newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Conselhos úteis para conduzir com chuva

9 Setembro 2009

Conduzir com chuva pode ser perigoso; A Continental alerta.

Todos os anos milhares de acidentes rodoviários são causados por condições atmosféricas adversas.

Verifique regularmente os seus pneus
É aconselhável verificar sempre os pneus do automóvel antes de iniciar a sua viagem. Para assegurar que os pneus estão em excelentes condições, certifique-se que realiza, frequentemente, as seguintes tarefas de manutenção:

• Mantenha os seus pneus com a pressão correcta.
A pressão de ar correcta para os seus pneus é indicada pelo fabricante do veículo e pode ser encontrada na lateral da porta, na mala, no porta-luvas ou na tampa do depósito. Esta informação está também disponível no Manual de Utilizador do veículo. O número indicado no flanco do pneu não é a pressão recomendada para o seu pneu – é a pressão de ar máxima que o pneu consegue suportar. Deve verificar a pressão de ar dos seus pneus, pelo menos, uma vez por mês.
• Verifique a profundidade do piso dos pneus.
A profundidade de piso mínima legalmente aceite é 1,6mm. Esta é a medida mínima aceitável para assegurar o desempenho para a qual os pneus foram desenvolvidos. Uma profundidade de piso apropriada ajudará a prevenir derrapagens e aquaplanagens.
• Faça a rotação dos pneus, pelo menos, a cada 9.000 – 12.000km.
Isto ajudará a detectar problemas de alinhamento e ajuda a prevenir o desgaste irregular dos pneus.

Modere a velocidade
Quando chove, a água mistura-se com a sujidade e o óleo que tem na estrada, deixando o piso escorregadio, em condições óptimas para derrapagens. A melhor forma de evitar que isto aconteça é moderar a velocidade. Conduzir a uma velocidade moderada permite um maior contacto do pneu com o piso, logo, uma melhor aderência do veículo.

Recupere de uma derrapagem
As derrapagens podem acontecer até mesmo aos condutores mais cautelosos. Se o seu veículo entrar em derrapagem, recorde-se que nunca deve travar a fundo, nem “bombear” os travões se tiver um sistema anti-bloqueio dos travões (ABS). Em vez disso, deve pressionar o travão suavemente e tentar “endireitar” o veículo.

Mantenha a distância de segurança
Demora 3 vezes mais a travar em piso molhado do que em piso seco. Sendo necessária uma maior distância para travar, é importante não se aproximar do veículo da frente. Mantenha uma distância superior ao comprimento de dois veículos em relação ao veículo que circula à sua frente.

Recupere de uma aquaplanagem
Quando chove, a água cria uma barreira entre a estrada e os pneus. A camada de água que se forma, pode causar perda de tracção e deslizamento ou aquaplanagem. Se isto acontecer, não trave. O melhor é tirar o pé do acelerador, endireitar o volante e travar ligeiramente.
Se possuir uma viatura com caixa de velocidades manual, reduza a velocidade gradualmente e deixe o veículo parar por si.

Acerca do Grupo Continental
Com objectivos de vendas anuais superiores a €25 biliões para 2008, o Grupo Continental é um dos principais fornecedores mundiais da indústria automóvel. Como fornecedor de pneus, sistemas de travagem, sistemas e componentes do bloco propulsor e de chassis, instrumentação, soluções de infotainment, electrónica de veículos e elastómeros, o Grupo contribui para o aumento da segurança na condução e na protecção global do ambiente. A Continental é também um parceiro especializado em comunicação automóvel em rede. Actualmente, o grupo tem uma força de trabalho de aproximadamente 146,500 pessoas, em cerca de 200 localidades distribuídas por 36 países.



Condução chuva
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais