newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Sintomas de Escovas Gastas

9 Setembro 2009

O correcto diagnóstico dos sintomas de escovas gastas e a consequente substituição é imprescindível para um maior conforto e segurança na condução.

As escovas limpa pára-brisas são, em conjunto com outros dispositivos como o ABS, o airbag ou os pneumáticos, um elemento de segurança decisivo. Daí a importância do correcto diagnóstico dos sintomas de escovas limpa vidros gastas e a consequente substituição das mesmas, imprescindível para um maior conforto e segurança durante a condução.

Descortinar quando as escovas apresentam sinais de desgaste para a sua substituição no mais curto espaço de tempo, é uma tarefa que depende do conhecimento dos sinais de desgaste. Deixamos aqui os sinais de alarme que dizem que chegou a altura do condutor substituir as suas escovas limpa pára-brisas.

Efeito Véu
Defeitos no braço ou longos períodos de imobilização podem deformar a borracha, causando o efeito de véu ao longo do vidro. O risco de fraca visibilidade é maior no escuro ao cruzar com outros veículos. 


Linhas
A borracha da escova pode danificar-se pela idade ou devido à sujidade. O resultado é linhas finas de água semi circulares no vidro. 


Bandas
A borracha da escova pode endurecer ou danificar-se com a idade. O resultado é bandas largas de água deixadas no vidro. 


Vibração
Escova deformada, o adaptador errado ou envelhecimento e desgaste da borracha e ligações, podem resultar em movimentos do braço da escova aos solavancos e, por vezes, ruidoso. 


Chiar
Escovas ruidosas podem ser um sinal de que a borracha da escova está deformada ou endurecida, ou que a estrutura da escova está gasta. 


Varredura aos Saltos
Elemento da escova deformado, ligação da escova deteriorada ou uma mudança das características do braço da escova, podem causar as escovas limpa pára-brisas de fazer a varredura aos solavancos ao longo do vidro, deixando atrás raias radiais.


Zonas sem Limpar
Zonas não limpas que aparecem geralmente nos extremos da superfície do vidro coberta pela escova devido a deterioração das características do braço da escova ou a uma má colocação da escova no braço. 


Elevação da Escova
Se velocidades elevadas causarem persistentemente a escova de falhar partes do vidro, a escova ou o braço devem ser substituídos. É preferível optar por uma escova com spoiler. 


Bordas Desgastadas 


Gretas / Envelhecimento da Borracha


Extremidade da Borracha com Ângulo 


Texto: Paulo Esteves e Champion | Fotos: Champion




Saiba ler os sintomas de desgaste das escovas
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais