newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Modalidades de Aperto dos Pernos

8 Setembro 2009

As diferenças básicas entre o aperto dos parafusos da cabeça do motor em Kg e em Graus ou Angular.

APERTO EM KG

No aperto em Kg o que medimos é a força de aperto que aplicamos ao parafuso da culata. A carga em Kg é lida directamente na chave (se a chave é de leitura), a mola da chave salta quando atingido o aperto pretendido (se a chave é de disparo), ou a chave indica, por meio de uma luz e um sinal acústico, quando a força em kg é atingida (se a chave é electrónica).

O problema que se pode colocar no aperto em kg é que existem distintas escalas de medida dependendo do fabricante do motor. Para que entendamos, passa-se o mesmo quando medimos distâncias; os países que utilizam o sistema métrico medem as distâncias em quilómetros, enquanto que em Inglaterra, Estados Unidos e Austrália o fazem em milhas. Da mesma forma, para medir a força de aperto de um parafuso temos três escalas distintas:

 

Sistema de Medida da Força Numenclatura Denominação
Métrico Kpm Aperto em Kilos
(nosso) (kilopondio por metro)  
Inglês Lb ft Aperto em Libras
  (Libras por pé)  
Internacional Nm Aperto em Newtons
  (Newton por metro)  


Como nos três sistemas o que medimos é a força que se faz ao apertar o parafuso, entre eles existe uma equivalência. Voltando ao exemplo das distâncias, se entre duas cidades temos 160 Km de distância, isso equivale, aproximadamente, a 100 milhas. Nos apertos dos parafusos da culata, passa-se algo similar:

 

Para passar de Operação a realizar Exemplos
Newtons a Kilos Dividir por 10 35 Nm = 3,5 Kpm
    40 Nm = 4 Kpm
    70 Nm = 7 Kpm
    150 Nm = 15 Kpm
Kilos a Newtons Multiplicar por 10 3Kpm = 30 Nm
    5Kpm = 50 Nm
    7,5 Kpm = 75 Nm
Libras a Kilos Dividir por 7,23 51 Lb ft / 7,23 = 7,05 = 7 Kpm
    80 Lb ft / 7,23 = 11,06 = 11 kpm
Kilos a Libras Multiplicar por 7,23 3 Kpmx7,23 = 21,69 = 22 Lb ft
    5 Kpmx7,23 = 36,15 = 36 Lb ft


NOTA: A conversão de Kpm a Nm não é exacta. A conversão real seria multiplicar por 9,8, mas multiplica-se por 10, já que é muito mais fácil e a diferença é mínima.

APERTO ANGULAR OU EM GRAUS

Quando se realiza um aperto angular, o que se mede é a volta que o parafuso realiza (isto é, o que a chave gira no aperto). Para medir os graus tem-se de utilizar um goniómetro ou angulímetro, que é a ferramenta que mede os graus. Ao apertar em graus, começa-se sempre por fazer um aperto pequeno em kilos e logo de seguida começam-se a dar os graus de aperto que indica o manual.

O que tem de ficar claro é que ao medir em graus, está-se a medir um ângulo, enquanto que ao medir em Kg, o que se mede é a força que se faz. Portanto, NÃO EXISTE EQUIVALÊNCIA ENTRE OS GRAUS E OS KILOS e é muito fácil de entender isto mediante um exemplo: 

Se apertamos dois parafusos e um custa mais do que o outro, para o que custa mais temos que fazer mais força para apertar a mesma longitude, porquanto se apertamos em kilos, ao apertar os mesmos kilos com a chave um parafuso ficará mais enroscado que o outro (o que menos custa enroscar será o que mais enroscado fica). Pelo contrário, se, por exemplo, apertamos dois parafusos com um ângulo de 90º, ainda que um custe mais do que o outro, os dois parafusos acabam por enroscar o mesmo no bloco do motor, pelo que obtemos um aperto muito mais preciso.

Outro dado a ter em conta é que os graus são cumulativos, isto é: se não pudermos dar 90º numa só etapa porque não há espaço, podemos faze-lo em tantas etapas quantas as que queiramos, desde que a soma totalize os 90º. Por exemplo, podemos fazê-lo em três etapas de 30º, já que 30º + 30º + 30º = 90º, ou em duas de 45º (45º + 45º = 90º).

IMPORTANTE: Nas culatas de aperto angular é imprescindível substituir os parafusos cada vez que se abre o motor. 

As ANILHAS soltas podem ser reutilizadas, desde que se comprove o seu bom estado de conservação. A não utilização de anilhas pode originar a deterioração do bloco do motor. 

Texto: Paulo Esteves e Ajusa


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais