newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Ângulos de Alinhamento

5 Setembro 2009

Os ângulos de geometria influenciam o comportamento do veículo e o desgaste dos pneus.

Paralelismo, inclinação das rodas, inclinação dos eixos das rodas e ângulo de viragem, são alguns ângulos de geometria que influenciam o comportamento do veículo e o desgaste dos pneus.

Paralelismo total – Ângulo formado por duas linhas horizontais passando pelo plano das duas rodas. Convergência: as linhas horizontais convergem para a frente do veículo; Divergência: as linhas horizontais convergem para a traseira do veículo. A convergência excessiva provoca maior desgaste na parte exterior da banda de rodagem dos dois pneus; A divergência excessiva provoca maior desgaste na parte interior da banda de rodagem dos dois pneus.

         

Paralelismo individual – Ângulo formado por uma linha horizontal passando pelo plano de uma roda e pela linha horizontal do eixo de impulso. Convergência: as linhas horizontais convergem para a frente do veículo; Divergência: as linhas horizontais convergem para a traseira do veículo. A convergência excessiva provoca maior desgaste na parte exterior da banda de rodagem de um dos pneus; A divergência excessiva provoca maior desgaste na parte interior da banda de rodagem de um dos pneus.

         

Inclinação da roda – Ângulo formado pela inclinação da roda e a vertical. A inclinação da roda é positiva quando o cimo da roda é inclinado para o exterior; A inclinação da roda é negativa quando o cimo da roda é inclinado para o interior. A inclinação positiva excessiva provoca maior desgaste na parte exterior da banda de rodagem do pneu; A inclinação negativa excessiva provoca maior desgaste na parte interior da banda de rodagem do pneu.

    

Inclinação do eixo da roda – Ângulo formado pelo eixo da roda e a vertical (eixo director). A inclinação é positiva quando o alto do eixo se dirige para a traseira; A inclinação é negativa quando o alto do eixo se dirige para a frente. A inclinação influência a estabilidade direccional e o retorno à linha recta após a viragem. A inclinação mal regulada pode provocar vibrações no volante (shimmy), esforço excessivo na viragem e deslocação, e maior desgaste dos pneumáticos.



Ângulo de viragem – Diferença de ângulos nas rodas directrizes durante a viragem. Esta medição ajuda a diagnosticar problemas de direcção e desgaste irregular dos pneumáticos. Um ângulo de viragem anormal pode provocar escorregamento e, por conseguinte, desgaste excessivo dos pneumáticos.



Um mau alinhamento e seus efeitos – É fácil constatar que um mau alinhamento provoca um desgaste prematuro dos pneumáticos. Os outros efeitos de um mau alinhamento são dificilmente perceptíveis. No entanto, um mau alinhamento aumenta a resistência ao avanço, o que é um factor importante no consumo de combustível.

Texto: Pedro Fontes e Provac | Fotos: Provac e Hunter
 




Alinhamento da direcção
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais