newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Repintura|Carroçaria > R-M


Destaque I
R-M Onyx HD
 

A linha hidrossoluvel da R-M dá pelo nome de Onyx HD. Trata-se de uma tinta para pinturas metalizadas (bicamada) à base de água, com reprodução de cores foscas para aplicação posterior de vernizes R-M.

Para a R-M, a inovação não deve fazer-se à custa dos costumes de trabalho e da infra-estrutura existente nas oficinas. Por isso, a linha Onyx HD utiliza-se no âmbito das estruturas habituais (cabines de pintura que correspondem às normas actuais, máquinas de mistura clássicas, sistema de lixagem em seco, pistolas HVLP, etc.)
A Onyx está totalmente adaptada à ferramenta de cor R-M Colormaster 2. Também se utiliza com o Crystal Base, a linha de cores básicas desenvolvida para acabamentos especiais.
A Onyx HD permite uma redução de 80% nas emissões de solventes, comparativamente aos acabamentos convencionais para automóveis, e obedece aos regulamentos vindouros sobre emissões. A emissão máxima de VOC da Onyx é de 150 gramas por litro.
Com a Onyx HD obtém-se um brilho incomparável, e isso graças aos vernizes Crystaltop HD e Ultratop HD, especialmente desenvolvidos para as bases à base de água.
Com a Onyx HD, beneficia-se das vantagens de uma linha hidrossolúvel (baixo conteúdo de dissolventes) e das de uma linha tradicional (facilidade de preparação, de aplicação e de armazenamento).

Destaque II
R-M Uno HD
 

A linha Uno HD são acabamentos de Alta Densidade (HD) para reprodução de cores sólidas de brilho directo. Esta linha foi desenvolvida obedecendo aos valores da R-M, nomeadamente protecção do meio ambiente, capacidade de utilização, perfeição do resultado, economia e produtividade. A Uno HD corresponde não somente às preocupações dos utilizadores, como também às normas e procedimentos previstos pelas novas legislações.

Com o Uno HD, a emissão de solventes é reduzida em quase 30% em relação a qualquer linha clássica. Esta percentagem é maior com a versão 420 (A Uno HD é uma linha versátil, cujo conteúdo de VOC também pode ser reduzido a 420 g/l), graças à utilização de aditivos especialmente criados para este efeito: o SC 05, o SC 15 e o endurecedor H 420. Se juntarmos a isto os efeitos induzidos pela utilização da pistola HVLP, reduz-se ainda mais a emissão de solvente.
Graças à sua forte concentração de pigmentos, o Uno HD proporciona um excelente poder de cobertura – devido ao seu extracto seco que é muito elevado, utilizará menos produto, podendo-se reparar um veículo completo de tamanho médio com 1,5 litros aproximadamente.
Composta por 29 cores básicas, um endurecedor e solventes, a linha UNO HD satisfaz não somente todas as necessidades de reprodução de cores sólidas de brilho directo, como também permite, igualmente, levar a cabo, de uma maneira rápida, todos os trabalhos com um resultado impecável em qualquer circunstância.

Destaque III
R-M Diamont
 

A linha Diamont é a solução mais eficaz para as cores envernizadas, quer sejam opacas, metalizadas ou nacaradas. O êxito do Diamont demonstra que uma linha de pintura pode ser económica, eficaz e fácil de utilizar.

Na secagem, bastam poucos minutos para que a cor Diamont fique mate, seca e pronta para aplicação de um dos vernizes da gama R-M. Isto permite aplicar os sistemas bicapa num tempo recorde.
O R-M Diamont também se caracteriza pela sua fácil aplicação sem necessidade de qualquer técnica especial. Graças ao seu excepcional poder de cobertura, o Diamont também demonstra que a qualidade do resultado não é uma questão de quantidade, mas sim de eficácia.

Destaque IV
R-M Quartz
 

Tendo em conta que no mundo do transporte rodoviário a imobilização da ferramenta de trabalho e o custo de reparação são factores económicos primordiais, a R-M desenvolveu uma gama completa de produtos destinados à pintura e reparação de camiões, autocarros e utilitários.

Conseguir reduzir o tempo de intervenção garantindo um brilho excepcional e um resistência muito boa ao longo do tempo, é um verdadeiro compromisso que a R-M alcançou, resultado de um know how totalmente reflectido na sua gama Quartz. A linha Quartz de brilho directo não é somente uma gama eficaz, mas também um sistema completo que responde a todas as exigências. A linha é composta por cores base, aditivos, subcapas e uma ferramenta de cor.

A linha Quartz, existe na versão Low VOC (com baixo conteúdo de solvente). Utilizando-a com os aditivos especialmente desenhados para ela, consegue-se cumprir hoje com as legislações ambientais mais severas do amanhã.

Destaque V
R-M Onyx Blender e Diamont Blender
 

Pintar rapidamente as superfícies pequenas é o objectivo dos produtos Onyx Blender e Diamont Blender, destinados a aumentar a rentabilidade das operações de reparação em pequenas superfícies.
Especialmente desenvolvidos para utilização com os produtos das linhas Onyx HD e Diamont, estes novos dissolventes da marca R-M conseguem reduzir rapidamente as distintas etapas de reparação da pintura. O processo é também mais simples, pelo que as técnicas de reparação rápida estão agora ao alcance de um maior número de profissionais de pintura de carroçarias.

Destaque VI
RM Chronolux CP
 

O Chronolux CP é um verniz destinado à reparação de peças soltas e pequenas imperfeições. Esta solução simples e inovadora possui um tempo de secagem de 15 a 20 minutos a 60 ºC e está dotada de uma excelente extensibilidade e uma grande fiabilidade de aplicação. Dispõe de um elevado conteúdo em sólidos, com o qual oferece um acabamento perfeito e garante uma excelente estabilidade do brilho.

Graças ao seu conteúdo de solventes inferior a 420 g/l, o Chronolux CP satisfaz todas as normativas europeias em matéria de solventes. O Chronolux CP foi desenvolvido para ser utilizado com o sistema aquoso Onyx HD. As iniciais "CP" significam “Compliant Product”, na medida em que se trata de um produto que cumpre os requisitos legais no que toca à emissão de solventes.

Destaque VII
R-M Supremelux CP
 

O R-M Supremelux CP, é um novo verniz destinado sobretudo às reparações de automóveis da gama alta, sendo que com o seu uso é possível fazer frente às agressões externas como aquelas oriundas das escovas de lavagem, gravilha e inclusive o sal descongelante. Graças ao seu elevado conteúdo de extracto seco, o Supremelux CP apresenta uma grande resistência aos riscos, ao mesmo tempo que garante um acabamento brilhante irrepreensível, estável e duradouro.

Esta laca da nova geração aplica-se facialmente e tem um tempo de secagem curto. São necessárias duas capas; sobre as superfícies verticais é possível optar por uma capa fina e uma capa molhada. Outras vantagens para as oficinas de chapa e pintura: a evaporação entre as capas não é necessária, a secagem realiza-se em tempo recorde, mais precisamente 30 minutos a 60º com infravermelhos. Por último, o Supremelux CP goza de uma excelente aptidão para o polimento. O seu conteúdo de COV é inferior a 420 g/l.

Destaque VIII
R-M Colormaster 2
 

A repintura automóvel é uma arte e, como tal, a reprodução das cores é sempre vista como algo de preocupante. Para tornar essa preocupação um dado do passado, a R-M criou o Colormaster 2, um sistema de cartas que permite ao profissional escolher rapidamente e reproduzir com a maior fiabilidade possível a cor. Este instrumento de cor por excelência contém todos os tons que os construtores lançaram no mercado nos últimos doze anos, sendo permanentemente actualizado.

ACERCA DA R-M
 

A R-M é uma marca de produtos para pintura automóvel, de origem norte americana, pertencente à BASF Coatings, uma divisão operacional do Grupo BASF, líder em produtos químicos. A BASF Coatings está no top três em tintas para Equipamento de Origem (OEM) e tintas para repintura automóvel e veículos comerciais. Integra as marcas R-M, Glasurit e Salcomix.. A R-M possui fábricas em França, Alemanha, Espanha e EUA. Os seus produtos são comercializados em todo o mundo, e a par do mercado de pós venda, marca presença junto de praticamente todos os construtores automóveis.

A empresa Rinshed-Mason (R-M), estabeleceu-se em Detroit (EUA) em 1919, tendo em 1926 entregue a primeira remessa de tintas para a Cadillac. Só em 1963, dá-se a primeira implantação fora dos EUA, através da criação da R-M França. Em 1986, passa a fazer parte do Grupo BASF (divisão BASF Coatings S.A.).

Textos: David Cupertino e R-M | Fotos: R-M


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais