newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Limpe o Sistema de Ar Condicionado

29 Julho 2011

Os sistemas de ar condicionado devem ser alvo de uma limpeza periódica, sob pena dos fungos e bactérias produzirem mau odor, indisposição e reacções alérgicas.

Os sistemas de ar condicionado devem ser alvo de uma limpeza periódica, sob pena dos fungos e bactérias que ali se desenvolvem, produzirem mau odor, indisposição e reacções alérgicas, tornando-se, assim, também um problema para a segurança rodoviária.

Os sistemas de climatização vêm hoje equipados em grande número de automóveis (22% do parque rolante, 72% dos veículos novos). O seu bom funcionamento consegue-se através de uma manutenção periódica: recarga do gás, troca do filtro do pó e limpeza do circuito para combater odores, bactérias e alergias.

Em muitos casos os sistemas de ar condicionado não recebem a devida manutenção. Lavamos frequentemente os nossos veículos, limpamos o seu interior de forma aprumada com um aspirador, mas o sistema de ar condicionado permanece escondido do acesso do proprietário do automóvel, já que se encontra localizado nas profundezas do compartimento do motor.

Esta característica faz com que o sistema de ar condicionado se lembre a si próprio quando posto em funcionamento, em particular após um longo período de inutilização – o odor é tremendo.

O motivo para isto tem a ver com o seguinte: o chamado evaporador, o núcleo do sistema de ar condicionado, arrefece o ar aspirado do exterior e, assim, produz uma temperatura confortável no interior do automóvel. No entanto, quanto mais frio é o ar, menor humidade consegue absorver. A humidade condensa no evaporador e forma, conjuntamente com o pó e o sujo, um nutriente base ideal para fungos e bactérias. Depois, esses microorganismos entram continuadamente para o interior do veículo por intermédio das tubagens. E como são criaturas com metabolismo, geram um cheiro desagradável.

É por isso vital ter o sistema de ar condicionado bem limpo. Não é só o nosso nariz a sofrer. Muito mais importante, fungos e bactérias podem causar indisposição e reacções alérgicas – assim, eles tornam-se também um problema actual para a segurança rodoviária. Além disso, estes intrusos diminuem notavelmente o poder de arrefecimento do sistema de ar condicionado. 

Texto: João Fajardo e Loctite-Teroson




Limpeza dos A/C para bem estar a bordo
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais