetros ChromaVision®
 

Essencial para que os pintores alcancem uma correspondência de cor perfeita. (+)

Destaque
DuPont Refinish: ajuda as oficinas a melhorar a produtividade
 

Melhor produtividade, de A-Z. (+)

Destaque
DuPont - Reparação Express
 

O novo pacote de apoio, com uma vasta gama de artigos de marketing. (+)

Destaque
DuPont “Go Pro”
 

A DuPont Refinish reforça a sua posição com a sua oficina virtual. (+)

Destaque
Dupont Cromax
 

O Cromax é um sistema avançado de tintas de reparação à base de água, baseado em cores concentradas que são misturadas com ligantes à base de água. O Cromax foi criado para satisfazer a legislação corrente e futura sobre emissões. A base de todos os componentes Cromax é a água. Isto resulta no mais baixo VOC existente em tecnologias correntes de acabamento.

De facto, todas as cores Cromax têm um VOC de menos de 420 g/l. O VOC médio de todas as vinte mil cores Cromax é aproximadamente 250 g/l. De base bicamada aquosa de cores sólidas, metálicas e pérolas, para automóveis, autocarros e camiões, as tintas Cromax são de fácil aplicação e rápidas – sem tempo de espera de secagem entre camadas – e secam depressa ainda que por jacto de ar.

O Dupont Cromax proporciona vantagens de produtividade ao longo de todo o processo de pintura. A sua performance é equivalente às tintas com base em solventes. Combinado com outros sistemas de produto DuPont, a produtividade pode ser ainda maior.

Os seus predicados incluem a utilização directa a partir da máquina de mistura, rápido acerto de cores, menos tempo de secagem, primários condizentes com os acabamentos, cobertura excelente, e baixo consumo.

Um acerto excelente de cores é o elemento essencial para a satisfação do cliente. Nesse campo, o Cromax é um sistema totalmente novo. Incorpora diversas vantagens que não estão disponíveis na maioria dos sistemas de tintas convencionais.

Actualmente, combinar o Cromax com os primários DuPont Valueshade e os vernizes Chromaclear, significa ainda mais produtividade. E pode-se fazer isto tudo indo de encontro aos regulamentos ambientais actuais. Vernizes recomendados: 670S, 3200S, 3800S. Com o sistema de pintura aquoso Cromax, pode-se efectuar qualquer trabalho de pintura – desde reparações locais a gerais.

Destaque
DuPont Centari 5035 LE
 

O Centari 5035 LE, de Alto Teor em Sólidos, é a resposta para os mais exigentes requisitos VOC – está conforme as regulamentações europeias mais exigentes para o ambiente – sendo um produto de utilização fácil. O elevado conteúdo de sólidos do Centari 5035 LE brilho directo, confere grande poder de cobertura e um tempo de secagem mais rápido. Além disso, para o Centari 5035 não é necessário equipamento novo.

Destaque
DuPont Centari MasterTint
 

Com apenas uma unidade de mistura, em conjunto com as cores concentradas Centari MasterTint e uma série de ligantes, o profissional passa a contar com todas as qualidade de tintas criadas com solventes, para todos os tipos de trabalho. Seja qual for a propriedade do ligante que possa necessitar, verniz sobre base ou brilho directo, só precisa de utilizar o mesmo conjunto de cores.

Um único conjunto de cores do Centari MasterTint cobre todo o espectro de tons: sólidos, metálicos, pérolas e até cores "brilhantes". A formulação concentrada permite um uso económico das cores - levando a uma poupança adicional. Com o Centari MasterTint, é possível criar mais de 190 mil cores, e este número está constantemente a crescer à medida que os laboratórios de cor da Dupont criam novas tonalidades. Novas cores oferecidas pelos fabricantes de carros serão facilmente incorporadas na gama original Centari MasterTint.

Esta rápida resposta da DuPont, deve-se ao facto de trabalharem directamente com os fabricantes de automóveis, quer na montagem (OEM) quer na repintura, adquirindo um conhecimento antecipado das tecnologias de pintura e cores.

Os ligantes de Baixa Emissão (LE) são baseados numa nova patente e tecnologia de polímeros única. Oferecem compatibilidade VOC, sem compromisso. Os ligantes Centari contêm mais sólidos do que as tintas convencionais, assegurando, na maioria dos casos, cobertura numa única passagem, em conjunto com uma secagem rápida. Os ligantes de Baixa Emissão Centari combinam uma produtividade excepcional, versatilidade, e níveis de emissão de solvente muito abaixo dos regulamentos impostos na maioria dos países.

Destaque
DuPont Cromax Very Coarse Aluminium
 

O Cromax Very Coarse Aluminium é um corante que proporciona um efeito robusto e brilhante ao acabamento, para que as oficinas de repintura possam igualar as mais recentes cores de alumínio OEM utilizadas pelos construtores de automóveis.

Este corante, vendido com o código de produto 1541W, está disponível em pacotes com quatro unidades, cada uma com meio litro. O Cromax Very Coarse Aluminium pode ser misturado usando o sistema de mistura DuPont Cromax.

Destaque
DuPont ValueShade (conceito)
 

O ValueShade é um sistema DuPont de tecnologia da camada inferior (conceito utilizado em diferentes produtos da DuPont), que permite aos acabamentos um melhor desempenho. Com a utilização do conceito ValueShade na camada inferior, consegue-se um mais rápido acabamento com menos passagens – menos horas de reparação e custos de material mais baixos.

A DuPont descobriu que não é a cor da camada inferior, mas o seu valor (mais claro ou mais escuro) que afecta a cobertura e o aspecto do acabamento. Para cada fórmula de mistura do acabamento, existe um valor específico para a camada inferior que proporciona um óptimo desempenho do acabamento. O tom correcto pode ser identificado quando na procura da cor na balança intellinet, Color Quick, Índex, site da Dupont. O ValueShade está disponível em sete tons específicos de branco a preto.

Destaque
Dupont LE Primer Plus 2001/ 2004 / 2007
 

O LE Primer Plus, disponível em três tons de ValueShade, é um primário de Baixa Emissão (LE) – inferior a 480 g/l – fácil de usar, com tempo de vida longo, perfeito para o enchimento e isolamento em qualquer reparação – retoques, painel ou geral. Reduz o empapar da lixa e evita o riscar do disco de lixagem.

Dado o produto permitir uma excelente espessura em poucas camadas, conseguem-se resultados superiores utilizando menos quantidade. Um melhor trabalho com custos reduzidos.

O produto apresenta uma rápida cura quando seco através do sistema de infra-vermelhos. Além disso, quando diluído com o diluente não-lixável, o LE Primer Plus proporciona um perfeito primário húmido-sobre-húmido numa única demão.

O sistema DuPont ValueShade é um passo em frente na tecnologia de cor. Com o LE Primer Plus, seleccione o tom preciso da base consoante a cor do acabamento. Isto reduz a espessura requerida para o acabamento, proporcionando uma maior cobertura com uma menor espessura de película – significa menos mão-de-obra, menos custos com material e uma secagem mais rápida na cabine de pintura.

Destaque
DuPont QuickPrime 42R/44R/46R 1K
 

Os QuickPrime 42R/44R/46R 1K são latas de primário em spray, que oferecem uma solução de reparação de qualidade para pequenos retoques. Disponíveis em tons ValueShade, os QuickPrime 42R/44R/46R 1K foram especificamente desenvolvidos para serem usados como primário de reparações locais, e podem ser utilizados para pequenas áreas sobre todos os tipos de substractos automóveis, tais como aço, aço galvanizado ou superfícies de ligas leves. Os QuickPrime 42R/44R/46R 1K oferecem um excelente equilíbrio de características: boas propriedades de enchimento, óptima protecção contra a corrosão e excelente superfície para aplicação.

Possuem uma tecnologia de aerosol patenteada com características de pulverização semelhantes às de uma pistola de pulverização HLVP profissional, resultando num padrão de pulverização constante e uniforme. Este primário pode ser coberto com todos os acabamentos DuPont e é especialmente recomendado para usar sob bases aquosas Cromax.

Sempre prontos a usar, não requerem preparação nem equipamento de limpeza, poupando às oficinas tempo e material, tornando-os num complemento ideal à gama de produtos da DuPont Refinish.

Destaque
Dupont Chromaclear HS 3700S
 

O Chromaclear HS 3700S é um verniz desenvolvido especialmente para uma alta produtividade sobre acabamentos de base aquosa e reparações locais, sendo totalmente compatível com as normativas VOC. Utiliza a tecnologia Hyper Cure da Dupont, que proporciona tempos de secagem curtos, elevado brilho e durabilidade.

Com efeito, usado com o novo activador de baixa emissão XK203 (que também possui tecnologia Hyper Cure), o verniz 3700S tem uma vida útil longa, propriedades de secagem excepcionais (15 minutos a 60ºC), e uma aparência e retenção de brilho também excepcionais, propriedades que normalmente se esperam de um sistema de cura standard.

Isto significa que é necessário menos polimento, o que aumenta ainda mais a produtividade – mas se o polimento for necessário, o processo é muito rápido e fácil de completar. Adicionalmente, usando o activador XK206, grandes superfícies e reparações gerais podem ser realizadas com facilidade. O 3700S também tem um bom desempenho sobre acabamentos à base de solventes.

ACERCA DA DUPONT
 

A DuPont é uma marca norte americana da companhia DuPont Refinish, que faz parte da DuPont Performance Coatings (inclui as marcas Dupont, Spies Hecker e Standox). A DuPont Performance Coatings possui 34 fábricas e 20 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo. É a maior companhia de produtos de pintura do mundo para o sector automóvel. A DuPont Performance Coatings foi constituída em 1999, através da combinação da Herberts GmbH e da DuPont Automotive Finishes.

No total das suas actividades, o Grupo Dupont, onde se inclui a DuPont Performance Coatings, possui 135 unidades de fabrico e processamento, opera em mais de 70 países e tem cerca de 78 mil funcionários. Além disso, possui mais de 40 laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e atendimento ao cliente nos Estados Unidos e mais de 35 laboratórios em outros 11 países.

A DuPont foi fundada em 1802 nas margens do rio Brandywine, em Wilmington, Delaware, EUA, fabricando, originalmente, pólvora. Eleuthère Irénée du Pont (E.I.) (1771-1834), foi quem inaugurou a fábrica de pólvora de E.I. du Pont . Tinha trabalhado como aprendiz de químico no laboratório de Antoine Lavoisier, em Essone, França. Ele usou os seus conhecimentos e o seu interesse intenso na exploração científica, para melhorar continuadamente a qualidade dos produtos, a sofisticação de fabrico e a eficiência.

A produção de pólvora era lucrativa, mas após várias aquisições no virar do último século, a DuPont diversificou-se sucessivamente nos revestimentos. A nitrocelulose, uma matéria-prima da pólvora, foi na altura utilizada como laca para latão. Os químicos da DuPont empreenderam uma agressiva pesquisa e um programa de desenvolvimento para melhorar o filme, tendo produzido, em 1920, uma laca altamente durável. O produto, designado em 1924 por Duco, revolucionou a produção automóvel.

A sua introdução na primeira linha de pintura da General Motors, conjuntamente com a capacidade de ser mais facilmente pulverizada do que aplicada à mão, reduziu os tempos de pintura de semanas para umas simples seis horas. O Duco, causou mais furor dado estar disponível numa variedade de cores – até então o preto tinha sido a única cor existente.

O sucesso do Duco resultou numa rápida utilização das tintas nas oficinas. E, assim, se começou a desenvolver o mercado das tintas para acabamentos. As lacas nitrocelulósicas desde logo foram suplantadas pelas tintas acrílicas e esmaltes. Ao longo do tempo, a DuPont foi desenvolvendo novas tecnologias, tendo hoje uma impressionante lista de marcos históricos.

Em 1982, a Dupont introduziu a sua tecnologia de elevado conteúdo de sólidos e posteriormente desenvolveu-a na gama de produtos de baixa emissão Centari. A legislação afectou de modo significativo o mercado das tintas. Por esse motivo, a DuPont produziu as tintas de base aquosa, Cromax, que foram introduzidas na Califórnia em 1992.

Textos: Paulo Silva e Dupont | Fotos: Dupont


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais