newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Amortecedores Deteriorados

7 Setembro 2009

Os amortecedores em mau estado afectam seriamente o controlo do veículo.

Os amortecedores são de uma importância fulcral para a maneabilidade do seu veículo. Ao controlar o movimento das molas e da suspensão, os amortecedores absorvem as irregularidades do piso e mantêm uma pressão homogénea sobre os pneus. Como resultado, contribuem para uma boa aderência dos pneus à estrada, garantindo uma maior segurança nas curvas e a direccionalidade do veículo durante a viagem.

Por que são perigosos os amortecedores deteriorados - Os amortecedores deteriorados afectam seriamente o controlo do veículo, dificultando a sua direccionalidade e travagem. A distância de travagem de um veículo com amortecedores 50% deteriorados, que circule a 50 km/h, pode aumentar o equivalente a metade do comprimento do veículo – uma distância que poderá representar a diferença entre evitar um acidente e ter um acidente.

Em piso molhado, por melhores que sejam os travões, se os amortecedores estiverem em mau estado, o seu veículo entrará mais facilmente em hidroplanagem, literalmente deslizando sobre a estrada, sem controlo, mesmo em situações que geralmente não são perigosas.

Os amortecedores deteriorados podem também afectar outros componentes do veículo - Se passar por cima de uma elevação ou depressão do piso invulgarmente grande, corre o risco de danificar o subchassis. Os pneus e travões, entre outros componentes, também se desgastam mais rapidamente, podendo, por sua vez, causar o desgaste excessivo dos rolamentos das rodas, componentes da direcção, apoios do motor e veios de transmissão, o que se traduz em reparações mais dispendiosas, que poderiam ser evitadas.

Porém, como a deterioração dos amortecedores é gradual, é muito difícil de detectá-la, e quando der por isso poderá ser já demasiado tarde. Normalmente, os amortecedores deterioram-se ao mesmo tempo, por isso devem ser substituídos aos pares.

Quando deverá inspeccionar os seus amortecedores? - Eis alguns sinais comuns, que indicam problemas de amortecedores, a que deve estar atento:
-Pode ouvir ou sentir um baque súbito, mesmo quando passa sobre pequenas elevações ou depressões do piso;
-O veículo oscila nas curvas;
-Quando faz pressão sobre o guarda-lamas, o veículo oscila em vez de se estabilizar gradualmente;
-O veículo parece demorar mais tempo a parar;
-A dianteira do veículo oscila quando trava a fundo.

Texto: David Cupertino e Ford | Foto: Michelin




Amortecedores em mau estado afectam o controlo do veículo
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais