newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Travões > Bendix


Destaque I
Bendix CT-3
 

As pastilhas de travão Bendix CT-3 são concebidas com matérias-primas únicas (material de fricção com fibras cerâmicas) que virtualmente eliminam o ruído e o pó. Proporcionam igualmente uma elevada durabilidade e eficácia de travagem. Os pratos de apoio são unidos termicamente.

Destaque II
Bendix KitDisc+
 

O Bendix KitDisc+ é um conceito simples, onde, com uma única referência se dispõe, agrupado numa mesma embalagem, de um jogo de discos e pastilhas para cada um dos veículos de turismo com maior presença no mercado de substituição.

Este produto foi lançado no mercado com o objectivo de proporcionar um melhor serviço a todos os níveis da distribuição, já que aporta vantagens nos campos da qualidade, gestão e económicas, o que o torna num produto muito interessante, tanto para o usuário como para a oficina e distribuidor.

O facto de cada jogo de discos e pastilhas ter uma única referência, torna o KitDisc+ mais simples de gerir. Por outro lado, o KitDisc+ é mais compacto, facilitando a arrumação, ao mesmo tempo que proporciona uma simplicidade única ao trabalho do mecânico. É mais económico quando comparado com o custo das peças individualmente, e mais profissional dado que implica a aplicação de discos e pastilhas da mesma marca.

Redução do custo de instalação, qualidade de montagem, redução do custo de armazenamento e qualidade Bendix, são, pois, alguns predicados do KitDisc+, que acompanha, assim, a tecnologia utilizada no equipamento de origem e se adapta à evolução do mercado de reparação automóvel.

ACERCA DA BENDIX
 

A Bendix é uma marca norte-americana pertencente à Honeywell Friction Materials, uma divisão do Grupo Honeywell. A Honeywell Friction Materials é um grande fabricante de produtos de fricção automóvel para Equipamento de Origem e aftermarket, possuindo 13 fábricas e cinco grandes instalações de engenharia em nove países. A Honeywell Friction Materials fabrica e comercializa pastilhas e maxilas de travão, kits de reparação, discos e tambores, componentes hidráulicos, pinças recondicionadas, cabos, tubos, fluidos de travão, analisadores de fluidos e outros produtos de travagem para o mercado de substituição e Equipamento de Origem. Os produtos de fricção destinam-se a automóveis de turismo, comerciais ligeiros e pesados, cobrindo 95% das necessidades do mercado europeu.

Na Europa, a Honeywell Friction Materials opera através de quatro unidades fabris localizadas em França, Alemanha e Espanha (2), produzindo mais de 64 milhões de pastilhas por ano. A distribuição dos produtos para o aftermarket na Europa, África e Médio Oriente, realiza-se através de uma rede de seis centros principais de distribuição e dez escritórios de venda.

O Grupo Honeywell, por seu turno, serve clientes em todo o mundo com produtos e serviços aeroespaciais; tecnologias de controlo para edifícios, casas e indústria; produtos para veículos; sistemas de geração de energia; químicos especializados; fibras; plásticos; e materiais electrónicos. A companhia emprega aproximadamente 120 mil pessoas em 95 países. A Honeywell Inc. foi fundada em 1885, registada em 1927 e admitida e cotada na Bolsa de Nova York em 1929. A Honeywell Inc. está também cotada nas bolsas de Londres, Chicago e Pacífico.

A marca Bendix foi criada em 1924, por Vincent Bendix. Vincent Bendix, contudo, fez a sua incursão no mundo automóvel muito antes, quando em 1911 granjeou sucesso com a invenção do motor de arranque que anunciou como "a mão mecânica que arranca o seu carro".

Em 1924, depois conhecer o engenheiro francês Henri Perrot, num salão europeu de automóveis, Bendix adquiriu a licença das patentes dos calços de travão de Perrot. Com isto, Vincent Bendix embarcou numa carreira notável com o lançamento da Bendix Engineering Works e a marca Bendix, um nome hoje conhecido mundialmente. O seu fundador morreu em 1945.

Em 1969, um grande passo para a humanidade e também para a Bendix, quando os astronautas do Apollo 11, Neil A. Armstrong e Edwin Aldrin Jr., se tornaram nos primeiros homens a caminhar na lua levando equipamento científico desenhado e construído pela Bendix. A Bendix Corporation, como era então designada, esteve profundamente envolvida em missões do espaço durante finais dos anos 60 e anos 70, chegando a ter a Bendix Launch Support Division, localizada no Kennedy Space Center.

Mas as maiores inovações da marca têm sido no campo da travagem. Em 1962, a Bendix lança os primeiros discos de travão para as quatro rodas, destinados a um carro produzido nos Estados Unidos – Studebaker Avanti. Em 1967, os cilindros duplos de travão, criados pela Bendiz, tornaram-se equipamento standard em todos os caros dos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, a Bendix alcançou o marco de produzir 200 milhões de calços de travão. Somente alguns anos mais tarde, em 1971, a Bendix introduziu os travões ABS, com o primeiro sistema de ABS às quatro rodas a ser usado no Chrysler Imperial.

Textos: Pedro Fontes e Bendix | Foto: Bendix


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais