newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



ChromaLusion: Efeito Arco Íris

10 Setembro 2009

As cores originais multi efeito ChromaLusion da DuPont foram as escolhidas para a pintura aplicada no avião do piloto Australiano de acrobacias, Pip Borman.

A pintura já tem algum tempo mas merece ser revista. As cores originais multi efeito ChromaLusion, da DuPont, foram as escolhidas para as pinturas aplicadas no avião do piloto Australiano de acrobacias, Pip Borman. Desempenhando cerca de 33 eventos por ano com diferentes desenhos em espectáculos aéreos, Borman solicitou à oficina Dee Baugus em Sydney, um sensacional facelift do seu avião, escolhendo o desenho de uma chama para o seu avião branco. Inicialmente foram pintadas chamas pretas na fuselagem, seguindo se combinações de bases laranja e amarelas. Por fim, a DuPont ChromaLusion Pure Fire Prism foi aplicada para criar uma aparência de fogo única e real. O apelidado "avião em chamas", o primeiro do seu tipo, tomou se a sensação em espectáculos aéreos e o favorito dos fotógrafos.

O efeito multi cor do ChromaLusion é conseguido através de uma tecnologia inovadora de pigmentos, criando um efeito de prisma, refractando a luz através de cinco camadas constituídas a partir de óxidos de metais transparentes. Isto cria um efeito de arco íris iridescente e multicor, com mudanças drásticas da cor consoante a orientação da fonte de luz, o ângulo de percepção e a forma do painel. Em gerações anteriores, a tecnologia de mudança de cores permitiram apenas duas cores similares para "flip flop", conferindo um efeito de dois tons mais súbtil.

O ChromaLusion está disponível em seis cores "fac pacs" e pode ser misturado com outros corantes Centari para obter 36 efeitos de cores diferentes. Para um efeito realmente único, o utilizador pode criar a sua própria cor exclusiva ChromaLusion, misturando os corantes Centari MasterTints da sua escolha, com o existente ChromaLusion. E mais, existe uma gama de ferramentas, incluindo um novo catálogo de alternativas ChromaLusion, para tomar a selecção das cores mais simples.

O ChromaLusion é fácil de misturar e aplicar. Para os melhores resultados, deve ser aplicado sobre o ValueShade, a tecnologia de base DuPont que melhora a cobertura da cor.

Texto: Paulo Esteves e DuPont | Foto: DuPont
 




Cores ChromaLusion numa pintura única
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais