newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Rectificar Discos de Travão

1 Setembro 2009

Os discos e as pastilhas de travão podem sofrer desalinhamentos. Rectificar os discos é uma solução para a eficiência do sistema.

As viaturas actuais equipadas com travões de disco garantem uma excelente desaceleração após travagem. Não obstante, o calor gerado entre as pastilhas de travão e o disco gera constrangimentos físicos importantes.

Nesse contexto, é necessário que os discos e as pastilhas estejam perfeitamente alinhados, sob pena de surgirem os seguintes problemas: Véu no disco; Variação de espessura do disco; Ruído na travagem.

Esses fenómenos provocam um aumento das distâncias de travagem e uma condução desagradável. As soluções actuais passam pela substituição dos discos e pastilhas, mas no caso de um mau alinhamento de montagem o problema regressará; Maquinação do disco num torno, mas a sua face de apoio na nova montagem sobre o cubo da roda não garante a eliminação do véu.

A rectificação no veículo com ou sem substituição do disco de travão proporciona as seguintes vantagens: Supressão do véu; Eliminação das variações de espessura; Redução do ruído durante a travagem; Garante uma adequação perfeita entre o disco e as pastilhas; Adaptação total ao parque de veículos de turismo, 4x4 e utilitários.

Texto: Paulo Esteves | Foto: Procut
 




Rectificação do disco de travão
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais