newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Baterias > Optima


Destaque I
Optima RedTop
 

A Optima RedTop, é uma bateria de arranque de grande resistência, preparada para as mais duras condições de utilização. Beneficia das tecnologias Spiralcell* e V-Tech (protecção anti-vibração reforçada. Fruto da incorporação do disco V-Tech, a bateria Optima RedTop, é aproximadamente 70% mais resistente que as baterias convencionais de placa de chumbo).

É uma bateria 100% livre de manutenção, tem uma maior superfície de matéria activa relativamente a uma bateria convencional e pode ser instalada em qualquer posição. Suporta recargas rápidas (admite intensidades até 100 A, recarregando-se totalmente em aproximadamente 1 hora) e, ao contrário das baterias de gel, não requerem um equipamento de carga especial.

A sua baixa auto-descarga, de somente 10 a 25% ao fim de um ano, torna-a ideal para aplicações estacionais. Além disso, suporta até três vezes mais ciclos que as baterias convencionais. Não emite gases e conta com válvulas de segurança para os casos de sobrecarga e mal utilização. Em caso de uma hipotética rotura da carcassa, não derrama electrólito e continua a funcionar. Beneficia de uma garantia de 2 anos.

*Tecnologia Spiralcell
É uma técnica desenvolvida na indústria espacial: o peso e o volume têm de ser reduzidos ao máximo sem prejudicar a performance, a resistência à vibração tem de ser muito elevada e a variação de temperatura assume uma grande importância.

Particularidade da tecnologia Spiralcell – O ácido está impregnado na fibra de vidro, enrolada à volta de finas placas de chumbo. Isto forma um elemento em forma de espiral, comparável a um rolo de papel com muitas camadas.

Esta construção permite utilizar chumbo de uma grande pureza, sem utilização de antimónio, o que contribui para o aumento da duração da vida da bateria Optima. Graças à utilização de pacas de chumbo muito finas, a superfície activa é 50% a 100% maior que numa bateria tradicional. A resistência interna é reduzida e a pressão na unidade da placa de chumbo é uniforme.

Somente a tecnologia Apiralcell permite: Capacidade de arranque excepcional, mesmo durante condições muito frias ou de intenso calor; Duração de vida 2 a 3 vezes mais longa que uma bateria standard; Extrema resistência aos choques e às vibrações; Recarga muito rápida; Montagem em qualquer posição porque as baterias com esta tecnologia não contêm ácido líquido, sendo ainda baterias 100% estanques; Auto descarga muitíssimo lenta; Tamanho reduzido.

Destaque II
Optima YellowTop
 

A bateria de semi-tracção Optima YellowTop, é um tipo de bateria de ciclo profundo, com grande reserva de energia, estando especialmente vocacionada para aplicações onde é necessária uma entrega constante de energia.

Incorporando a tecnologia Spiralcell, a série Optima Amarela tem uma grande ciclicidade (3500 ciclos para descargas de 30%, 700 ciclos para descargas de 60%, 350 ciclos para descargas de 100%) e proporciona uma tensão constante e estável ao longo do processo de descarga. Beneficia de uma garantia de 1 ano.

ACERCA DA OPTIMA
 

A Optima é uma marca da Optima Batteries, uma companhia com sede em Colorado, EUA, que fabrica produtos revolucionários que se estão a tornar standard em todo o mundo no que toca a fontes de energia electroquímicas.

As baterias Optima foram primeiramente desenvolvidas por engenheiros na companhia Gates Rubber, em Denver, EUA, no início dos anos 70, tendo a pesquisa e desenvolvimento das mesmas continuado durante os anos 70 e 80. Em 1992, as operações de pesquisa e produção foram adquiridas pelo Grupo Gylling da Scandinavia. O Grupo Gylling, construiu uma nova fábrica e sede corporativa perto do Aeroporto Internacional de Denver.

Em 1 de Novembro de 2000, a Johnson Controls, Inc., adquiriu a Optima Batteries, Inc., do Grupo Gylling da Scandinavia. Hoje, as baterias Optima fabricadas no Colorado, são vendidas e enviadas de Denver para distribuidores em 60 países espalhados por todo o mundo, incluindo África, Ásia, Europa, Médio Oriente e América do Sul.

A Johnson Controls Inc. (JCI) é um produtor global e líder na produção de sistemas para veículos, gestão e controlo de edifícios. No mercado automóvel, é um importante fornecedor de assentos, sistemas interiores e baterias, sendo o maior fabricante de baterias dos Estados Unidos. A JCI possui 136 mil empregados em mais de 1000 locais e serve clientes em 125 países. Fundada em 1885, a companhia está sedeada em Milwaukee, Wisconsin, EUA.

Textos: Paulo Silva e Optima | Fotos: Optima


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais