newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Velas > Brisk


Destaque I
Brisk A-Line Yttrium
 

As Brisk A-Line Yttrium são as mais recentes velas de ignição da Brisk, com eléctrodos com liga de ítrio e desenho melhorado. Possuem uma cobertura de 97% do parque automóvel e permitem intervalos de substituição até 100 mil quilómetros (dependendo dos tipos). Uma gama básica reduzida permite uma grande cobertura do parque automóvel.

Destaque II
Brisk Premium ZC/ZS
 

A Brisk Premium ZC/ZS é uma vela de ignição com uma concepção radicalmente diferente das tradicionais velas de ignição, proporcionando três descargas eléctricas simultâneas por cada impulso da unidade electrónica de controlo. Adicionalmente, as descargas eléctricas distribuem-se 360º em redor do eléctrodo central até ao seu cume, ao mesmo tempo que existe uma distância suficiente entre as faíscas individuais, o que proporciona uma perfeita ignição da mistura ar-combustível na câmara de combustão.

A vela de ignição Brisk Premium ZC/ZS reduz o número de ciclos de ignição deficientes, principalmente na mudança dos modos de funcionamento do motor. O funcionamento uniforme de cada cilindro melhora a admissão de combustível, resultando num andamento mais suave do motor. Intensas descargas eléctricas (três simultâneas) proporcionam uma melhor queima da mistura ar-combustível, reflectindo-se na máxima utilização de energia do combustível e numa combustão imediata após a ignição.

A igualdade de funcionamento dos ciclos individuais do motor que a vela Brisk Premium ZC/ZS proporciona eleva a performance do veículo, com redução proporcional do consumo de combustível (1%). A utilização da Brisk Premium ZC/ZS reduz, ainda, as emissões nocivas de gases de escape, em particular monóxido de carbono (CO).

Um pino na extremidade de recepção dos impulsos reforça o isolador, providenciando melhor resistência contra vibrações adversas. A forma do isolador externo melhora a resistência contra as descargas eléctricas de alta voltagem. Por último, o eléctrodo central concebido com uma liga especial providencia uma perfeita remoção do calor da parte activa e mantém uma temperatura apropriada em condições extremas.

ACERCA DA BRISK
 

A Brisk é uma reputada marca Checa da companhia Brisk Tábor, onde as velas de ignição e as velas de incandescência para motores de combustão, constituem o programa dominante do seu portfolio de produtos. As velas de ignição e as velas de incandescência Brisk são fornecidas para os mercados de substituição em mais de 50 países em todo o mundo.

A história da marca começa em 1935, quando a companhia Brita, produtora de velas de ignição com mica e depois com isolamento em cerâmica, foi fundada em Tábor, República Checa. Em 1953, uma outra empresa, denominada Jiskra, foi fundada, dando ênfase à produção de velas de ignição para carros. Finalmente, em 1992, foi fundada a companhia conjunta Brisk Tábor a.s., como sucessora legal da empresa estatal Jiskra. Em 1997, iniciou o fornecimento de velas de ignição para Equipamento de Origem, à Skoda Auto a.s.. Em 1999, a companhia foi considerada como um dos melhores fornecedores da VW. 

Textos: João Lima e Brisk | Fotos: Brisk


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais