newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Manutenção da Suspensão

16 Julho 2009

Para um serviço eficáz devem-se substituir todos os componentes.

Na altura da manutenção/reparação da suspensão, devem-se substituir todos os seus componentes, incluindo os que se encontram na parte superior do amortecedor. Deste modo, aproveita-se a imobilização do veículo e a desmontagem da suspensão, para realizar uma operação que se revela fulcral para o bom desempenho do veículo.

Substituindo unicamente o tirante não restitui de forma 100% eficiente o manejo e o andamento do veículo. Mas uma suspensão com um apoio, um bloco filtrante e outras peças adjacentes novas na sua parte superior, proporciona ao cliente uma reparação eficiente e um andamento do veículo mais suave e seguro.

Essas peças muitas vezes negligenciadas, são essenciais para uma boa performance da suspensão. O apoio superior permite ao tirante rodar suavemente quando a direcção é virada. O bloco filtrante, por seu turno, isola a vibração e previne o ruído à medida que a suspensão oscila para cima e para baixo.

As suspensões dos modernos veículos é mais exigente do que acontecia no passado, e somente novas peças em bom estado transmitem a confiança necessária para uma condução segura e um trabalho profissional de primeira qualidade. A substituição de todos os componentes da suspensão, é tanto mais importante dado que nunca se poder estar seguro de que as velhas peças continuam em plena operacionalidade.

Para demonstrar a importância de se substituir todos os componentes da suspensão, incluindo aqueles que se encontram na parte superior do amortecedor, a SKF, em conjunto com um fabricante líder de amortecedores, levou a cabo provas dinâmicas e estáticas em laboratório e em pista, para ilustrar a importância de instalar componentes novos na parte superior da suspensão durante a substituição do tirante. Os resultados falam por si:

Menos esforço na direcção - Novos apoios dos kits de suspensão, permitem que os amortecedores MacPherson - tirantes MacPherson são utilizados em 9 dos 10 automóveis em circulação - girem mais suavemente e com menor esforço. Ao rodar uma direcção totalmente da direita para a esquerda, um apoio usado de um veículo com 130 mil quilómetros precisou entre 10 a 20% mais de força. Isto levaria de um esforço consideravelmente maior por parte do condutor durante manobras de estacionamento, tornando a condução em geral mais cansativa. Isto é um problema ainda maior em veículos sem direcção assistida.

Melhor controlo nas curvas - Se o apoio está gasto, o volante não volta ao seu sítio inicial depois de uma viragem. Nos testes efectuados num veículo com apoios gastos, os técnicos concluíram que a direcção não voltava para a posição de andamento em linha recta após virar. Requeria correcções constantes do condutor para manter as rodas direitas, uma necessidade que cria fadiga no condutor e torna a condução muito menos agradável. Mas com apoios novos, o volante regressa à sua posição central de forma mais progressiva, eliminado correcções do condutor e sem esforço por parte deste.

Menos vibração - Os níveis de vibração e ruído também foram testados em pista. O bloco filtrante é uma peça essencial da suspensão, ajudando a reduzir a vibração e o ruído, o que melhora o conforto do condutor e dos passageiros. A vibração é 25% maior em veículos com blocos filtrantes gastos. Não só os novos blocos filtrantes reduzem a vibração, mas eles também eliminam os rugidos irritantes e outros barulhos comuns a amortecedores gastos.

Texto: João Fajardo e SKF | Foto: SKF




Suspensão
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais