newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Como Verificar os Amortecedores

3 Julho 2009

Saiba quais são os procedimentos correctos de verificação do estado dos amortecedores de um veículo.

Procedimento não recomendável: Testar com a mão
Testar um amortecedor por esticamento e compressão não é possível, pois as forças e as velocidades necessárias para este teste de segurança não podem ser atingidas manualmente. Este procedimento consegue apenas revelar amortecedores completamente inoperacionais.

Procedimento não recomendável: Testar por balanceamento
Neste caso, o veículo é empurrado manualmente para baixo num guarda-lamas e solto repentinamente, após o que a carroçaria oscila por uns momentos. A quantidade e a duração das oscilações não fornece, no entanto, nenhuma evidência sobre a capacidade de funcionamento do amortecedor.

Procedimento recomendável: Teste visual e comparação em movimento
Através do teste visual, podem ser detectadas perdas de óleo e danos mecânicos no amortecedor. Se as rodas saltitarem, é indicativo de uma actuação reduzida da força de amortecimento. O desgaste em forma de cavidade nos pneus, é consequência de rodas que saltitam. A comparação com um veículo do mesmo tipo mas com amortecedores novos, fornece, igualmente, informação preciosa sobre o estado dos amortecedores.

Procedimento extremamente recomendável: Testar com o aparelho de teste de choque
Este aparelho testa o veículo em poucos minutos e fornece dados sobre a vibração axial. Procede à comparação com os valores limite específicos do veículo, sendo um testemunho seguro sobre o estado dos amortecedores e suspensão.

Procedimento extremamente recomendável: Testar com a máquina de teste da força amortecedora
Trata-se de um teste do amortecedor em estado desmontado, que fornece a medida exacta das forças de tracção e compressão, em movimentos definidos, proporcionando a informação mais exacta sobre o estado do amortecedor. Raramente é realizado em oficinas devido ao alto custo deste equipamento de teste.

Texto: Paulo Silva e KYB | Foto: KYB




Verificação dos amortecedores
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais