newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Velas > Champion


Destaque I
Champion EON
 

A vela de ignição Champion EON foi especificamente desenhada para os mais avançados motores multiválvulas, incorporando elevadas especificações técnicas. Fixa novos standards em prestações, duração, eficácia, economia e controlo de emissões.

Proporciona melhores resultados em motores de mistura pobre e elevadas compressões; excepcional eficácia nos arranques a frio; manutenção das suas elevadas prestações durante toda a vida útil da vela; excelente controlo das emissões contaminantes; grande economia de combustível, tanto numa condução de cidade como a alta velocidade; e uma rápida resposta ao acelerador em todo o tipo de solicitações do motor. Encerra os seguintes avanços tecnológicos:

Utilização de platina (um material resistente ao calor e à corrosão): a vida útil da vela foi prolongada. A platina é soldada na ponta dos eléctrodos, reduzindo significativamente o desgaste – o nome EON significa serviço de longa duração;

Incorporação de tecnologia de duplo cobre: eléctrodo central de cobre e parede fina para melhor dissipação do calor; eléctrodo de massa com núcleo de cobre - melhor dissipação do calor e maior duração (60.000 km);

Maior separação entre os eléctrodos (+0,25 mm), proporcionando uma maior aceleração durante toda a vida útil da vela e uma eficiente combustão, o que reduz tanto o consumo como as emissões;

Tanto o isolador projectado como o maior diâmetro do assento, contribuem para um esfriamento de efeito “turbo” em redor da ponta do isolador. O isolador projectado também aumenta o efeito de auto limpeza;

A concepção do supressor F.I.S.S. de 5k Ohm mantém constantes os requerimentos de voltagem da vela para um ralenti mais estável, melhorando a dissipação da temperatura. As menores tolerâncias convertem ainda a EON, numa vela ideal para aplicações em motores de normativa OBD (Tomada Interna de Diagnóstico);

Terminal em latão proporciona um melhor contacto; Isolador de cerâmica C7000 sem estrias proporciona maior resistência a fugas de corrente (Tecnologia F1).

Com somente seis referências, a Champion EON cobre 85% das aplicações para veículos fabricados posteriormente a 1990. Inventário reduzido, máxima eficácia e espaço mínimo.

Destaque II
Champion OE
 

As velas Champion para o aftermarket possuem todas a mesma qualidade das velas equipadas como Equipamento de Origem. Para reforçar esta ideia junto dos consumidores, a Champion lançou as velas de ignição OE (Original Equipment), onde, mais uma vez, a qualidade OE está garantida para todos os veículos. Proporcionam elevada eficiência, baixas emissões e uma vida útil prolongada. A gama completa das Champion OE é composta por mais de 150 velas de ignição, abrangendo todo o diverso parque automóvel actual, sendo que as principais 50 referências cobrem 90% das vendas. As velas Champion OE possuem as tecnologias de cobre duplo, múlti-eléctrodo e platina.

Destaque III
Champion Velas de Incandescência
 

As velas de incandescência Champion, disponíveis com 4, 5 e 6 mm, têm um tempo de aquecimento ultra rápido - três segundos - o que leva a uma melhoria dramática nos arranques do motor a frio.

Um outro factor com crescente importância tem a ver com as características do pós-aquecimento da vela, que melhora a eficiência do motor após o arranque a frio, antes da temperatura ideal de funcionamento ter sido atingida. A temperatura da mola helicoidal de aquecimento é mantida a um nível constante abaixo dos 1000ºC durante 3 minutos.

Isto leva a uma maior eficiência do motor, nomeadamente a uma redução das emissões poluentes, melhoria da resposta do motor e maior suavidade de funcionamento, ajudando a eliminar o terrível ruído áspero e dissonante no período logo após o arranque. Todos esses factores contribuem para melhor economia de combustível, ajudando o motorista e o ambiente.

Desenhadas em Itália para satisfazerem e excederem as especificações mais exigentes dos fabricantes de motores, as velas de incandescência Champion são Equipamento de Origem nos mais avançados motores Diesel do mundo. A gama Champion cobre mais de 97% do parque europeu de carros Diesel.

ACERCA DA CHAMPION
 

A estreita colaboração da Champion com os principais construtores de veículos, assegura o desenvolvimento tecnológico não só na área das velas (onde é líder desde 1908), como também nas áreas da visibilidade,  filtragem, etc.

A marca Champion, inicialmente propriedade da Cooper Industries, foi adquirida em 1998 pela Federal Mogul Corporation, uma companhia fundada em 1899 e com sede em Southfield, Michigan (EUA). A Federal Mogul Corporation é um produtor de peças para veículos, fornecendo soluções inovadoras e sistemas a clientes globais do ramo automóvel.

Com 130 unidades de produção em 29 países nos seis continentes, e empregando 45 mil funcionários em 34 países, a Federal Mogul está no leque dos 15 maiores fabricantes de componentes para automóveis do mundo, fornecendo importantes clientes com Equipamento de Origem. É um dos fornecedores líderes de componentes para o aftermarket independente europeu. O negócio de aftermarket representa quase metade das vendas da companhia, sendo o mercado europeu uma fatia de quase 1/3 do negócio da Federal Mogul.

São oito as Marcas Fortes (Power Brands) do negócio de Aftermarket da Federal Mogul na Europa, que beneficiam da mesma estratégia organizacional e de comunicação da companhia, acompanhadas por Marcas de Suporte (Support Brands) – marcas com relevância apenas em alguns mercados nacionais.

Marcas Fortes: Champion (velas de ignição e de incandescência); Ferodo (fricção); Moog (chassis); Payen e Goetze (juntas); AE, Glyco, Goetze, Nüral (peças motor).

Marcas de Suporte: Champion (escovas limpa pára brisas, filtros e cabos de ignição); Abex, Beral, Duron e Necto (fricção); TRW (peças motor). 

Textos: Paulo Silva e Champion | Fotos: Champion


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais