newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Car Care > WD-40


WD-40
 

O WD-40 é um óleo multiusos. As cinco funções básicas do WD-40 são: Dispersante de água/dieléctrico, limpeza, penetrante e desbloqueante, protector, lubrificante. A partir destas funções são reconhecidas mais de mil usos em áreas tão diversas como a reparação automóvel, indústria, construção civil, manutenção, limpeza e conservação de armas, bricolage, etc. A sua versatilidade e qualidade, fazem dele o produto multiusos número um a nível mundial, com mais de dois mil usos conhecidos.

Dispersante de água/dieléctrico – Cobre totalmente as superfícies penetrando debaixo da humidade destas e criando uma barreira protectora.

Limpeza – O WD-40, passa através da sujidade, óleo, graxa, alcatrão, cola, massa, etc., facilitando a limpeza do material.

Penetrante e desbloqueante – A acção super penetrante do WD-40, libera e solta as peças bloqueadas, oxidadas ou sujas.

Protector – A fórmula resistente à corrosão do WD-40, cobre as peças pulverizadas criando uma barreira altamente protectora e resistente durante um tempo prolongado.

Lubrificante – A características lubrificantes do WD-40 espalham-se por todas as superfícies e peças, permanecendo duradouramente.

O WD-40 encontra-se agora disponível com nova cabeça pulverizadora de dupla acção (imagem), que proporciona uma difusão melhorada do produto e uns resultados ainda mais profissionais. Para aplicar o WD-40 cobrindo uma superfície mais ampla, basta pulverizar deixando o tubo em baixo. Já quando necessita de aplicar o WD-40 com precisão, ou em algum ponto de difícil acesso, basta levantar o tubo para obter um esguicho preciso e potente. Esta forma de pulverização, também é adequada quando é necessário aplicar o produto com força sobre a superfície a tratar.

ACERCA DA WD-40
 

A marca WD-40 é propriedade da WD-40 Company, uma empresa multinacional com presença em mais de 187 países, que fizeram do produto WD-40, a marca líder do mundo dentro da categoria dos óleos multiusos. Cotada na Bolsa de Nova York (Nasdaq) desde 1973 com as siglas WDFC, a Companhia WD-40, já ultrapassou os 50 anos de presença no mercado, com vendas registadas de cerca de 240 milhões de dólares por ano.

O WD-40, um produto criado em 1953 em São Diego (Califórnia), na sua origem exclusivamente para uso na indústria aeroespacial, como protector (inibidor de óxido e corrosão, lubrificante e limpador de metais) nos foguetes Atlas da NASA, passou a ser o multiusos mais vendido em todo o mundo, com mais de duas mil aplicações reconhecidas. Aplicações tão curiosas como: despegar pastilha elástica da roupa ou tirar restos de alcatrão, são argumentos para o aumento da legião de utilizadores que já conhecem a versatilidade do produto. Cada dia que passa compram-se mais de 53 milhões de latas WD-40, o que o torna líder de mercado.

A marca WD-40 foi criada pela companhia Rocket Chemical, quando em 1953 a NASA solicitou o desenvolvimento de um repelente de humidade (Water Displacer) para uso na indústria aeroespacial, tendo o seu nome surgido das iniciais WD: Water Displacer; 40: na tentativa nº 40 foi aprovada a fórmula. Em 1961, uma ligeira essência é adicionada à fórmula do WD-40, para evitar o odor de petróleo destilado. Sendo esta a única modificação efectuada na fórmula original até aos nossos dias. Alguns anos mais tarde, em 1969, a companhia Rocket Chemical, muda a sua denominação para WD-40 Company, Inc.

Em 1973, a Companhia WD-40, é cotada na Bolsa de Nova York - Nasdaq, e em 1985, constrói a sua sede para a Europa em Milton Keynes, Inglaterra, sede oficial também para África e Países Árabes. O ano de 1993, marca a celebração do 40º aniversário da Companhia WD-40, com mais de 100 milhões de dólares em vendas de um só produto, ao mesmo tempo que é criada a WD-40 Company Ltd. Espanha (Na Europa também existem filiais em França, Alemanha e Itália).

Dois anos mais tarde, em 1995, a WD-40 Company, adquire a nível mundial a conhecida marca 3-En-Uno, com mais de 110 anos no mercado. Em 1997, a Companhia WD-40, renova o seu logótipo, que representa a mudança de uma companhia com um produto de grande êxito, para uma companhia com dois produtos líderes, que permitirão alcançar uma participação dominante na categoria de lubrificantes multiusos a nível mundial. Em 1999, a Companhia WD-40 adquiriu à empresa Block & Drug, e a marca Lava, um sabão industrial de reconhecido prestígio e que antes pertencia à Procter & Gamble. O ano de 2003 marca a celebração do 50º aniversário da Companhia a nível mundial.

O início de 2004 fica assinalado pela aquisição da marca inglesa 1001, até então propriedade da companhia PZ Cusson pcl, em Inglaterra. A marca 1001, estava posicionada inicialmente como marca de produtos de limpeza para o lar, tendo evoluído com o passar dos anos para uma linha de produtos de manutenção para tapetes. Actualmente, a sua gama de produtos inclui limpa manchas instantâneo, sabão líquido, espuma para lavagem a seco, entre outras referências.

Textos: Paulo Esteves e WD-40 | Foto: WD-40


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais