newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Juntas de Motor – Falhas Possíveis

3 Setembro 2009

São muitos os sinais que uma junta de motor pode revelar sobre um qualquer mal funcionamento do motor ou falha de manutenção do mesmo.

Siga sempre as recomendações do construtor sobre a manutenção das juntas de motor. Uma pequena fuga que não seja reparada, agravar-se-á progressivamente, afectando outras funções do motor e, eventualmente, levará a uma falha grave do mesmo com custos de reparação elevados.

Omissão do Reaperto

Consequência – Dependendo do tipo de material e construção da junta do motor, algumas juntas assentam ligeiramente quando expostas ao calor e vibração. Se os parafusos da cabeça não são apertados novamente depois de um período de funcionamento do motor, o aperto é reduzido e a fuga dá-se.
Sinais na junta – Devido ao movimento da junta do motor dá-se a quebra dos ilhós devido à redução da força de aperto.
Recomendações – Seguir sempre as recomendações dos construtores no que toca ao reaperto dos parafusos da cabeça do motor depois de determinada quilometragem.

Sobreaquecimento

Consequência – O sobreaquecimento do motor causa danos na junta do motor devido ao endurecimento dos materiais das superfícies externas. A perda de elasticidade impede a junta de seguir a cabeça e o bloco dos cilindros à medida que estes se expandem e contraem, dando lugar a fuga de líquido.
Sinais na junta – O material das faces da junta do motor endurece e carboniza-se. Rachas na superfície são evidentes. Os ilhós ficam descoloridos.
Recomendações – Manter o sistema de arrefecimento em bom estado. Substituir a junta do motor se esta sofreu um sobreaquecimento. Uma reparação planeada é melhor que uma falha não prevista.

Parafusos Insuficientemente Apertados

Consequência – A fuga de líquido ocorre nas primeiras horas de utilização de uma junta nestas condições

Sinais na junta – As faces da junta não terão nenhumas marcas de pressão. A espessura da junta permanecerá quase igual à de uma nova junta não comprimida.

Recomendações – Seguir sempre as recomendações dos construtores na substituição e aperto dos parafusos da cabeça, particularmente o ajuste do torque e a sequência de aperto. Assegure que as roscas não estejam danificadas e que os buracos dos parafusos estejam desimpedidos. Quando um parafuso é apertado, cerca de 80% do torque aplicado é usado para ultrapassar a fricção. Os restantes 20% providenciam a tensão do parafuso. É por isso muito importante saber e seguir as recomendações dos fabricantes no que toca à lubrificação dos parafusos da cabeça do motor. Atenção que alguns fabricantes inserem um revestimento prévio nos parafusos e, por isso, recomendam a sua instalação num meio “seco”. Os parafusos da cabeça nunca devem ser reutilizados.

Combustão Anormal

Consequência – A detonação e pré-ignição aumentam as temperaturas localizadas na câmara de combustão, queimando a junta. A juntar a isto, a pressão excessiva dos cilindros contrariam a pressão de ajuste da junta.
Sinais na junta – O material da junta é queimado, frequentemente entre os cilindros ou num local aonde a detonação ou pré-ignição acontece. As descolorações em redor dos ilhós são indício de temperaturas elevadas, sendo evidentes pistas de fuga do gás de combustão.
Recomendações – Manter o sistema de ignição em bom estado. Assegurar que as velas de ignição têm a adequada taxa de queima e distância do eléctrodo. Usar o grau adequado de combustível recomendado para o motor, e verificar a taxa de compressão se tiverem sido realizadas grandes verificações mecânicas.

Acabamento da Superfície

Para assegurar uma boa selagem, o acabamento da cabeça do motor tem de ser tido em consideração. Um acabamento muito suave fará com que a junta se deslize entre as superfícies de junção, resultando em falha. Um acabamento muito áspero impedirá a junta de alcançar o contacto certo de ajuste.

Distorção

As juntas de motor são desenhadas para selar superfícies planas. Cabeças e blocos de motor distorcidos, impedirão uma adequada performance da junta do motor. Verificar sempre que as superfícies estejam dentro das especificações dos construtores, particularmente em componentes de alumínio.

Impurezas

As juntas e componentes devem ser cuidadosamente limpos antes de serem montados. Qualquer substância estranha apanhada entre as superfícies que se unem irá impedir uma boa performance de selagem.

Selante

Se uma substância selante é considerada necessária, evite excesso desse material. Selante excessivo pode bloquear locais de passagem e provocar o bloqueamento hidráulico de parafusos.

Danos

Uma junta é um componente delicado e facilmente danificável. Verificar sempre a junta antes da montagem e nunca instalar uma que tenha sido dobrada. Nunca reutilizar uma junta de motor.

Texto: Pedro Fontes

 

Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais