newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Instalação de Amortecedores

28 Outubro 2011

O procedimento correcto deve obedecer a alguns princípios básicos. Eis alguns pontos a ter em conta.

Referência do produto
Antes de iniciar a instalação, verifique se o número de referência do produto é o correcto de acordo com a recomendação do catálogo. Confirme a marca e o modelo do carro, qual o tipo de veículo (potência do motor) e qual o ano de fabrico (não de registo). Verifique, ainda, o tipo de eixo (rígido ou independente), o tamanho da base das rodas e o tipo de suspensão (mola helicoidal, de lâminas, etc.).

Chave pneumática
Não utilizar uma chave pneumática para instalar amortecedores novos. Apertar porcas e parafusos com uma chave pneumática durante a instalação pode danificar gravemente as peças de montagem. Só pode utilizar-se uma chave deste tipo para retirar os amortecedores que precisam ser substituídos.

Ferramentas adequadas
Utilize sempre ferramentas seguras e adequadas. Nunca agarre ou danifique a haste polida do pistão com um alicate ou outras ferramentas. Isto pode deixar marcas, danificando, assim, o vedante da haste e dando origem a fuga de óleo.
Utilize sempre um compressor de molas adequado para prevenir eventuais ferimentos graves.

Dissipação do calor
Ao substituir um cartucho, deitar sempre uma pequena quantidade de óleo (de motor) na estrutura antes de introduzir o cartucho novo. O óleo permitirá a dissipação do calor vindo do cartucho.

Evacuação de ar
Experimente sempre o amortecedor puxando a haste do pistão para fora e empurrando-a de novo para dentro várias vezes antes de proceder à montagem. Isto tem de ser feito com o amortecedor colocado na posição em que vai ficar quando for montado no carro (quase sempre na vertical).

Aperto dos encaixes
Apertar sempre os encaixes superiores do amortecedor apenas depois de o carro ter sido novamente colocado sobre as rodas. Assentando o carro sobre as rodas, a suspensão é comprimida de volta à sua posição estática. Isto evita excesso de compressão sobre as borrachas de montagem quando se apertam as porcas.

Chave dinamométrica
Utilize sempre uma chave dinamométrica para apertar as porcas e os parafusos de acordo com os binários de aperto indicados nas folhas de instruções de montagem. Um aperto excessivo pode danificar as peças de montagem, causando uma avaria prematura nos amortecedores.

Alinhamento das rodas
Para um óptimo conforto na condução e máxima aderência à estrada, é necessário verificar e ajustar, se necessário, os seguintes elementos de alinhamento das rodas: A - ângulo de alinhamento das rodas, para dentro ou para fora; B - parte dianteira da roda; C - sopé positivo ou negativo.

Texto: David Cupertino | Foto: Koni




Suspensão
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais