newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Baterias > Bosch


Destaque
Bosch S3, S4 e S5,
 

Três novas linhas de baterias desenhadas para diferentes requisitos dos veículos; Valores eléctricos mais elevados para requisitos maiores de energia dos veículos; Arranque a frio melhorado e fornecimento de energia fiável; Totalmente sem manutenção.

Com as três novas linhas de baterias S3, S4 e S5, a Bosch passa a fornecer uma gama à medida de todos os requisitos de energia de dos veículos. Isto porque a selecção da bateria de arranque correcta depende da classe do veículo, equipamento electrónico, estilo de condução e condições climatéricas. Para veículos com poucos requisitos em termos de consumo, a Bosch disponibiliza a S3. Para exigência maiores da maioria das classes de veículos, a Bosch recomenda a bateria de arranque S4. A Bosch S5 é desenhada especificamente para os maiores requisitos de energia dos modernos veículos equipados com um grande número de consumíveis de energia tais como o ESP, aquecedores estacionários, ar condicionado e CD/DVD. As novas baterias Bosch estão disponíveis a partir do corrente mês.

Com a sua maior capacidade e valores eléctricos maiores para um arranque a frio, as novas baterias S3, S4, e S5 da Bosch satisfazem os exigentes requisitos de qualidade que os construtores requerem das baterias. A utilização da Tecnologia Bosch Silver reduz significativamente a corrosão causada pelo calor, aumentando como resultado a vida da bateria. Com o seu consumo mínimo de água, as novas baterias são isentas de manutenção durante toda a sua vida. A tampa da bateria selada providencia segurança máxima, assegurando entre outras coisas que o ácido não verta durante o transporte e quando a bateria não está horizontal. As pegas ergonómicas tornam as baterias fáceis de transportar e prontas a instalar.

Áreas específicas de utilização das baterias Bosch S3, S4 e S5
As baterias Bosch S3 são a solução económica para veículos com poucos requisitos em termos de consumo de energia. O desenho técnico da bateria Bosch S4 foi desenvolvido para veículos compactos e de tamanho médio, e também para veículos com características superiores. Mais 15% de potência de arranque do que as baterias convencionais para carros assegura um arranque eficaz em qualquer altura do ano. Esta gama S4 cobre 97 por cento do mercado total europeu de automóveis e também satisfaz os requisitos especiais dos veículos asiáticos.

As baterias Bosch S5 são desenhadas para veículos modernos com características eléctricas extensivas. Mais ainda, a sua capacidade entre 52 e 110 Amperes-hora e correntes até 920 A assegura um arranque eficaz para motores diesel que necessitam de maior energia para o arranque. A Tecnologia Silver e os elevados valores eléctricos aumentam a vida da bateria Bosch S5 até 30 por cento comparativamente à baterias convencionais.

Destaque
Bosch Silver Plus
 

Com 30% mais de energia de arranque a frio que a bateria Bosch-Silver, a bateria Bosch-Silver Plus, para automóveis ligeiros, proporciona um arranque imediato, mesmo após paragens prolongadas sob intenso frio. O modelo Silver Plus da Bosch, caracteriza-se por uma vida útil melhorada em 30%, pelo baixo nível de descarga e um óptimo rendimento, incluindo quando se utiliza com frequência em trajectos curtos. É especialmente resistente contra temperaturas elevadas sob o capot e descargas intensas, graças à nova geometria da grelha e inovadora liga de prata.

Por outro lado, com a Silver Plus, o condutor do veículo pode estar sempre a par do estado da carga da bateria, graças ao prático indicador do Power Control System: verde significa “ok”; cinzento significa “verificar/carregar” e branco significa “substituir”. A Silver Plus não verte, é fácil de transportar, está pronta a instalar e é 100% livre de manutenção. Esta bateria com uma cobertura superior a 85% do mercado é também fácil de reciclar.
 

Destaque
Bosch Silver
 

Se a gama média alta da Bosch está retratada nas baterias Bosch Silver Plus; a gama média para automóveis ligeiros está disponível através da gama Bosch Silver. Tal como acontece com a gama Bosch Silver Plus, a patenteada liga de chumbo, cálcio e prata, proporciona às baterias Bosch Silver uma vida útil superior em 30% relativamente a uma bateria convencional; 30% mais de potência de arranque; não necessitam de manutenção; possuem o Power Control System que informa sobre o estado de carga; uma maior protecção contra corrosão, principalmente em altas temperaturas; e uma baixa auto descarga. A geometria e construção da grelha permitem uma melhor condutibilidade, tornando a bateria mais resistente numa condução tipo “pára-arranca”, mesmo a baixas temperaturas. Possui uma tampa labiríntica à prova de derrame que impede a perda de água por evaporação.
 

ACERCA DA BOSCH
 

A Bosch é uma marca alemã do Grupo Bosch, o maior fabricante independente do mundo de componentes automóveis para Primeiro Equipamento e aftermarket, com mais de 280 subsidiárias e mais de 12 mil Bosch Service Centers localizados em mais de 140 países. Produz componentes e sistemas para a indústria automóvel em 146 fábricas, implantadas em 26 países. No total emprega mais de 220 mil pessoas e tem um volume de vendas anual superior a 40 biliões de euros. A Bosch em Portugal é uma filial do Grupo Bosch, empregando perto de quatro mil pessoas. 

O programa Bosch de A a Z para o sector automóvel contempla: Baterias, buzinas e fanfarras, cabos de ignição, correias, escovas limpa-vidros, filtros (óleo, ar, combustível, filtros de habitáculo de carvão activo e standard), injecção de gasolina, motores de arranque, alternadores, pequenos motores, sistemas e componentes para injecção Diesel, sistemas e componentes para travões, velas de incandescência, velas de ignição e equipamentos oficinais.

A génese da actual Robert Bosch GmbH, data de 1886, quando Robert Bosch (1861-1942) fundou o "Workshop for Precision Mechanics and Electrical Engineering " em Estugarda, Alemanha. Em 1887, Robert Bosch construiu o seu primeiro magneto de baixa voltagem, encomendado por um construtor de máquinas. Este magneto foi usado num motor estacionário. Desenvolveu, depois, o magneto de alta voltagem em 1902, invenção que conquistou o mundo. Nos primeiros anos de vida da sua existência, a companhia subsistia principalmente com trabalhos de instalação.

Em 1897, Bosch testou o seu magneto pela primeira vez num veículo – um triciclo. Só em 1901, Robert Bosch inaugurou a primeira fábrica, localizada em Estugarda, com apenas 45 funcionários. No final de 1910, a Bosch foi a primeira companhia a fornecer um sistema eléctrico completo para automóveis, consistindo de magneto, velas de ignição, faróis, alternador e botão regulador.

No início do século passado o sistema limpa pára-brisas da Bosch foi o primeiro a desempenhar a sua função de forma eficaz: ao contrário de outros sistemas disponíveis na altura, não trabalhava por vacum, sistema dependente das rotações do motor. O sistema limpa pára-brisas Bosch era alimentado por um motor eléctrico. Em 1927, a Bosch desenvolveu a primeira bomba de injecção Diesel e tornou-a num standard, abrindo caminho ao sucesso do sistema Diesel.

Em 1978, a Bosch introduziu o primeiro sistema ABS (Anti-Blocking-System) do mundo. Em complemento ao ABS, introduziu o sistema de tracção ASR em 1986, que previne o deslizamento das rodas de tracção. A Bosch estabeleceu novos standards na iluminação em 1991, com a introdução do Litronic, uma lâmpada de descarga a gás. Em 1995, lança o Electronic Stability Program (ESP), como suporte aos sistemas ABS e ASR em situações críticas.

Em 1997, a Bosch introduziu no mercado um novo sistema de injecção Diesel, onde a alta pressão é formada numa calha de armazenamento (Common Rail), preenchida com combustível. Esta construção torna os veículos a Diesel mais económicos, mais amigos do ambiente e silenciosos. A Bosch também possui o sistema de injecção directa para motores a gasolina, que limita o consumo em cerca de 15% comparativamente ao sistema de injecção standard, assim como a emissão de poluentes.

O SBC (Sensotronic Brake Control), lançado em 2001, é outro dos produtos de eleição da Bosch. Este dispositivo equipado com sensores calcula a pressão de travagem para cada roda, trabalhando em conjunto com os sistemas ABS e ASR. Desde que foi fundada, a companhia expandiu-se de forma continuada, tornando-se no Grupo Bosch, uma companhia internacional activa em todos os campos da engenharia automóvel.

Textos: Pedro Fontes e Bosch | Fotos: Bosch


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais