newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



SAE

27 Agosto 2009

Classificação dos graus de viscosidade dos lubrificantes.

A norma SAE (Society of Automotive Engineers) descreve através de um conjunto de números, as propriedades de viscosidade (fluidez) de um lubrificante a diferentes temperaturas. Assim, um óleo de motor SAE 0W30 descreve com o primeiro número a fluidez “fina” a baixas temperaturas. Quanto mais baixo for o número, melhor pode fluir o óleo de motor a baixas temperaturas e assim chegar mais rapidamente aos pontos de lubrificação importantes do motor. O segundo número identifica a fluidez a altas temperaturas. 

A viscosidade a frio vem precedida de um W (Winter) e varia de 0W a 25W, sendo que cada valor W representa a “temperatura mínima de bombeamento máximo” do óleo no motor.

Graduação SAE

Temperatura Mínima Limite

0W

-35ºC

5W

-30ºC

10W

-25ºC

15W

-20ºC

20W

-15ºC

25W

-10ºC


A viscosidade a quente define o valor da viscosidade a 100ºC (temperatura média de trabalho do óleo no motor) e varia de 20 a 60. Quanto maior for o grau SAE, mais viscoso será o óleo. O valor da viscosidade de um óleo lubrificante não é estável. A variação de temperatura provoca uma variação do seu valor, sendo esta relação directa: maior temperatura, menor viscosidade, menor temperatura, maior viscosidade.

Texto: Fuchs, Motul e Paulo Esteves
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais