Substituir o Filtro de Ar - www.autoaftermarketnews.com

newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Substituir o Filtro de Ar

4 Setembro 2009

Com algumas (poucas) ferramentas e meia dúzia de conselhos, o dono do veículo fica apto a substituir o filtro de ar.

A operação de substituição do filtro de ar do motor pelo proprietário do veículo, revela-se uma operação fácil e um passatempo gratificante, ao mesmo tempo que permitirá poupar dinheiro ao evitar a deslocação à oficina.

O filtro de ar é o elemento que providencia que ar limpo se introduza no motor dos veículos, isto é, ar sem partículas tais como pó, pólen, insectos, etc.. Muito embora um filtro de ar sujo não danifique necessariamente o motor, ele irá definitivamente inibir o veículo que andar com a máxima potência, aumentando, por outro lado, o consumo de combustível.

De forma a manter o veículo em boas condições de funcionamento, deve-se consultar o Manual do Veículo, para verificação da altura exacta de substituição do filtro de ar, de acordo com o prazo recomendado pelo construtor do veículo.

Os elementos necessários para a operação de substituição do filtro de ar são:
- O elemento filtrante, que deve ser do mesmo tamanho e ter a mesma referência do filtro que vai ser substituído. Em caso de dúvidas sobre o tipo de filtro, levar o filtro velho ao retalhista de modo a que ele forneça uma peça exactamente igual;
- Alicate;
- Chave de fendas;
- Pano limpo ou lenço de papel.

O filtro de ar é uma peça fácil de encontrar. Sob o capot, encontra-se dentro de um compartimento, normalmente cilíndrico. Depois de o localizar, remover a tampa – desapertar primeiro um ou mais parafusos e soltar alguns grampos - retirar o filtro velho, com o cuidado de verificar a forma como está colocado, de forma a que o novo filtro seja colocado exactamente da mesma forma em que estava o antigo elemento.

Pegar num pano limpo ou num lenço de papel e limpar o interior do compartimento onde estava o filtro. Instalar o filtro novo, colocar a tampa e prendê-la exactamente como estava antes da substituição.

ATENÇÃO: 

Antes de qualquer operação de manutenção ou reparação no veículo, engrená-lo e accionar o travão de mão.

Se a operação que estiver a executar necessitar que o carro esteja a funcionar (não é o caso da mudança de filtro de ar), manter-se longe das partes em movimento, dado que elementos como correias e ventoinhas, podem agarrar vestuário solto, cabelo comprido, etc.

Por outro lado, se trabalhar com o veículo ligado, deve fazê-lo num local ventilado de forma a evitar os gases perigosos de monóxido de carbono.

Verificar antes de iniciar qualquer operação de manutenção, da existência de superfícies quentes, de forma a manter-se longe delas enquanto trabalha.

Texto: João Lima e ACDelco | Foto: Delphi
 




Substituição do filtro de ar: Uma tarefa simples
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais