newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Repintura|Carroçaria > PPG


Destaque I
PPG Envirobase
 

O Envirobase é uma tinta de base aquosa onde tudo o que é preciso é agitá-la e começar a trabalhar. Não é necessária máquina para realizar as misturas e, além disso, ao contrário de outros produtos de base aquosa, o Envirobase mantém-se estável graças à sua avançada tecnologia. Assim, pode-se estar certo de reproduzir as cores sempre fielmente.

O Envirobase seca mais rapidamente do que outros sistemas à base de água, reduzindo o tempo de pintura para metade. Além disso, permite um controlo sobre o esfumado, por isso, realizar retoques torna-se mais simples e rápido.

Destaque II
PPG Deltron GRS
 

O Deltron GRS é um Sistema de Repintura Global, composto por várias tintas que permitem obter uma gama completa de cores para automóveis em aplicações de base bicapa ou de brilho directo. O Deltron BC proporciona cores bicapa metalizadas, perladas e sólidas. O Deltron DG é um acrílico de 2 componentes de brilho directo. O Deltron UHS é um sistema de brilho directo com um alto conteúdo em sólidos que proporciona a máxima qualidade e que cumpre com a normativa sobre emissões VOC. Todos os sistemas Deltron cumprem e inclusive superam as exigências de garantia impostas pelos fabricantes (OEM).

A alta pigmentação das tintas do sistema global permite aumentar a opacidade, que na prática reduz o número de camadas, os tempos de aplicação e o tempo na cabine. Pode-se repintar facilmente sem ter de se recorrer a procedimentos de repintura demasiado caros ou complicados. Graças à linha de vernizes super rápidos, os tempos de estufa nos sistemas GRS são muito baixos (15 minutos).

Destaque III
PPG Deltron CeramiClear D8105
 

O PPG Deltron CeramiClear D8105 é um novo verniz resistente aos riscos, humidade e efeitos cáusticos, que mantém o brilho da pintura do veículo durante o seu período de vida. O CeramiClear é o primeiro verniz automóvel a usar a tecnologia patenteada de nanopartículas, que cria uma “rede” muito fina na superfície do acabamento para uma resistência superior aos danos causados pelo uso diário do veículo, tais como lavagens e sujeição a situações da natureza tais como chuva ácida e seiva de árvores. Em média, os veículos pintados com o verniz CeramiClear terão menos riscos, riscos mais reduzidos e menos profundos para um melhor aspecto a longo prazo.

Desenvolvido durante um período de três anos em conjunto com um construtor europeu de veículos de luxo, o verniz CeramiClear foi comercializado pela primeira vez em Agosto de 2002 nos Estados Unidos e só mais tarde introduzido na Europa. A PPG teve inclusive de criar novos procedimentos de teste mais robustos para o verniz CeramiClear, na medida em que nenhum verniz automóvel produzido até então tinha alcançado um tão elevado nível de resistência a efeitos cáusticos.

A PPG submeteu o verniz CeramiClear a testes exaustivos, incluindo a exposição a lavagens repetidas e várias condições meteorológicas. Depois de aproximadamente 40 ciclos de lavagem, os riscos que apareceram nos veículos onde foi previamente aplicado o verniz CeramiClear tinham metade da largura e profundidade dos riscos nos veículos com vernizes convencionais. O resultado foi um brilho significativamente maior nos veículos com o verniz CeramiClear.

Os testes mostraram ainda que depois de vários meses sujeitos a condições meteorológicas e lavagens, o CeramiClear reteve mais de 80 por cento do seu brilho, enquanto que a maioria dos vernizes standard manteve pouco mais de 20 por cento do seu brilho. O verniz CeramiClear também suplantou a maioria dos vernizes correntes na resistência a efeitos cáusticos do ácido, em 50 por cento.

Esta tecnologia inovadora funciona com acabamentos à base de água, e pode ser usada com um sistema de circulação de ar convencional. A pintura com o CeramiClear não aumenta as emissões ou introduz novas emissões e pode diminuir o custo total de um construtor ao reduzir os danos no interior da fábrica e os toques durante a permanência do veículo no concessionário.

Os veículos pintados com o verniz CeramiClear continuam a ser susceptíveis a danos realizados com objectos tais como chaves, mas os riscos associados ao uso quotidiano, assim como a degradação provocada pelos raios ultravioletas, chuvas ácidas ou o sal, afectam menos o acabamento do veículo com o decorrer do tempo.

De forma a satisfazer a totalidade dos clientes, a PPG desenvolveu o mesmo verniz para o aftermarket – que providencia aproximadamente o mesmo nível de protecção que o verniz CeramiClear aplicado na origem. O CeramiClear foi o vencedor do Troféu de Ouro na categoria Pós-Venda e Peças de Reposição dos Grandes Prémios atribuídos durante o Salão Equip Auto 2005.

ACERCA DA PPG
 

A PPG é uma marca norte americana da PPG Industries, com sede em Pittsburgh, companhia que possui 113 unidades de produção e afiliadas na Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Inglaterra, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Filipinas, Correia do sul, Espanha, Taiwan, Tailândia, Turquia, EUA, e Venezuela. A PPG Industries está presente em todo o mundo, alcança vendas de mais de seis mil milhões de dólares anuais e tem mais de 31 mil empregados.

Através da maior das suas três divisões (a de tintas e resinas), a PPG tornou-se no primeiro fabricante de tintas para automóveis, trabalhando com a maioria dos fabricantes nos locais de produção. Na repintura, além da marca PPG, o grupo integra as marcas MaxMeyer e Nexa Autocolor.

A PPG foi fundada em 1883 pelo empresário e pioneiro industrial John Ford, pelo financeiro John Pitcairn e por alguns outros investidores visionários, antes mesmo do surgimento da indústria automóvel nos Estados Unidos. A primeira fábrica em Creighton, Pa., a cerca de 20 milhas de Pittsburgh, tornou a PPG no primeiro produtor de sucesso nos Estados Unidos, de vidro de alta qualidade. Muito maior que fábricas anteriores que se revelaram fracassos financeiros, a fábrica de Creighton terminou a dependência da América nas dispendiosas importações europeias de vidro para fachadas de lojas, espelhos e outras aplicações requerendo vidro robusto de elevada qualidade e claridade, em relação a finos vidros de janela, standard.

A diversificação da PPG teve início em 1899, com uma fábrica para fornecimento de alcali para as suas operações de fabrico de vidro. Seria o início de uma posição importante na indústria química. Em 1900, a aquisição de uma companhia de tintas de Milwaukee, marcou a diversificação para um negócio que era um bom complemento para o vidro, já que ambas as linhas de produtos frequentemente chegavam aos clientes através dos mesmos canais de distribuição. A PPG tornaria-se num produtor líder de revestimentos e tintas. Em 1968, o nome da companhia mudaria para PPG Industries. Desde então a PPG Industries tornou-se num nome conhecido no fabrico de vidros, produtos químicos, produtos de pintura e resinas.

Textos: Pedro Fontes e PPG | Fotos: PPG


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais