newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Temperaturas Altas, Perigo ao Volante

5 Setembro 2009

Os sistemas de climatização desempenham um papel decisivo na segurança da condução e conforto.

A temperatura é sempre mais elevada no habitáculo de um veículo em relação ao exterior (entre 5ºC e 15ºC a mais somente na zona do habitáculo), podendo atingir 70ºC na zona do tejadilho do habitáculo, sendo que somente uma climatização adequada pode assegurar o arrefecimento eficaz da zona do tejadilho, com repercussão no resto do habitáculo.

As temperaturas elevadas constituem um verdadeiro perigo ao volante: aumentam a temperatura corporal, assim como a sudação e o ritmo cardíaco. Além dos 27ºC, os corpos começam a transpirar para regular a sua temperatura. Mas o processo de regulação da temperatura corporal através da sudação pode não se realizar devido a determinado número de factores, tais como o contacto dos corpos com o assento, o vestuário, mas, também, devido à humidade ambiente.

Sempre que o processo de sudação não consegue desempenhar completamente o seu papel, a temperatura do corpo aumenta. Ora, um aumento de 0,5ºC na temperatura corporal provoca um “stress térmico” que se traduz num ritmo cardíaco brusco e conduz a um abrandamento da concentração ao volante. E a fadiga associada ao calor, baixa a concentração do condutor e a rapidez dos seus movimentos e reacções.

A 27ºC no interior de uma viatura não climatizada, o risco de um acidente aumenta 11%. A 37ºC, o risco aumenta para 33%. As pessoas particularmente sensíveis ao calor e as pessoas que têm problemas cardíacos, sentem menos o stress num ambiente climatizado.

As crianças suportam mal as longas viagens de carro. Além disso, são mais sensíveis ao calor e suportam menos bem os seus efeitos em relação aos adultos. O calor tem efeitos na sua agitação durante as viagens, o que é igualmente um factor de stress para o condutor. A temperatura ideal para uma criança no interior de uma viatura situa-se entre os 18 e os 22ºC. Em suma, os sistemas de climatização desempenham um papel decisivo na segurança de condução e conforto dos passageiros.

Texto: Paulo Silva e Beher | Foto: Beher




Temperaturas elevadas, perigo ao volante
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais