newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Comparativo Óleos Multiuso

2 Fevereiro 2010

Um comparativo de óleos multiuso revelou a eficácia de todos na libertação de peças enferrujadas.

O mercado nacional e mundial apresenta um vasto número de óleos multiuso com características – à primeira vista – semelhantes. Testámos a libertação de uma dúzia de parafusos oxidados com quatro produtos diferentes: Elf X4, Redex Bala, Valvoline Penetrating Oil e WD-40.

O resultado não revelou surpresas, isto é, todos permitiram a libertação dos parafusos depois de mais ou menos tempo de espera (o grau de oxidação também não foi cientificamente medido). Agora, se pretender um óleo multiusos que faça mais qualquer coisa que não apenas o de separar peças coladas pelo tempo, então o melhor é consultar cuidadosamente a literatura relativa a cada produto, na medida em que cada um deles apresenta uma listagem de predicados que vão muito além da mera libertação de peças enferrujadas, nomeadamente de limpeza, protecção, lubrificação, etc. Aí o WD-40 é o que apresenta mais alternativas de aplicação (mais de duas mil).

Mas se precisa de um produto somente para libertar peças oxidadas, então a escolha é difícil, pois o leque disponível de alternativas é amplo e todas com bons resultados. Isto tudo, claro está, se o preço não for um factor a ter em conta pelo comprador. 
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais