newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Questões Frequentes sobre Velas de Incandescência

18 Agosto 2009

São peças sofisticadas disponíveis em diferentes versões e que devem o seu sucesso à boa aplicabilidade que delas se fazem.

Qual a diferença entre velas de incandescência de Pós-Aquecimento Longo (Long Post Heating - LPH) e velas de incandescência de Novo Pós-Aquecimento Longo (New Long Post Heating - NLPH)?
Uma vela de incandescência NLPH utiliza menos corrente para alcançar rapidamente uma temperatura mais elevada. Isto significa menos poluição, melhor eficiência e reduzido consumo de combustível.

Qual a diferença entre uma vela de incandescência metálica e cerâmica?
Uma vela de incandescência cerâmica tem uma sonda feita de uma cerâmica de elevada performance em vez de um invólucro metálico. As velas de incandescência cerâmicas podem atingir temperaturas 100ºC mais altas do que as velas metálicas.

Porquê substituir as velas de incandescência?
A vida útil de uma vela de incandescência varia em função da frequência de utilização e das condições climatéricas. À medida que as velas de incandescência se desgastam, o arranque do motor pode tornar-se mais difícil e as emissões aumentar. Em alguns casos, o motor pode não arrancar de todo. De modo a prevenir que isto aconteça, é aconselhável substituir as velas de incandescência em intervalos pré-estabelecidos. É mais económico substituir todas as velas de incandescência de uma só vez, enquanto as ligações estão removidas.

Porque é tão importante apertar as velas de incandescência segundo valores de torque correctos?
Um aperto excessivo pode danificar a vela, levando, por exemplo, ao colapso da carapaça e impedindo o filamento helicoidal de funcionar correctamente. De forma a evitar problemas, é recomendado usar sempre uma chave de torque na substituição das velas de incandescência.

Texto: João Lima e Champion | Foto: aan




Vela de incandescência
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais