newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Velas > Autolite


Destaque I
Autolite Dupla Platina
 

A platina é actualmente um dos metais mais resistentes aplicado nas extremidades das velas. Devido à sua resistência, elimina virtualmente a erosão e tem uma duração maior relativamente às velas standard. A vela de ignição Autolite Dupla Platina incorpora duas pontas de platina para uma duração de vida da vela excepcional; eléctrodo central semi-fino para elevada performance; resistência antiparasita; eléctrodo central com o núcleo em cobre; e bico prolongado para maior resistência à sujidade.

Os resultados são: duração de vida prolongada (garantia de 3 anos ou 100 mil km); a segurança de um melhor arranque a frio; menos consumo de combustível; uma performance optimizada; uma melhor protecção do conversor catalítico; e menos poluição emitida para a atmosfera.

Destaque II
Vela de Incandescência Autolite
 

A Vela de Incandescência Autolite caracteriza-se pela sua elevada fiabilidade. Reduz o tempo de arranque e queima o combustível de um modo completo, diminuindo a emissão de partículas poluentes. O grande número de referências é outra característica.

ACERCA DA AUTOLITE
 

A Autolite é uma marca norte-americana que faz parte do terceiro maior fabricante do mundo de velas de ignição, com uma produção de mais de um milhão de velas por dia. Velas de incandescência e cabos de ignição são outros produtos Autolite. Com sede em Danbury, Conn., EUA, a Autolite é uma unidade do Grupo Honeywell Consumer Products, que fabrica os filtros Fram; os produtos car care e de refrigeração Prestone; as velas e cabos de ignição Autolite; e os produtos car care Holts.

O nascimento da Autolite deu-se em 1911, quando duas pequenas companhias iniciaram a produção de lâmpadas para buggys, tendo-se tornado num produtor de peças automóveis fluorescente nos anos 30. Mas a sua história como fabricante de velas de ignição teve início em 1935, quando Royce G. Martin, Presidente da Electric Autolite Company, construiu um laboratório para desenvolver a primeira vela de ignição Autolite. A liderar o projecto estava Robert Twells, um engenheiro cerâmico que avidamente pesquisou patentes de correntes e tecnologia isoladora de cerâmica.

Com uma mão cheia de novos desenhadores e membros da equipa, foram necessários somente alguns meses até que a Electric Autolite Company possuísse velas de ignição para distribuição. A Autolite teve um sucesso imediato, à medida que a marca fornecia velas de ignição e outras peças de ignição para marcas líderes de automóveis, incluindo a Chrysler, Studebaker, Packard e Willys.

A Autolite foi a primeira a produzir a vela de ignição “resistor” em 1949, desenhada para prolongar a vida do eléctrodo e reduzir a interferência dos rádios. O modelo tornou-se standard para motores automóveis, sendo usado ainda hoje. Foi também a primeira companhia a lançar no mercado a primeira vela de ignição com ponta auto lavável em 1952.

Produziu a sua primeira vela de platina em 1987. No âmbito da sua ampla gama de velas de ignição para automóveis e aplicações para pequenos motores, a Autolite é conhecida pelas suas velas de ignição de Dupla Platina. Estas velas têm uma duração superior até 30% do que a média das velas e providenciam uma performance optimizada. A Autolite tem sido a Vela de Ignição Oficial das provas Nascar desde Abril de 2002.

A Honeywell, por seu turno, é um grupo industrial líder que serve clientes em todo o mundo com produtos e serviços aeroespaciais; tecnologias de controlo para edifícios, casas e indústria; produtos para veículos; sistemas de geração de energia; químicos especializados; fibras; plásticos; e materiais electrónicos. A companhia emprega aproximadamente 120 mil pessoas em 95 países. A Honeywell está cotada na bolsa de Nova Iorque, assim como nas bolsas de Londres, Chicago e Pacífico. 

Textos: Paulo Esteves e Autolite | Foto: Autolite


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais