newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Repintura|Carroçaria > Glasurit


Destaque I
Glasurit Série 90
 

Comparativamente às tintas convencionais com solventes, o conteúdo de solvente das tintas à base de água Série 90 da Glasurit, para a pintura bicamada, foi reduzido em quase 90%. Mais: a Série 90, para reparações em automóveis de turismo, retribui o valor pago dado que poupa 25% em material comparativamente aos velhos sistemas à base de solventes, e exige menos 40% de tempo de aplicação, ao mesmo tempo que poupa aproximadamente 95% dos custos na eliminação dos desperdícios comparativamente aos velhos sistemas à base de solventes.

As superfícies pintadas com a Série 90 permanecem com uma boa resistência ao stress mecânico, químico e físico. Além disso, as bases de mistura têm grande estabilidade de armazenamento, mesmo com temperaturas abaixo de zero, e permitem a utilização de latas, assim como das máquinas de mistura existentes. O sistema de pintura pode ser aplicado em cabines de spray convencionais.

A utilização da Série 90 permite reduzir a emissão de solventes orgânicos (Compostos Orgânicos Voláteis = VOC) em 70 por cento, de forma a que as oficinas cumpram com os regulamentos europeus sobre VOC sem qualquer problema.

A Série 90 é parte integrante do Sistema Ratio-Aqua da Glasurit, que compreende todos os componentes necessários para uma repintura automóvel eficiente e que satisfaz a legislação corrente e futura sobre emissões.

Destaque II
Glasurit Série 22
 

As trintas de acabamento da Série 22 da Glasurit para a pintura monocamada, incorporam a tecnologia de altos sólidos (HS), o que significa que as tintas se distinguem pelo enorme poder de cobertura, oferecem um rendimento melhor e contam com um reduzido teor em solventes. O alastramento excelente e a secagem rápida são vantagens reais quando se trabalha com estes produtos.

A Série 22 da Glasurit é a primeira tinta de acabamento monocamada que pode ser aplicada com a pistola HVLP, proporcionando, ao mesmo tempo, um resultado formidável da pintura. Desta maneira, é possível utilizar eficientemente esta técnica de pistola de pulverização que poupa tempo e material.

Em suma, a Série 22 da Glasurit, proporciona 25 % de economia de material comparado com a série anterior, a Série 21, oferecendo qualidade HS. Poupa tempo, visto que as tintas alcançam mais depressa a resistência necessária para montagem devido aos reduzidos tempos de evaporação de solventes. E graças à qualidade HS, que significa também uma pigmentação mais forte, é possível alcançar uma pintura de todas as tonalidades com, no máximo, duas demãos.

Devido à integração das tintas Série 22 no sistema Glasurit Ratio-HS, é possível utilizá-las de forma especialmente eficaz.

Destaque III
Glasurit Aparelho 285-51 VOC
 

O aparelho Glasurit HS 285-51 VOC possui uma grande capacidade de enchimento, a sua pulverização é segura, contém abundantes partículas sólidas e apresenta um comportamento de lixagem a seco excelente. Garante uma secagem rápida, também a baixas temperaturas. Com o seu estatuto de pintura de acabamento de primeira classe, o aparelho HS 285-51 VOC oferece a melhor protecção contra as influências climatéricas e contra a corrosão. Por último, o aparelho HS 285-51 VOC cumpre todas as actuais exigências VOC.

Destaque IV
Glasurit 923-135 HS Racing Clear VOC 3.5
 

O verniz Glasurit 923-135 HS Racing Clear VOC 3.5, proporciona trabalhos rápidos e rentáveis, ao mesmo tempo que está em conformidade com as normas VOC. O seu tempo de secagem é de apenas 20 minutos a 60°C. A superfície possui qualidades de polimento excelentes que tornam este verniz o produto ideal para a pintura de peças separadas e pequenos retoques. Pode ser utilizado com as tintas de acabamento à base de água da Série 90 e, se necessário, também com a Série 55 tradicional da Glasurit.

Destaque V
Glasurit Verniz HS Multi
 

Precisamente na altura em que entrou em vigor a nova directiva relativa ao meio ambiente, a Glasurit lançou o novo verniz topo de gama HS Multi 923-335 VOC, ficando as oficinas com a possibilidade de usarem um verniz em conformidade com as mais exigentes normas de COV e que ao mesmo tempo é capaz de satisfazer os padrões mais exigentes no acabamento.

Com efeito, o verniz HS Multi 923-335 é a versão que cumpre as normas sobre COV do verniz HS 923-255, conservando todas as vantagens deste: secagem rápida, boas características de polimento e utilização universal. Oferece a mesma facilidade de aplicação e garante sobretudo elevada luminância! Deste modo, as oficinas, as mais exigentes em relação a um acabamento perfeito, têm agora à sua disposição um verniz topo-de-gama “amigo” do ambiente.

Destaque VI
Glasurit Profit-Manager
 

Profit-Manager da Glasurit - Instalado mais de 8.000 vezes em 30 idiomas diferentes (+)

Gama
Repintura
 

A gama Glasurit está dividida em vários Sistemas Ratio, onde se incluem em cada um deles produtos estrela da marca:
Ratio-Aqua – inclui as tintas aquosas bicamada Série 90 para automóveis de turismo e tintas aquosas bicamada Série 66 para veículos Pesados;
Ratio-Classic – inclui as tintas convencionais bicamada série 55;
Ratio-HS – inclui as tintas monocamada Série 22;
Ratio-Truck – inclui as tintas aquosas bicamada Série 66;
Ratio-VOC – produtos Glasurit que cumprem os regulamentos europeus sobre VOC.

ACERCA DA GLASURIT
 

A Glasurit é uma marca alemã pertencente à BASF Coatings, uma divisão operacional do Grupo BASF, líder em produtos químicos. A BASF Coatings está no top três em tintas para Equipamento de Origem (OEM) e tintas para repintura automóvel e veículos comerciais. A BASF Coatings integra as marcas Glasurit, R-M e Salcomix. A Glasurit foi a primeira marca a usar de forma consistente tintas aquosas, sendo líder de mercado e tecnológico neste campo com a Série 90.

A génese da Glasurit data de1888, quando Max Winkelmann abre em Hamburgo uma casa comercial para tintas e vernizes. Passado pouco tempo, cria a sua própria fábrica de tintas e vernizes. Em 1893, a primeira tinta é lançada no mercado sob a designação "branco cristal". Rapidamente alarga-se o campo de aplicação desta tinta de esmalte branca que começou por ser utilizada para navios de carreira. Não são apenas os grandes estaleiros e o Imperador que procuram esta mercadoria de qualidade, mas também a empresa dos eléctricos de Hamburgo.

10 anos depois da fundação, a empresa Winkelmann já produz tantos produtos diferentes que surge o desejo de uma designação uniforme. A marca "Glasurit" foi assim registada há mais de cem anos. O nome ("Glasur" em alemão significa vidrado ou esmalte) pretende sublinhar a superfície dura, de aspecto vítreo das pinturas. Uma marca com promessa de qualidade. Já naquela época, a "cabeça chinesa" nas latas era símbolo da consciência de alta qualidade.

Cerca de um quarto de século depois da introdução do nome comercial Glasurit como marca, o papagaio é registado e protegido como símbolo da marca. Em conjunto com o dístico, o papagaio confere um semblante inconfundível e simpático aos produtos Glasurit. O chinês ainda continua nas embalagens, porém, não se encontra mais no centro.

Em 1964 a introdução da Série 54 prova a liderança tecnológica da Glasurit. A Série 54 constitui uma verdadeira inovação e é o primeiro sistema bicamada para pinturas metalizadas na repintura automóvel. No ano seguinte, dá-se a aquisição da Glasurit-Werke Max Winkelmann AG pela BASF AG com sede em Ludwigshafen.

Um dos primeiros sistemas de tintas à base de água é da Glasurit: Foi durante o Salão Automechanika '92 que foi apresentado em primeira-mão o sistema de tintas aquosas da Glasurit – o Série 90.

Textos: David Cupertino e Glasurit | Fotos: Glasurit


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais