newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Acessórios de Instalação de Pastilhas

5 Agosto 2009

Não se devem reutilizar os acessórios de instalação antigos quando se montam novas pastilhas de travão.

Existe um elevado número de acessórios de instalação de pastilhas de travão, nomeadamente molas, clipes, pernos, etc., que variam conforme o fabricante. Alguns mecânicos têm por hábito reutilizar os dispositivos de instalação antigos quando montam novas pastilhas de travão, uma prática que não se aconselha dado que todos estes acessórios são feitos de metal e também se desgastam.

Durante a vida de um par de pastilhas de travão, estes acessórios de montagem ficam expostos a forças, agentes químicos e variações de temperatura que podem fatigar o metal e fazer com que as peças percam tensão ou partam.

As fotos em baixo mostram um conjunto de acessórios antes de montados e um conjunto de acessórios que foi removido durante a operação de substituição das pastilhas de travão. Pode-se ver que a mola gasta está mais longa que anteriormente, o que significa que a sua tensão foi reduzida, sendo que algumas das outras estão, inclusive, partidas.

Se bem que nenhum mecânico reutilize uma peça partida, eles podem, no entanto, reutilizar peças que aparentemente estejam intactas. Se se instalar uma mola - que segura a pastilha em posição – com fraca tensão, pode resultar num contacto incorrecto entre a pastilha e o disco durante a travagem. Este contacto incorrecto pode levar a um desgaste prematuro das pastilhas e discos de travão. O custo resultante da substituição dessas peças ultrapassaria de longe o custo de substituição de um kit de acessórios de montagem por um novo.

Texto: João Fajardo e Delphi | Foto: Delphi
 




Acessórios de instalação de pastilhas
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais